Em seu último ano de produção, 1986, a geração E23 oferecia farto equipamento nas versões Highline e Exclusive: teto solar de comando elétrico, telefone, ajuste elétrico do banco do motorista com memórias, aquecimento dos bancos dianteiros e traseiro, retrovisores com comando elétrico e desembaçador, telas de proteção solar, ar-condicionado automático, computador de bordo, revestimento dos bancos em couro de búfalo ou em napa (couro sintético, sem cheiro) e bolsa inflável para o motorista. |
O interior de
um dos últimos 735i da primeira geração: revestimento em couro ou
napa, ar-condicionado automático e até telefone |
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A geração E32
Nove anos depois, a primeira Série 7 dava lugar a uma nova geração, com carroceria mais moderna, maiores distância entre eixos e rigidez estrutural, mas conservando a mecânica básica, como a suspensão traseira de braços semi-arrastados e o motor de seis cilindros em linha. A grande novidade estava na opção de um V12 de 5,0 litros (código M70) na versão de topo 750i. |
O 750iL e seu
motor V12 de 5,0 litros são o símbolo máximo da segunda geração, Externamente, a grade mais larga indicava, no retrovisor de quem ia à frente, que aquele não era um Série 7 comum... Após sua passagem, as duas saídas de escapamento retangulares não deixavam dúvidas, mesmo que o carro não tivesse o logotipo 750i -- a marca sempre ofereceu a opção de entregá-lo sem a identificação. |
O V12 era como
dois motores de seis cilindros unidos no virabrequim. Sua maciez de
funcionamento e a abundância de torque fizeram deste um clássico
germânico |
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Além de sistema antitravamento (ABS) de série, a geração E32 trazia outros recursos avançados de segurança: amortecedores com carga variável através de controle eletrônico, conforme as
condições de rodagem; bolsas infláveis para motorista e passageiro; cintos traseiros com a ancoragem superior no lado interno, para melhor proteção em caso de colisão lateral (previne impacto entre as cabeças dos ocupantes e facilita a abertura do cinto em caso de socorro, por exemplo, pois a fivela fica no lado externo); direção com assistência hidráulica de comando eletrônico
(Servotronic); e faróis com lâmpadas de xenônio, em 1992.
Continua |
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