Lançada em 1981, vinha com motor 1,6 de 84 cv (ainda da família Kent) com carburador de corpo duplo, spoilers dianteiro e traseiro,
faróis de longo alcance e chassi otimizado pelo departamento Special Vehicle Engineering
(SVE) da marca, de Dunton, responsável por feras como o Capri 2,8
Injection. Chegava a 170 km/h e acelerava de 0 a 100 em 10,1 s. O acabamento interno e externo esportivo ajudou a tornar esse Fiesta memorável para seus fãs. Para ele foi criada a categoria de competição monomarca Fiesta Cup, no ano seguinte. |
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O XR2, ainda da
primeira geração: acabamento externo e interno esportivo, motor 1,6
de 84 cv e chassi otimizado pelo departamento SVE |
O Fiesta de primeira geração ainda era líder de vendas na Alemanha e na Inglaterra quando, em setembro de 1983, a Ford apresentou seu sucessor. Inspirado nos maiores
Escort e Sierra, estava mais arredondado, tinha o capô em forma de cunha e faróis mais amplos. O
Cx caía para 0,40, permitindo relações de marcha mais longas e menor consumo. |
A segunda
geração, de 1983, trazia linhas mais arredondadas e a pioneira
opção de motor diesel. Anos depois chegava a transmissão de
variação contínua CVT |
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Terceira
etapa Um novo Fiesta, a terceira geração, chegava em fevereiro de 1989. As versões de três e cinco portas estavam mais amplas e elegantes, com predomínio de linhas retas. Podia contar com sistema antitravamento de freios (ABS) mecânico, desembaçador elétrico do pára-brisa e cintos dianteiros com ajuste de altura. Para os motores 1,1 e 1,4 havia a transmissão
CVT, e a versão diesel era agora de 1,8 litro. |
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Na terceira
geração os motores ficavam bem mais "quentes": o 1,6 do
Escort no Fiesta XR2i, depois o RS Turbo e, por fim, o RS 1800i (ao
lado) de 16 válvulas e 130 cv, potência não igualada pelos modelos
posteriores |
Nessa época os concorrentes incluíam o
Fiat Uno, Peugeot 205, Nissan Micra, Opel Corsa (ainda na primeira geração) e VW Polo. No final do ano, já eram 5,25 milhões de Fiestas produzidos em três fábricas. A sigla RS, de Rally Sport, era aplicada pela primeira vez em 1990 no Fiesta RS Turbo, com motor 1,6 a injeção de 132 cv, turbocompressor Garrett, suspensão mais baixa e firme e pneus 185/55-14. Um
hot-hatch em seu melhor estilo. |
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