Best Cars Web Site
Carros do Passado

Ainda segundo a revista, até meados de 1966 não teria havido qualquer contato da empresa com fabricantes de autopeças ou mesmo de maquinário. "A IBAP diz que fez o levantamento de todas as peças, até os parafusos, e os fabricantes, que são os maiores interessados, não foram consultados", divulgava a publicação.

Após uma longa crise, Fernandes desistiu da IBAP e a fábrica de São Bernardo foi fechada pela Justiça, ficando assim durante 22 anos

A repercussão dos casos levou ao cancelamento de 37 mil dos 87 mil certificados de ações emitidos pela empresa, restando então 50 mil acionistas. Destes, 20 mil já haviam quitado suas parcelas (para pagamento em 20 meses) até meados de 1968. Nesse ano a IBAP era transformada de sociedade anônima em condomínio, a fim de aumentar os recursos para o empreendimento.

Fernandes ainda conseguiu uma audiência com o presidente da República Artur da Costa e Silva, para tentar convencê-lo de suas propostas. Enquanto isso, protótipos do Democrata eram expostos no Hotel Nacional, em Brasília. Mas havia outras dificuldades pelo atribulado caminho da IBAP.

Os irmãos Finardi adquiriram os carros (as duas unidades embaixo à direita) e as carrocerias remanescentes de Democratas que não chegaram a ser montados

Após uma inspeção-relâmpago na empresa, o Banco Central elaborou um laudo em que atestava a "inexistência para a produção ou mesmo montagem de quaisquer dos componentes do veículo motorizado", a "inexistência de contratos com quaisquer das fábricas de veículos ou autopeças, quer no país, quer no exterior" e "não constar da organização da empresa a presença de técnicos em quaisquer das numerosas especialidades essenciais à fabricação de automóveis, ou à elaboração dos projetos respectivos". Continua

A restauração
Os irmãos José Luís e José Carlos Finardi, hoje donos de um centro de serviços mecânicos em São Bernardo do Campo, SP, são os responsáveis pelo que resta de sólido da história da IBAP. Em 1990 eles adquiriram, por US$ 30 mil, os 30 Democratas -- a maioria apenas carrocerias -- remanescentes da fábrica, então liberados pela Justiça. Um outro veículo foi adquirido mais tarde de um colecionador. Restaurado no tempo recorde de 40 dias, com a ajuda do especialista Donizete Costa Longa, o belo Democrata cupê vermelho foi atração no evento Carro do Brasil, realizado em 2001 em Brasília, DF, e no encontro de antigos de Águas de Lindóia, SP do ano passado. O Best Cars Web Site esteve em São Bernardo do Campo para ver o carro e as carrocerias, amontoadas em terreno ao lado da oficina (veja fotos nesta página). Os irmãos pretendem, no futuro, restaurar duas outras unidades, em um elogiável trabalho de preservação deste pedaço da história.

Carros do Passado - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados