Os motivos que levaram os dois a se detestarem mutuamente são controversos, mas algumas coisas ficam claras. O aristocrático e técnico Ricart não se conformava com o fato de um
paesano sem educação nenhuma como Ferrari ocupar cargos tão importantes na Alfa. Ferrari, por sua vez, considerava Ricart um estrangeiro incompreensível, um "sapo de fora" que conseguiu o cargo por suas conexões nas altas rodas do poder, e não trabalhando duro como ele. |
O Berlineta Touring
1953 é da primeira série Touring, considerada a melhor. Participou do concurso de elegância de San Remo em 1954 e de diversas competições |
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Além disso, dizem que Ricart tinha um senso de humor afiadíssimo e inteligente, e não perdia chance de brincar com as deficiências da personalidade de Enzo. Este, orgulhoso como só ele podia ser, não entendia as brincadeiras e se ofendia profundamente. |
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O Spider Gran
Competizione 1953 era um modelo de corrida com motor de 185 cv, peso de apenas 980 kg e velocidade máxima de 260 km/h. Participou da 24 Horas de Le Mans, onde se envolveu em um grave acidente, mas foi
restaurado |
Com a guerra na Europa se alastrando a todo o vapor, os dois rivais se confrontaram com problemas mais sérios que picuinhas pessoais e seguiram suas vidas. Mas ainda se enfrentariam, pois a Pegaso de Ricart e a Ferrari de Enzo lutariam com unhas e dentes no pós-guerra pela fama de melhor carro-esporte do mundo. Como sabemos quem venceu essa última briga, vamos continuar seguindo a trajetória de Don Wifredo, pois hoje quase todos se esqueceram dele e suas criações. |
Desenhado pelo parisiense Jacques Saouchik,
este Z102 Cabriolet Saoutchik II de 1953 é um dos poucos Z102 conservados em seu estado original e um dos raros conversíveis
produzidos |
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Como presidente da empresa e engenheiro-chefe, Ricart começava a fase mais feliz de sua carreira, numa posição de poder e prestígio que fazia muito bem a seu ego aristocrata. Mas vários problemas se apresentavam. A Espanha era ainda um país atrasado e deficiente de mão-de-obra especializada. No início dos anos 50, após a produção de alguns caminhões Hispano-Suiza com a marca Pegaso (a ENASA "herdou" as instalações fabris dessa empresa falida, no subúrbio de La Sagrera, em Barcelona), Ricart teve uma idéia inusitada. |
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