A
Ferrari e seu campo
Fundador
da Pegaso, o espanhol Wifredo Ricart foi |
|
No início da década de 50, uma
fábrica de caminhões estatal espanhola, a ENASA (Empresa Nacional de Autocamiones S.A.), lançava o mais avançado carro-esporte já criado ali até então, o Pegaso Z102. Como um fabricante de caminhões de um país atrasado tecnologicamente e arrasado pela Guerra
Civil conseguira tal feito? |
Recente exposição em Barcelona mostrou uma bela coleção de automóveis
Pegaso. Este Berlineta Barcelona era considerado o carro mais rápido do mundo
em 1952 |
Naquele ano, duas coisas importantes na vida de Ferrari aconteceram. Primeiro, a Alfa se tornava estatal, debaixo do regime fascista de Benito Mussolini, e com isso um membro do partido era apontado para dirigir a empresa. Esse novo presidente era Ugo Gobbatto, jovem engenheiro bem educado na famosa Politécnica de Milão. Mas o estilo metódico de Gobbatto ia em direção contrária ao método "tentativa-erro-aprendizado" praticado por Jano, ao qual Ferrari estava acostumado. Ao contrário de Gobbatto, nenhum dos dois tinha educação formal. |
Aqui e no alto
da página, o Thrill 1953: um estudo de estilo inovador em aerodinâmica e segurança,
que chegava a 230 km/h |
Esse homem era Don Wifredo Pelayo Ricart y Medina, ou simplesmente Wifredo Ricart. Um catalão bem nascido e bem conectado politicamente, Ricart veio à Alfa inicialmente para trabalhar com motores aeronáuticos, em grande demanda devido à guerra que se aproximava. Também era um engenheiro metódico como seu amigo Gobatto, que depositava grande confiança em sua capacidade técnica. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |