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Carros do Passado

Ainda dentro da proposta de oferecer o conforto de um automóvel, itens como alarme, controle elétrico dos vidros (com temporizador), travas e retrovisores (desde o modelo 1991), volante regulável em altura e rádio/toca-fitas digital eram oferecidos na versão Custom DeLuxe, além de rodas de alumínio de 15 pol e enormes pneus 31/10,5. O cabine-dupla trazia opção também de bancos dianteiros individuais e reclináveis, com encostos de cabeça vazados, e console central com porta-objetos e porta-copos.

Painel modernizado, bancos individuais no cabine-dupla, opção de vidros e travas
elétricos: os picapes ganhavam conforto para conquistar os motoristas urbanos

Em 1995 vinham novas mudanças, mas de ordem mecânica apenas: o D-20 ganhava opção do motor S4T Plus, com 150 cv e 46 m.kgf de torque, que levava seu desempenho a um patamar inédito em um picape brasileiro. O freio podia vir com sistema antitravamento (ABS), mas apenas na traseira, o que se justifica em picapes por prevenir o travamento dessas rodas com a caçamba descarregada, em que os freios se tornam muito potentes.

No ano seguinte, aproveitando a adoção do revitalizado motor de 4,1 litros no Omega (em 1994), o C-20 trocava o carburador pela injeção multiponto, levando a potência de 124 para 138 cv (ainda que bem inferior aos 165 cv do Omega). A produção dos picapes era transferida para a fábrica de Córdoba, na Argentina, que a GM local e a brasileira dividiam com a Renault (e onde era feito o furgão Traffic/Space Van).

Nos últimos dois anos, mais potência: 150 cv para o D-20 Turbo Plus e 138 cv para o C-20, agora com motor similar ao do Omega 4,1

Em março de 1997, com a chegada do Silverado, também produzido em Córdoba, a marca da gravata-borboleta alinhava sua linha de picapes pesados com a dos Estados Unidos, como ocorrera no passado. Depois de 12 anos de bons serviços, chegavam ao fim os modelos da série 10/20, que deixaram uma legião de admiradores. Tanto que a própria marca reaproveitaria a consagrada denominação D-20 no Silverado, em 2000, ao passar a produzi-lo no Brasil.

Ficha técnica
_ A-20 Cab. Dupla (1986) D-20 (1993) D-20 Turbo (1993)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 6 em linha longitudinal, 4 em linha
Comando e válv. cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 98,4 x 89,7 mm 100 x 127 mm
Cilindrada 4.093 cm3 4.000 cm3
Taxa de compressão 10:1 18,5:1 17,5:1
Potência máxima 135 cv a
4.000 rpm
92 cv a
2.800 rpm
120 cv a
2.800 rpm
Torque máximo 30 m.kgf a
2.000 rpm
28 m.kgf a
1.600 rpm
38,2 m.kgf a
1.600 rpm
Alimentação Carburador de corpo duplo Injeção direta Injeção direta e turbocompr.
CÂMBIO
Marchas e tração 4, traseira 5, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a tambor a disco ventilado / a tambor / antitravamento na traseira
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços triangulares sobrepostos
Traseira eixo rígido
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
RODAS
Pneus 7,00 - 16 215/80 R 16 31/10,5 R 15
DIMENSÕES
Comprimento 5,34 m 4,83 m
Entreeixos 2,92 m 3,23 m
Peso 2.040 kg 2.250 kg 2.290 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 140 km/h 120 km/h 145 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 20 s 30 s 19 s
Dados de desempenho aproximados

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