Um SVT 50% mais picante
Com a reformulação do F150 em 1997 (assumindo linhas que nunca chegaram ao Brasil, onde a Ford escolheu o modelo maior F250), os entusiastas encheram-se de expectativas pelo novo Lightning. E a marca não os decepcionou: lançado em 1998, trazia suspensão mais baixa, pára-choques esportivos, saídas de escapamento laterais e rodas de 9,5 x 18 pol com pneus Goodyear Eagle F1 295/45. No interior, instrumentos de fundo branco e bancos esportivos com regulagem elétrica e a assinatura da
SVT.
Uma vez que o novo motor Triton V8 de 5,4 litros dos F150 convencionais já chegava perto dos 240 cv do antigo Lightning, a Ford foi bem mais longe: aplicou, pela primeira vez em um picape V8 de produção
normal, um compressor Eaton do tipo Roots com resfriador de ar. A potência chegava a 360 cv, 50% mais que na geração anterior (mais tarde passaria a 380 cv), e o torque máximo a 60,8 m.kgf.
Continua
|