Best Cars Web Site
Comparativo Completo

A escolha da família

Três peruas eficientes na faixa de 25 a 27 mil reais, mas
há importantes diferenças a considerar na compra

Fiat Palio
Weekend ELX 1,25
Ford Escort SW
GL 1,6
Volkswagen
Parati 1,8
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Elas não têm igual cilindrada, número de válvulas por cilindro ou mesmo medidas externas similares. Uma delas acaba de ser rejuvenescida, outra mantém as linhas de 1996. Apesar das diferenças, um ponto fundamental permite comparar Palio Weekend ELX 1,25 16V, Parati 1,8 e Escort SW GL 1,6: são as três principais opções de perua do mercado na faixa de R$ 25 mil a R$ 27 mil (sem opcionais).

Como o BCWS procura não misturar estações, cabe uma ressalva. Palio e Parati são consideradas peruas pequenas, e a Escort, médio-pequena. No entanto, é clara a estratégia da Ford de buscar um nicho mais acessível para sua linha já veterana, apesar de ainda não termos por aqui a perua Focus.
Assim, o consumidor que dispõe da quantia citada ficará indeciso exatamente entre elas, enquanto outras opções médio-pequenas (como Peugeot 306 e Citroën Xsara Break) começam em R$ 33 mil ou mais.

Clique para ampliar a imagem Reestilização da Palio Weekend para 2001 foi feliz, adicionando robustez a um desenho ainda atual. Rodas de alumínio e faróis de neblina são opcionais, assim como na Parati
O tempo passou para a Escort SW, que guarda o mesmo estilo desde o lançamento em 1996. Mas a estratégia de preço da Ford permite colocar esta médio-pequena em confronto com peruas menores
Clique para ampliar a imagem

A Palio Weekend é a mais moderna: baseada no hatchback lançado em 1996, chegou ao mercado em 1997 e já recebeu uma ampla reestilização na linha 2001, em busca de um estilo mais robusto e encorpado. O mesmo ocorrera um ano e meio antes com a Parati, cuja atual geração (segunda, embora a VW considere a terceira) saiu em 1995 derivada do Gol lançado no ano anterior. Já a Escort, lançada aqui em 1996 com as linhas atuais, não disfarça a origem: esta geração surgiu em 1990 na Europa, correspondendo ao hatch que aqui tivemos a partir de 1992.

Embora não tenham aprovação unânime, as modificações aplicadas à Palio seguem as tendências modernas de formas mais angulosas, sem destoar muito das linhas arredondadas do desenho original, que permanecem na região central. As novas frente e traseira chegam a lembrar bastante a Parati, que ainda agrada -- em que pese as arestas das janelas, retas como na Escort e em contraste com as curvas da Palio.

Clique para ampliar a imagem Formas mais retas da Parati ainda têm apreciadores. Com o pacote de opcionais Sportline ganha aparência esportiva, mas as rodas originais são de aço de 13 pol, empobrecendo o conjunto

O que dizer da Escort? Faróis pequenos, excesso de vincos e frisos na carroceria e linhas gerais um tanto defasadas fazem dela uma opção para quem não tem o estilo como prioridade. Não é tão antiga quanto um Uno ou Santana (lançados na Europa em 1983 e 1980, nesta ordem), mas não consegue ser atraente como as demais. E ainda perde por não oferecer detalhes de bom gosto como as rodas de alumínio das concorrentes. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados