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Carros do Passado

Freios a disco dianteiros vinham só em 1983, junto de motor de maior cilindrada. A versão mais "brava", denominada GTL, emprestava o propulsor do R8, com 1.108 cm3, potência de 34 cv a 4.000 rpm e velocidade final de 122 km/h. O motorista ficava mais à vontade nas auto-estradas, pois podia acompanhar o tráfego veloz com relativa facilidade.

Dos modestos 600 cm3 iniciais, o R4 passou a 1.100 cm3, como na versão GTL lançada em 1983: emprestado do R8, o motor de 34 cv permitia máxima de 122 km/h

O painel novamente mudava, mas permanecia só com velocímetro, marcador de combustível e luzes-piloto. Console com desenho mais atual e bancos mais confortáveis, com tecidos novos e coloridos, compunham o novo pacote. Por fora, distinguia-se pelos vãos da grade maiores, pára-choques e protetores laterais na cor cinza-claro e pneus 135/80 SR 13. Já contava também com um tanque de combustível maior, com capacidade de 34 litros.

Apesar do inegável ar nostálgico, a produção ia bem. Em 1991 existiam as versões TL, GTL e GTL 4x4, com tração nas quatro rodas. O R4 foi exportado para inúmeros países e fabricado em vários outros, como Espanha e Iugoslávia. Era quase carro oficial dos correios em vários países europeus. Também na polícia e nos bombeiros marcou presença. As empresas de entrega rápida não o dispensavam -- sua manutenção simples e barata era o que mais atraía.

Sua resistência e a boa altura livre do solo o tornavam uma ótima opção para o uso rural, mas o R4 também teve grande êxito nos centros urbanos

Os anos se passavam, a linha Renault tinha modelos mais modernos, mas o R4 tornava-se único. Em 1992, porém, era lançada a versão Bye Bye, uma série limitada que marcou a despedida do carro, após 8.135.424 unidades produzidas no mundo inteiro. O último ficou na fábrica, como símbolo de uma época de grande êxito para o pequeno campeão.

Ficha técnica
_ R4 TL (1991) R4 GTL (1991)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 4 em linha
Comando e válv. por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 65 x 72 mm 70 x 72 mm
Cilindrada 956 cm3 1.108 cm3
Taxa de compressão 8,3:1 9,5:1
Potência máxima 34 cv a 5.000 rpm 34 cv a 4.000 rpm
Torque máximo 6,5 m.kgf a 2.500 rpm 7,5 m.kgf a 2.500 rpm
Alimentação Carburador
CÂMBIO
Marchas e tração 4, dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco / a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente
RODAS
Pneus 135/80 R 13
DIMENSÕES
Comprimento 3,66 m
Entreeixos 2,40 m (lado esquerdo), 2,45 m (direito)
Peso 695 kg 720 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 118 km/h 122 km/h

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