Outra mudança seria introduzida apenas em setembro a toda a linha: faróis com refletor de superfície complexa e lente de policarbonato. À mesma época nascia na nova fábrica de Gravataí, RS o Celta, nada mais que um Corsa de roupa nova e extremamente despojado -- mais que o próprio Wind de 1994 --, com o mesmo motor 1,0 de 60 cv. Seu preço também decepcionava diante da expectativa de que fosse o nacional mais barato.

Milenium: a série especial, lançada em 1999, foi reeditada em 2000 e acabou se tornando versão de linha para os Corsas Sedan e hatch, só que com motor 1,0 de oito válvulas e variedade de cores

E veio o imenso recall: mais de 1,3 milhão de Corsas, de qualquer versão, motorização, carroceria ou procedência (São José dos Campos, São Caetano do Sul, SP, e Rosário, Argentina), fabricados até dezembro de 1999, e também o esportivo Tigra eram convocados pela GM, devido ao risco de se soltarem os cintos de segurança em uma colisão. Um reforço era adicionado à ancoragem.

No final do ano, a versão Super de todos os Corsas ganhava opção do motor 1,6 de oito válvulas, substituindo a GL, que permanecia apenas no picape. A Wagon perdia a opção GLS 16V, agora restrita ao Sedan. Na linha 2002 eram eliminados os motores de 16 válvulas (1,0 e 1,6-litro), aparecia o pacote Sport do Pickup e a série Milenium tornava-se versão de linha, representando acabamento superior em relação ao hatch e ao Sedan Wind.

O Sedan GLS de 2001, último ano para esta versão de topo, com seus faróis de superfície complexa. Continuariam em produção, após julho do ano seguinte, apenas o Sedan Classic...

Seriam as últimas alterações do Corsa até que surgisse por aqui sua terceira geração, em abril de 2002. Com base no modelo europeu lançado dois anos antes -- um atraso inexplicável diante da rapidez com que outros concorrentes chegavam, os novos Polo e Fiesta, e da agilidade da marca nesses casos até então --, a GM desenvolvera no Brasil uma frente mais agressiva, inspirada no Astra, e uma versão três-volumes bastante harmoniosa.

O novo Corsa trazia apenas motores de oito válvulas: o 1,0 de 71 cv, com altíssima taxa de compressão (12,6:1), e o 1,8 de 102 cv, obtido a partir da majoração do conhecido 1,6. Uma novidade foi a embreagem automática para a versão 1,0-litro, pela primeira vez na marca no Brasil. A Corsa Wagon saía de linha, para abrir espaço à minivan Meriva, e os hatches de três e cinco portas durariam apenas mais três meses.

...e o Pickup, agora com pacote Sport. Mas também estes podem ceder lugar a variações do Celta, o despojado descendente do Corsa lançado em 2000

Da antiga família, apenas o Sedan (renomeado Classic) e o Pickup permanecem em produção, até que o mercado os aposente -- ou, quem sabe, cedam espaço às mesmas variações do Celta. Até julho último, a linha Corsa (incluindo os novos e as unidades para exportação) somavam 1,563 milhão de unidades produzidas no Brasil.

O simpático Chevrolet, nascido Opel, marcou mesmo uma revolução no mercado de carros pequenos.

Ficha técnica
_ Wind (1994) GSi (1995) Sedan GLS (1996)
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4 no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 71,1 x 62,9 mm 79 x 81,5 mm
Cilindrada 999 cm3 1.598 cm3
Taxa de compressão 9,2:1 10,5:1 9,4:1
Potência máxima 50 cv a
5.800 rpm
108 cv a
6.200 rpm
92 cv a
5.600 rpm
Torque máximo 7,7 m.kgf a
3.200 rpm
14,8 m.kgf
a 4.000 rpm
13 m.kgf a
2.800 rpm
Alimentação Injeção monoponto Injeção multiponto seqüencial Injeção multiponto semi-seqüencial
CÂMBIO
Marchas e tração 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco / a tambor a disco ventilado / a tambor / antitravamento (opcional Sedan)
DIREÇÃO
Assistência não hidráulica
SUSPENSÃO
Dianteira independente McPherson, estabilizador (exceto Wind)
Traseira eixo de torção, estabilizador (exceto Wind)
RODAS
Pneus 145/80 R 13 185/60 R 14
DIMENSÕES
Comprimento 3,729 m 4,026 m
Entreeixos 2,443 m
Peso 845 kg 999 kg 1.035 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 145 km/h 192 km/h 182 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 18,6 s 9,8 s 11 s

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