Best Cars Web Site
Comparativo
Mecânica, comportamento e segurança

Escolas e resultados bem diversos: 1,75 litro, 16V, variador de fase, coletor de admissão variável e 132 cv no Marea, 1,8 litro, 16V e 116 cv no Corolla, 2 litros, oito válvulas e 112 cv no Astra e 1,6 litro, 16V e 110 cv no Mégane. Como se poderia imaginar, o GM é superior em respostas em baixa rotação, seguido pelo Fiat. Mas no desempenho absoluto -- velocidade máxima e 0-100 km/h -- o Marea leva vantagem (veja tabela), e em suavidade o Astra fica em último lugar.

O Mégane ganhou muita eficiência com o motor 1,6 16V de 110 cv. O interior do
Astra (direita) deve em alguns detalhes, mas é referência em posição de dirigir

O consumo tem sua importância neste segmento, e o Renault sai na frente em cidade e estrada (a Toyota não divulga seus índices). Já em comando de câmbio o Corolla surpreende, com o Mégane em desvantagem -- este é o calcanhar-de-Aquiles da Renault. Os freios são similares, exceto pela opção de antitravamento para apenas dois deles, Fiat e GM.

O Astra volta a ser referência em estabilidade, com certo equilíbrio entre Marea e Mégane (o Corolla é alto e macio, transmitindo imprecisão). Mas o GM é o mais firme em pisos irregulares, o que pode prejudicar o conforto.

Custo-benefício

Descontadas as diferenças de equipamentos de série, os quatro sedãs atingem preços próximos. Assim, a escolha deve ser movida pelas características que os tornam distintos. O Marea lidera em desempenho e tem status de carro maior, além de vasta oferta de opcionais. Estes também no Astra, o mais recente, que agrada pelo torque em baixos regimes, espaço interno e estabilidade, mas tem um rodar mais firme.

Acabamento melhorável no Marea (esquerda); Corolla decepciona em espaço
interno e em detalhes como o alojamento do sistema de áudio

O Mégane tem baixo consumo, interior espaçoso e projeto ainda atual, mas precisa melhorar no câmbio. Seu desempenho não fica muito atrás dos demais, revelando a valentia do novo motor 1,6 16V. E o Corolla? Apesar da qualidade de construção, bom câmbio e suavidade de rodagem, seu estilo e espaço interno estão bem atrás da concorrência, mostrando que o conservadorismo da marca talvez deva ser revisto.

Ficha técnica básica
_ Marea Corolla Astra Mégane
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha transversal, 4 em linha transversal, 4 em linha transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote com variador de fase, 4 duplo no cabeçote, 4 no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Cilindrada 1.747 cm3 1.762 cm3 1.998 cm3 1.598 cm3
Potência máxima 132 cv a 6.500 rpm 116 cv a 5.800 rpm 112 cv a 5.200 rpm 110 cv a 5.750 rpm
Torque máximo 16,7 m.kgf a
4.000 rpm
15,7 m.kgf a
4.800 rpm
17,3 m.kgf a
2.400 rpm
15,2 m.kgf a
3.750 rpm
CÂMBIO
Marchas e tração 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a tambor (Astra: traseiros a disco, opcionais)
Antitravamento opcional não opcional não
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
RODAS
Pneus 195/60 R 15 185/65 R 14 185/60 R 15
DIMENSÕES
Comprimento 4,393 m 4,395 m 4,252 m 4,436 m
Entre-eixos 2,54 m 2,465 m 2,614 m 2,58 m
Porta-malas 430 l 406 l 460 l 510 l
Peso 1.270 kg 1.075 kg 1.110 kg 1.170 kg
Desempenho e consumo
_ Marea Corolla Astra Mégane
Velocidade máxima 193 km/h ND 188 km/h 189 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,2 s ND 10,6 s 10,6 s
Consumo em cidade 10,1 km/l ND 9,7 km/l 12,1 km/l
Consumo em estrada 15,2 km/l ND 15,1 km/l 15,9 km/l
Preços
_ Marea Corolla Astra Mégane
Preço básico R$ 30.990 R$ 36.384 R$ 34.399 R$ 31.300
Preço máximo R$ 46.635 R$ 39.064 R$ 44.701 R$ 35.440
Dados fornecidos pelos fabricantes. Preços vigentes em 23/11/00. ND = não divulgado

Página principal - e-mail

© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados

O Best Cars Web Site estabeleceu comparativos compactos de forma a atender com maior agilidade o leitor, diante da disponibilidade limitada de alguns modelos para avaliação completa. Eles se baseiam em contatos rápidos com os veículos e por isso oferecem menor volume e profundidade de informações.