Quatro sedãs médio-pequenos de
110 a 132 cv
e de R$ 30,9 mil a R$ 36,3 mil: como escolher o melhor
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Espaço, potência e equipamentos na medida certa para o uso da família, na cidade e na estrada: essa é a proposta dos sedãs médio-pequenos em versão básica ou intermediária, como os quatro que opusemos neste comparativo. Astra GLS, Marea SX, Mégane RT e Corolla XEi têm motores de 1,6 a 2 litros, com potência entre 110 e 132 cv, e custam entre R$ 30,9 mil e R$ 36,3 mil -- sendo que o Toyota, mais caro, traz equipamentos que nos mais baratos são opcionais. |
Linhas do Astra são das mais modernas e seu motor 2-litros oferece ótimo torque em baixos regimes. Estabilidade é outro ponto alto, mas com certa perda em conforto de rodagem |
Todos têm
de série direção assistida e travas elétricas. A versão
GLS do Astra vem ainda com rodas de alumínio, alarme e
controles elétricos de vidros. Entre os opcionais estão
ar-condicionado, duas bolsas infláveis, freios
antitravamento (ABS), toca-CD, computador de bordo e teto
solar elétrico. O Marea SX tem volante regulável; os
opcionais e itens de série do Astra -- exceto computador
-- podem ser pedidos, além de bolsas infláveis laterais
(exclusivas no grupo). |
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Estilo do Marea mescla frente agressiva e traseira sem expressão, mas o desempenho do motor de 132 cv é o melhor do grupo e a oferta de opcionais chega a bolsas infláveis laterais |
Em suas atuais gerações,
estes médios foram lançados no mercado internacional em
1995 (Mégane e Corolla), 1996 (Marea) e 1998 (Astra), e
só o Mégane foi reestilizado desde então. Isso diz
muito sobre a atualidade de seu estilo. O GM segue as formas retilíneas e robustas que voltaram à moda, enquanto o Fiat e o Renault são mais arredondados, mas ainda têm seu apelo -- o Marea sobretudo, pela frente agressiva e de forte personalidade. O grande perdedor é o Toyota, que aposta em linhas extremamente conservadoras e chega a se confundir com o modelo que chegou ao Brasil em 1992. Um ponto positivo dos quatro é o equilíbrio de estilo na versão três-volumes, nem sempre obtido quando se adaptam hatchbacks. |
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Único já reestilizado na atual geração, o Mégane ainda agrada em estilo e oferece espaço interno e baixo consumo; comando de câmbio precisa melhorar |
Os
interiores de revestimento mais agradável são do Astra
e do Corolla, mas eles pecam por detalhes como os
puxadores de porta do primeiro e o alojamento do sistema
de áudio do segundo. Assim, os desenhos mais elaborados
de painel e portas são do Mégane e do Marea, apesar do
acabamento simples. Todos trazem o importante conta-giros. |
Formas conservadoras dentro e fora do Corolla desagradam aos mais jovens; seu espaço traseiro é o pior e o preço é o mais alto. Mas tem ótimo câmbio, mecânica eficiente e farto equipamento de série |
No Astra
a porta do motorista se destrava em separado (mais seguro)
e os vidros se fecham ao trancá-las. Só ele possui
faixa degradê no pára-brisa, mas falta o retrovisor
esquerdo convexo,
que equipa Marea e Mégane. Apenas no Corolla há porta-copos. |
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