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Carros do Passado

O laudo levou o Banco Central a mover duas ações contra a IBAP na Justiça Federal. A denúncia acabou por provocar um novo processo-crime na Justiça Estadual, contra os diretores da IBAP, Nélson Fernandes, Paulo Walter Saldanha e Wladimir Bellagente, acusados de "coleta irregular de poupança popular sob falsa alegação de construir uma fábrica de automóveis", em que foram condenados. Foi movida também uma ação de dissolução judicial contra a empresa na Justiça Federal.

O motor de um dos carros que os Finardis pretendem restaurar: há um longo trabalho pela frente para que um segundo Democrata possa voltar às ruas

Fernandes viu-se obrigado a encerrar suas atividades, o que aconteceu no final de 1968. O patrimônio da empresa foi arrestado pela Justiça, tendo a fábrica de São Bernardo ficado fechada desde então. Apenas os cerca de cinco protótipos foram concluídos e nenhum sócio pôde realizar o sonho de adquirir, a preço convidativo, o primeiro carro projetado no Brasil.

Em 1988, a revista Oficina Mecânica conseguiu acesso ao que restava da fábrica: poucos carros completos, dezenas de carrocerias (uma delas ainda no molde), alguns motores na bancada, o carro-molde de plástico e madeira utilizado para moldagem das carrocerias e, claro, muita poeira. Um Democrata quatro-portas -- talvez o único completo -- e algumas carrocerias haviam sido simplesmente enterradas, após o desabamento de um galpão.

Um modelo de quatro portas, talvez o único completo, foi simplesmente enterrado. Na foto, outra carroceria dessa versão, em péssimo estado após décadas ao tempo

Somente 22 anos depois de fechada a IBAP, Fernandes (hoje dono de um cemitério vertical) foi considerado inocente pela Justiça, mas era obviamente muito tarde. Os três Democratas remanescentes, todos cupês e adquiridos em péssimo estado (saiba sobre sua restauração), contam a história de uma tentativa de estabelecer, há quatro décadas, uma indústria de automóveis que fosse brasileira não apenas no nome.

Ficha técnica
MOTOR - longitudinal traseiro; 6 cilindros em V; arrefecimento a líquido; comando nos cabeçotes, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 84 x 76 mm. Cilindrada: 2.527 cm3. Taxa de compressão: 8,2:1. Potência máxima: 120 cv a 4.500 rpm. Torque máximo: ND. Carburador de corpo duplo.
CÂMBIO - manual, 4 marchas; tração traseira.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira, independente, semi-eixos oscilantes.
FREIOS - dianteiros e traseiros a tambor.
DIREÇÃO - sem assistência.
RODAS - 5 x 15 pol; pneus, 7,35 - 15.
DIMENSÕES - comprimento, 4,68 m; entreeixos, ND; capacidade do tanque, ND; peso, 1.150 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 170 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 10 s.
ND = não disponível

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