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O laudo levou o Banco Central a mover duas ações contra a IBAP na Justiça Federal. A denúncia acabou por provocar um novo processo-crime na Justiça Estadual, contra os diretores da IBAP, Nélson Fernandes, Paulo Walter Saldanha e Wladimir Bellagente, acusados de "coleta irregular de poupança popular sob falsa alegação de construir uma fábrica de automóveis", em que foram condenados. Foi movida também uma ação de dissolução judicial contra a empresa na Justiça Federal. |
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O motor de um
dos carros que os Finardis pretendem restaurar: há um longo trabalho
pela frente para que um segundo Democrata possa voltar às ruas |
Fernandes viu-se obrigado a encerrar suas atividades, o que aconteceu no final de 1968. O patrimônio da empresa foi arrestado pela Justiça, tendo a fábrica de São Bernardo ficado fechada desde então. Apenas os cerca de cinco protótipos foram concluídos e nenhum sócio pôde realizar o sonho de adquirir, a preço convidativo, o primeiro carro projetado no Brasil. |
| Um modelo de
quatro portas, talvez o único completo, foi simplesmente enterrado.
Na foto, outra carroceria dessa versão, em péssimo estado após
décadas ao tempo |
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Somente 22 anos depois de fechada a IBAP, Fernandes (hoje dono de um cemitério vertical) foi considerado inocente pela Justiça, mas era obviamente muito tarde. Os três Democratas remanescentes, todos cupês e adquiridos em péssimo estado
(saiba sobre sua restauração), contam a história de uma tentativa de estabelecer, há quatro décadas, uma indústria de automóveis
que fosse brasileira não apenas no nome. |
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