A segurança entrava em foco em 1994, com a adoção de bolsa inflável de série para o motorista e opcional para o passageiro, cintos com pretensionadores e corte de alimentação em caso de colisões. No Salão de Frankfurt do ano seguinte uma nova reforma era efetuada, desta vez mantendo as dimensões básicas, incluindo a distância entre eixos. |
![]() |
Em 1995, a vez
das linhas arredondadas. O Fiesta evoluía muito em conforto de
rodagem com o emprego de subchassi e estabilizador; os motores Zetec
SE de alumínio eram brilhantes |
O novo Fiesta assumia de vez as formas ovaladas que se tornavam moda na Ford, com destaque para o conjunto formado pelos faróis e grade. Uma nova família de motores, a Zetec SE, possuía versões de 1,25 litro (75 cv) e 1,4 litro (90 cv), ambas com 16 válvulas e bloco de alumínio. O veterano
"Kent" 1,3 de 60 cv era renomeado Endura-E, permanecendo o 1,8 diesel de mesma potência. |
A última
remodelação sobre a antiga plataforma vinha em 1999, com os faróis
triangulares. O Fiesta Sport, ao lado, trazia rodas e pára-choques
esportivos |
![]() |
Em 1996, ao completar duas décadas, o Fiesta acumulava três anos de liderança do mercado europeu, quatro do espanhol, 12 do alemão e 19 do inglês, com um total de 8,5 milhões de unidades produzidas. No Salão de Paris desse ano era mostrado o pequeno Ka, derivado da mesma plataforma, só que encurtada
no comprimento. Outro "filho" do Fiesta vinha no ano seguinte: o cupê esportivo Puma, ainda hoje atraente
(saiba mais abaixo). |
![]() |
Depois de 24
anos, enfim um três-volumes na família -- mas apenas para alguns
mercados. O Ikon surgiu na Índia e hoje é vendido no México,
África do Sul e (como Fiesta Sedan) no Brasil |
Em março de 2000, um três- volumes -- o Ikon -- era lançado
em mercados como o indiano, o mexicano e o sul-africano. A traseira desenhada na Alemanha era bastante agradável e permitia um bom porta-malas de 400 litros. Usava os motores Zetec Rocam 1,6 a gasolina, desenvolvido no Brasil, e Endura 1,8 a diesel. Finalmente, no Salão de Frankfurt de setembro de 2001 era lançada a quarta geração do Fiesta
europeu (saiba mais). Continua |
|
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |