Tudo isso fazia o Celica um automóvel perfeito para as disputas de rali, onde ele logo faria sucesso (leia boxe abaixo). No ano seguinte era lançada a versão remodelada do Celica conversível. Em 1988 chegava aquele conhecido como "Ultimate Celica", ou Celica definitivo: a versão All-Trac Turbo, também conhecida como GT-Four, que possuía tração nas quatro rodas, motor de 2,0 litros, 16 válvulas, injeção eletrônica e turbocompressor e gerava 180 cv.

A quinta geração chegava em 1990, adotando de vez as formas arredondadas. O resultado era dos mais elegantes

Era o modelo que iria introduzir o Celica no categoria máxima do Campeonato Mundial de Rali. Nesse ano foram produzidas 2.500 unidades do All-Trac Turbo, para que o modelo pudesse ser homologado para a competição.

O mais belo Celica   A quinta geração do Celica chegava ao mercado em 1990 e apresentava uma das mais belas carrocerias de todos os tempos. Com linhas harmoniosas e arredondadas, exibia um estilo limpo e suave. Seus faróis escamoteáveis integravam-se ao desenho da estreita grade, conferindo um visual marcante. O ST adotava um motor de 1,6 litro, e as versões GT e GTS, um 2,2-litros de 135 cv, todos com quatro cilindros e duplo comando de válvulas. Também eram incorporados itens de segurança como freios antitravamento (ABS). Continua

Nas pistas

O Celica fez grande sucesso nas competições de rali em todo o mundo. Em 1983 o Twin Cam Turbo (foto 1) estreava no Grupo B, a famosa categoria de carros superpotentes e muito perigosos (leia história). Nesta época o mundial era dominado por veículos 4x4, como o Audi Quattro, o que dificultava as condições para o Celica.

Apesar de não possuir na época tração nas quatro rodas, o Twin Cam Turbo venceu seis ralis na África e ficou conhecido como o Rei das Provas no continente. A versão foi utilizada até 1986, quando foi anunciado o lançamento do GT-Four.

O GT-Four (na foto 2 um modelo 1991) era o mais potente automóvel com motor 2,0-litros japonês. Sua tração integral distribuía a força constantemente entre as quatro rodas, a fim de obter a melhor aderência. Em 1987 e 1988 o piloto David Llewellyn conquistou, a bordo de um GT-Four, dois títulos consecutivos no Campeonato Britânico de Rali.

De 1988 a 1996 o Celica GT-Four, ou All-Trac (na foto 3 um modelo de 1994, e na 4, um posterior), venceu 38 provas do Mundial de Rali e ganhou dois campeonatos. O piloto espanhol Carlos Sainz foi um dos pilotos que mais venceram a bordo desse Toyota.

Sua participação foi tão importante para as conquistas do Celica que, em 1992, a marca japonesa lançou a série especial Celica Turbo 4WD Carlos Sainz, da qual foram produzidas 5.000 unidades. Em 1998 a Toyota abandonava os ralis para se dedicar à Fórmula 1. 

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