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Celica fez grande sucesso nas competições de rali em todo o
mundo. Em 1983 o Twin Cam Turbo (foto 1) estreava no Grupo B,
a famosa categoria de carros superpotentes e muito perigosos (leia história).
Nesta época o mundial era dominado por veículos 4x4, como o
Audi Quattro, o que dificultava as condições para o Celica.
Apesar de não possuir na época tração nas quatro rodas, o
Twin Cam Turbo venceu seis ralis na África e ficou conhecido
como o Rei das Provas no continente. A versão foi utilizada
até 1986, quando foi anunciado o lançamento do GT-Four.
O GT-Four (na foto 2 um modelo 1991) era o mais potente
automóvel com motor 2,0-litros japonês. Sua tração
integral distribuía a força constantemente entre as quatro
rodas, a fim de obter a melhor aderência. Em 1987 e 1988 o
piloto David Llewellyn conquistou, a bordo de um GT-Four, dois
títulos consecutivos no Campeonato Britânico de Rali.
De 1988 a 1996 o Celica GT-Four, ou All-Trac (na foto 3 um
modelo de 1994, e na 4, um posterior), venceu 38 provas do
Mundial de Rali e ganhou dois campeonatos. O piloto espanhol
Carlos Sainz foi um dos pilotos que mais venceram a bordo
desse Toyota.
Sua participação foi tão importante para as conquistas do
Celica que, em 1992, a marca japonesa lançou a série
especial Celica Turbo 4WD Carlos Sainz, da qual foram
produzidas 5.000 unidades. Em 1998 a Toyota abandonava os
ralis para se dedicar à Fórmula 1.
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