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Carros do Passado

O último representante da série foi o XK 150. Apresentado em 1957, seu desenho já parecia um tanto envelhecido, embora ainda fosse um carro atraente. Ainda mais refinado que seus antecessores, o 150 trazia algumas modificações externas que visavam adaptar o carro ao gosto da época, como o pára-brisa curvo e, no cupê, uma janela traseira maior e também curva.

O estilo envelhecia, mas o esportivo mantinha seu charme com a nova versão XK 150, ainda mais potente e dotada de freios a disco Clique para ampliar a imagem
Mecanicamente também foram feitas algumas modificações, para tornar o carro mais seguro e potente. O 150 utilizava freios a disco servoassistidos nas quatro rodas e novas opções de motores foram introduzidas. No lançamento apenas as versões cupê de teto rígido e removível estavam disponíveis, ficando o roadster para 1958, quando foi apresentada também a versão S. Este novo XK trazia modificações no motor que possibilitavam rpm de potência de 250 cv a 5.500 rpm.

No ano seguinte era introduzido um novo motor, com a cilindrada aumentada para 3,8 litros, que gerava 265 cv a 5.500 rpm. Apesar do nome XK 150, nem mesmo esta versão atingia 150 milhas por hora (240 km/h) de velocidade máxima, ficando em 138 mph (222 km/h). O novo motor estava disponível para todos os tipos de carroceria. O câmbio era o mesmo utilizado nas versões anteriores, mas agora era também oferecida uma versão com câmbio automático, exceto para a versão S.
Clique para ampliar a imagem Apesar do nome, nem mesmo o mais rápido XK 150 -- com novo motor de 3,8 litros e 265 cv -- atingia as 150 mph prometidas: ficava em 138 mph, ou 222 km/h
A produção do XK 150 encerrou-se em 1961, com cerca de 9.300 veículos produzidos. Chegava ao fim uma lenda do mundo automobilístico, abrindo espaço para o também célebre XK-E ou E-Type (leia história), que escreveria um novo capítulo na história de carros esportivos da Jaguar.
Em escala
por Francis Castaings
A Bburago, tradicional fabricante italiano, produz um belo exemplar do Jaguar XK 120 Roadster na cor vermelha, ano 1948, escala 1/24. Abre as portas e o porta-malas e as rodas dianteiras esterçam. Nos anos 60 eram feitos modelos do XK maiores, na escala 1/18, a fricção, com carroceria em metal e muito bem feitos. Não faltavam detalhes como o bonito bagageiro cromado sobre a tampa do porta-malas.
Ficha técnica básica
MOTOR - longitudinal; 6 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote; 2 válvulas por cilindro. Cilindrada: 3.442 cm3. Taxa de compressão: 8:1. Dois carburadores horizontais SU. Potência máxima: 160 cv a 5.100 rpm.
CÂMBIO - manual, 4 marchas; tração traseira.
SUSPENSÃO - dianteira independente, com braços triangulares e barra de torção; traseira de eixo rígido, com feixe de molas semi-elíticas.
FREIOS - a tambor.
RODAS - 16 pol; pneus, 6,00 x 16.
DIMENSÕES - comprimento, 4,394 m; largura, 1,562 m; altura, 1,34 m; peso, 1.440 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 192 km/h.

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