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Comparativo Completo

Semelhantes nas dimensões, ambos acomodam com espaço regular dois adultos e três crianças, sendo a largura no banco traseiro a principal limitação. O porta-malas do 206 é pouco menor (245 contra 260 litros), mas tem melhor acabamento e trava conjugada à central das portas, enquanto o do Celta expõem as chapas laterais e requer o uso da chave sempre. Mas a colocação externa do estepe do Peugeot é rejeitada por muitos pela dificuldade de acesso, tanto no uso quanto na calibragem -- embora dispense a retirada de eventual carga para ser removido.

As versões de três portas ainda têm mercado neste segmento, graças ao menor preço. Mas ambos oferecem as de cinco, uma novidade do Celta desde julho
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Mecânica, comportamento e segurança   Com a adoção do motor VHC (de maior taxa de compressão) na linha 2003, o Celta passa a superar em potência até mesmo alguns modelos de 16 válvulas do segmento: são 70 cv contra 68 do Peugeot, este conforme norma ISO (a marca divulga 70 cv DIN; saiba mais sobre técnica). Mas o motor Renault do 206 vence por boa margem em torque máximo, com 9,5 m.kgf ante 8,77 m.kgf, embora o GM o atinja em menor rotação.

São valores razoáveis para os carros, sobretudo o GM, que é bastante leve: 864 kg (com ar-condicionado), contra 937 kg do oponente. O Celta 2003 recebeu também marchas mais curtas, em busca de respostas mais ágeis. Embora tenha conseguido seu intuito, o elevado nível de ruído do motor (que o escasso revestimento pouco absorve) continua incômodo no uso rodoviário, pois a 120 km/h reais o motor gira a 4.400 rpm, 300 a mais que no Peugeot.

Clique para ampliar a imagem O porta-malas do 206 perde por pouco na capacidade, mas ganha no acabamento. O espaço interno dos dois carros é adequado para dois adultos e três crianças

Pelos números de desempenho declarados pelos fabricantes, há pequena vantagem para o Celta na aceleração de 0 a 100 km/h, em 13,1 s (embora seja difícil de acreditar; saiba mais) ante 14,4 s, e para o 206 na velocidade máxima, de 160 km/h contra 155. O Peugeot vence por larga margem no consumo: em cidade, 14,7 contra 13,3 km/l; em estrada, 21,7 ante 17,7 km/l. Mas também aqui parece ter havido otimismo, pois o Clio com o mesmo motor consome bem mais, de acordo com a Renault, mesmo sendo mais leve.

O câmbio do 206 é mais macio e preciso e o acelerador é eletrônico, para respostas mais suaves. Isso contribui para deixá-lo mais agradável de dirigir no trânsito que o Celta. Sem assistência, a direção de ambos é algo pesada em manobras, tendo a do GM piorado um pouco com os pneus 165/70 adotados na versão Super (são 145/80 no básico). Nenhum deles oferece a opção de sistema assistido de fábrica, podendo no Celta ser montado em concessionária.

O Celta está mais ágil com o motor VHC e as relações de marcha curtas, mas continua deixando o conforto de lado no nível de ruído e na suspensão um tanto rígida

As suspensões são bem distintas em conceito, com vantagem para o Peugeot no comportamento dinâmico, tradicional destaque da marca. A ausência de estabilizadores em ambos não chega a comprometer a estabilidade, mas cobra seu preço em conforto: são um tanto rígidos em pisos irregulares. Vantagem do GM é superar lombadas sem ruídos nos amortecedores, que o Peugeot apresenta por não possuir batente hidráulico em sua distensão.

Os dois carros
utilizam freios simples, com discos sólidos à frente, mas que dão conta do recado -- talvez com tendência excessiva ao travamento no 206, o que dificulta a modulação. Os pneus mais largos desta vez ajudam o Celta 2003. Ainda em segurança ativa, o Peugeot oferece equipamentos de série muito bem-vindos: lanterna traseira de neblina e suplementar de freio, repetidores de luzes de direção nos pára-lamas, ajuste elétrico do facho dos faróis e retrovisor esquerdo biconvexo (plano no GM). Mas seus faróis estão entre os últimos com refletor simples no mercado, pois até o Celta adota a mais moderna superfície complexa. Continua

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