Escolas e resultados bem diversos: 1,75 litro, 16V, variador de fase, coletor de admissão variável e 132 cv no Marea, 1,8 litro, 16V e 116 cv no Corolla, 2 litros, oito válvulas e 112 cv no Astra e 1,6 litro, 16V e 110 cv no Mégane. Como se poderia imaginar, o GM é superior em respostas em baixa rotação, seguido pelo Fiat. Mas no desempenho absoluto -- velocidade máxima e 0-100 km/h -- o Marea leva vantagem (veja tabela), e em suavidade o Astra fica em último lugar. |
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O
Mégane ganhou muita eficiência com o motor 1,6 16V de
110 cv. O interior do O consumo tem sua importância
neste segmento, e o Renault sai na frente em cidade e
estrada (a Toyota não divulga seus índices). Já em
comando de câmbio o Corolla surpreende, com o Mégane em
desvantagem -- este é o calcanhar-de-Aquiles da Renault.
Os freios são similares, exceto pela opção de
antitravamento para apenas dois deles, Fiat e GM. |
Descontadas as diferenças de equipamentos de série, os quatro sedãs atingem preços próximos. Assim, a escolha deve ser movida pelas características que os tornam distintos. O Marea lidera em desempenho e tem status de carro maior, além de vasta oferta de opcionais. Estes também no Astra, o mais recente, que agrada pelo torque em baixos regimes, espaço interno e estabilidade, mas tem um rodar mais firme. |
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Acabamento
melhorável no Marea (esquerda); Corolla decepciona em
espaço O Mégane tem baixo consumo, interior espaçoso e projeto ainda atual, mas precisa melhorar no câmbio. Seu desempenho não fica muito atrás dos demais, revelando a valentia do novo motor 1,6 16V. E o Corolla? Apesar da qualidade de construção, bom câmbio e suavidade de rodagem, seu estilo e espaço interno estão bem atrás da concorrência, mostrando que o conservadorismo da marca talvez deva ser revisto. |
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Dados fornecidos pelos fabricantes. Preços vigentes em 23/11/00. ND = não divulgado |
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