O novo Vectra impressionava pelo comportamento dinâmico, baixo nível de ruído e vibração e desenho moderno, inclusive por dentro. O CD trazia farto equipamento de série, incluindo computador de bordo, ajustes de altura e apoio lombar do banco do motorista, rádio/toca-fitas com antena elétrica, faróis e luz traseira de neblina e controle elétrico dos vidros, travas, retrovisores e da abertura do porta-malas. Como opcionais, revestimento dos bancos em couro, teto solar de controle elétrico e transmissão automática de quatro marchas.

O novo Vectra rapidamente envelheceu a concorrência, com seu estilo e recursos de segurança e conforto. O CD trazia de série controle de tração, rodas de 15 pol e encosto de cabeça para todos os ocupantes
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Mas a GM deixou de incorporar à versão brasileira um dos mais notáveis avanços em caixas automáticas e primazia mundial da Opel: o controle de neutro, justamente um dos destaques do novo Vectra. Só o faria no Astra, em 2001 -- e nosso Vectra não o incorporou até hoje. O sistema deixa a caixa em neutro quando o carro está parado com o freio de serviço acionado, tornando o dirigir mais confortável e proporcionando economia de combustível nada desprezível, pelo menos 3% na cidade.

Outros detalhes também não agradavam. No GLS passavam a ser opcionais o controle elétrico dos vidros, uma incoerência em carros desse padrão, e os freios traseiros a disco. Quando dotado de bolsas infláveis, o Vectra não tinha ajuste de altura do volante, o que era inadmissível. A ventilação interna jogava ar bem mais quente que o externo, enquanto a precária renovação do ar interno dificultava o resfriamento homogêneo do habitáculo pelo ar-condicionado. E os motores de 2,0 litros apresentavam certa lentidão nas arrancadas em baixa rotação.

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O motor 16V herdado do GSi perdera potência (9 cv) em busca de melhor distribuição
de torque, objetivo atingido -- mas o resultado ainda não agradava a todos

À exceção da renovação de ar e da ventilação, esses problemas seriam sanados mais tarde. A GM também convocaria proprietários do modelo quatro vezes devido a componentes defeituosos. Já em agosto de 1996 eram os rolamentos do eixo traseiro; em outubro, os braços de controle da suspensão dianteira; em dezembro de 1997, a fixação do subchassi traseiro à carroceria; e em fevereiro de 2002, as pinças dos freios a disco (neste caso um recall amplo, que atingiu diversos fabricantes que se serviam do mesmo fornecedor de freios).

A sucessão do Monza   Embora anunciado junto das outras versões, o Vectra mais simples -- GL -- chegava ao mercado apenas em setembro, marcando o encerramento da longa carreira do Monza. As normas de emissões de 1997 exigiriam o emprego de injeção multiponto e catalisador no velho modelo, o que acabaria por elevar seu preço a um patamar próximo ao do Vectra. Com a mesma mecânica do GLS, o GL perdia itens como conta-giros, rodas de alumínio, encostos de cabeça traseiros e frisos laterais, e mostrava certa simplificação no acabamento.

Recurso pioneiro do Vectra em âmbito mundial: pedais com sistema de desacoplamento em caso de colisão, para não ferir as pernas do motorista

O consumidor recebeu bem o novo Chevrolet em suas três versões. Durante o primeiro ano de mercado era comum encontrá-lo apenas com sobrepreço -- o famoso ágio --, em lojas independentes, ou com longas filas de espera nas concessionárias, repetindo em menor grau o que ocorrera em 1994 com o Corsa. Em janeiro de 1997 ele já representava 38,8% do segmento de médios.

Nesse ano o Vectra mantinha-se inalterado, a não ser pela perda de potência em 5 cv (de 141 para 136 cv) e de torque em 0,4 m.kgf na versão CD, causada pela taxa de compressão reduzida. A GM nunca admitiu, mas havia casos freqüentes de iminência de detonação, levando a central eletrônica a atrasar a ignição, o que reduzia o desempenho. Embora sutil, a diminuição de potência e torque acentuou as reclamações de alguns proprietários, levando a empresa a pensar em aumento de cilindrada.
Continua

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