O carro foi um sucesso absoluto e recebeu um número de pedidos tão grande que Lyons se viu obrigado a produzi-lo em série. Era agora chamado XK 120, onde o número representava a velocidade máxima (em milhas por hora) atingida pelo carro, equivalente a 192 km/h. Para atender à enorme demanda, algumas modificações tiveram de ser feitas para adaptar o XK 120 às linhas de produção. A principal modificação foi a substituição do alumínio pelo aço, para facilitar a fabricação. |
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O roadster ganhou projeção por seu estilo elegante, mas o XK 120 também foi oferecido com capota rígida, como este, e removível |
As dificuldades em
adaptar o maquinário para sua produção em série
fizeram com que o XK 120 só saísse regularmente das
linhas em 1950. Antes disso, unidades produzidas
artesanalmente saíam da fábrica da Jaguar, e devido à
baixa produção, apenas 239 carros, não bastava
dinheiro para ter um na garagem. Era preciso ter nome,
como Clark Gable, o célebre galã de Hollywood. Com a produção em série, o carro ganhou as ruas em grandes quantidades, sempre fazendo sucesso. Além das inovações mecânicas, oferecia luxo digno da tradição inglesa. Acabamento de nogueira no painel, revestimentos de couro, interior acarpetado, instrumentos refinados, da marca Smiths. O XK 120 era ofertado com versões de teto rígido, capota removível e roadster (aberto). |
Interior sofisticado, painel completo: o esportivo da Jaguar não perdia em conforto. Havia versões com volante à direita e à esquerda, para exportação -- ambos com uma ogiva no centro, uma temeridade quando nem se pensava em cintos de segurança | ![]() |
Possuía
também uma opção batizada de SE, que oferecia rodas
raiadas com fixação central, motor mais potente e
suspensão mais firme. A produção do 120 durou até
1954, tendo alcançado um total de 12.061 veículos
produzidos -- sendo 7.614 roadsters, incluindo
os 240 primeiros feitos em alumínio, 2.680 de teto rígido
e 1.767 de capota removível. |
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Com motor mais potente (190 cv), direção e suspensão aprimoradas, o XK 140 dava prosseguimento à tradição esportiva da Jaguar |
O motor
fora deslocado 7,5 cm para a frente e o espaço então
gerado era usado para alojar dois pequenos bancos
traseiros, o que configurava o XK 140 como um 2+2. Os bancos no entanto eram muito
pequenos, servindo apenas para crianças, mesmo assim com
pouco conforto. Os roadsters não dispunham dos
assentos extras, que eram restritos aos modelos cupês de
capota fixa ou removível. |
Itens
do XK 120 SE, como rodas raiadas de fixação central,
foram adotados nos modelos Embora utilizasse o mesmo motor do 120, o do 140 havia sido retrabalhado para gerar 190 cv a 5.500 rpm de potência. Uma versão melhorada, batizada de SE, oferecia 210 cv a 5.750 rpm. Utilizava os mesmos câmbio e sistema de freios de seu antecessor, mas a suspensão havia sido aprimorada. Foram produzidas cerca de 8.900 unidades, a maioria exportada, com volante à esquerda. Continua |
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