Com a reformulação completa do Vectra europeu no final de 2001, não demorou a surgir a expectativa por seu lançamento no Brasil. Mas a marca antecipou-se em negar a intenção de produzi-lo, em função da baixa demanda por carros médio-grandes no País, ou mesmo de importá-lo, alegando inviabilidade de obter um preço aceitável pelo mercado. E afirmou que a ampliação dos itens de conforto no Astra será o bastante para suprir a ausência do Vectra quando a demanda não mais justificar sua produção.

Depois do relançamento do Challenge (foto), em 2002, poucas novidades: só o retorno do motor 2,0-litros e, na linha 2005, mudanças de versões

O fato é que as linhas 2003 a 2005 não receberam aperfeiçoamentos, tendo apenas alterada a composição de versões. No início de 2003 o motor de 2,0 litros, oito válvulas e 110 cv foi relançado como opção de entrada, disponível apenas com câmbio manual e nos acabamentos básico e CD. O 2,2 16V, só com caixa automática, tornou-se opcional para ambos. Para 2005 foram lançadas três versões -- Comfort, Elegance e Elite --, sem alterar as opções de motor e câmbio. Finalmente, em abril do mesmo ano surgiu a série especial Collection, com o motor 2,0 e câmbio manual, junto do anúncio de que sua produção seria encerrada.

A carreira do segundo Vectra terminou no dia 24 de junho, depois de 313.035 unidades dessa geração. A última unidade, um Collection, foi destinada ao acervo histórico da GM no Museu da Ulbra, em Canoas, RS. No último trimestre de 2005 chegou sua terceira geração, baseada na plataforma do Astra e com estilo inspirado na nova geração européia deste carro, e não do próprio Vectra. Um novo passo na história do charmoso modelo, que por tanto tempo foi um objeto de desejo para pessoas de diversas idades e classes sociais. Continua

A despedida: depois de nove anos e mais de 300 mil unidades, uma edição especial Collection é o último Vectra fabricado antes do lançamento da terceira geração
Ficha técnica
_ Vectra GSi 2,0 16V (1994) Vectra CD 2,0 16V (1997) Vectra i500 (1997/Europa)
MOTOR
Posição e cilindros transversal,
4 em linha
transversal,
6 em V
Comando e válv. por cilindro duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 86 x 86 mm 81,6 x 79,6 mm
Cilindrada 1.998 cm3 2.498 cm3
Taxa de compressão 10,5:1 10,8:1
Potência máxima 150 cv a
6.000 rpm
141 c a
5.600 rpm
195 cv a
6.500 rpm
Torque máximo 20 m.kgf a
4.600 rpm
19,6 m.kgf a
4.000 rpm
24,4 m.kgf a
3.500 rpm
Alimentação Injeção multiponto seqüencial
CÂMBIO
Marchas e tração 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a disco / antitravamento
SUSPENSÃO
Dianteira independente McPherson
Traseira independente multibraço
RODAS
Pneus 195/60 R 15 H 195/65 R 15 V 215/45 R 17
DIMENSÕES
Comprimento 4,432 m 4,447 m
Entreeixos 2,6 m 2,64 m
Peso 1.220 kg 1.330 kg 1.415 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 210 km/h 210 km/h 236 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,5 s 10,3 s 7,9 s

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