No final dos anos 80 a GM brasileira estava sendo cotada pela matriz americana para produzir uma linha de minivans (míni pelo padrão deles...), com fins de exportação, mas que provavelmente seriam vendidas também no mercado interno, à época inexplorado por esse tipo de veículo. Enquanto a decisão era tomada, caminhava o projeto de um sedã de luxo para suceder ao veterano Opala, e a opção foi por utilizar a mesma plataforma das minivans.
O projeto 1750, como era conhecido internamente, previa um modelo semelhante ao Omega, mas de formas |
ainda mais arredondadas, já que seria lançado cinco ou seis anos depois da introdução deste na Europa. Entretanto,
a GMB não ganhou a concorrência pelas vans e preferiu não investir em um carro inédito, ficando mesmo com o Omega desenvolvido pela Opel.
Um modelo do 1750 (foto) chegou a ser exposto em salões e eventos. E uma das minivans -- a Chevrolet Lumina
APV, clone da Pontiac TransSport e da Oldsmobile Silhouette -- acabou aparecendo por aqui, em pequena quantidade, como um dos primeiros importados da GM, em 1991.
(F.S.) |