Em 1978 chegava a Série 2. As poucas alterações externas eram logo vistas no capô, que não tinha mais as entradas de ar. Atrás, na parte inferior da carroceria, abaixo da placa, havia saídas em forma de triângulo que ficavam entre os dois canos de escapamento. Antes das caixas de roda traseiras surgiam pequenas entradas de ar horizontais para o motor. |
Alguns acertos e retoques estéticos marcavam a Série 2, lançada em 1978 Por dentro o Bianco ganhava novos bancos em
couro e forração das portas no mesmo material. O espaço atrás dos encostos também estava maior -- para pequenas bagagens. Um problema enorme dos carros de fibra na época era a vedação: em chuvas fortes entrava água mesmo. Mas o fabricante melhorou esta versão com um trabalho mais cuidadoso e materiais mais nobres. |
O estilo
agressivo e original foi sempre um destaque do Bianco, mas o
desempenho não acompanhava: como inúmeros outros fora-de-série,
utilizava a plataforma e a mecânica VW 1600 "a ar" |
![]() |
Se o Bianco era muito
bonito, o mesmo não poderia se dizer do Tarpan: seu desenho já estava ultrapassado. Atrás
vinham as mesmas lanternas do irmão, mas na frente os faróis redondos estavam numa posição
típica de esportivos da década de 60. A traseira não combinava com o restante do carro e podia ser confundida com uma adaptação de fundo-de-quintal pela esquisita
tampa do motor. Chegava a ser bizarro. |
![]() |
Tentativa de
modernizar o Bianco, o Tarpan não teve êxito: mantinha seus defeitos
e o estilo era inferior, com faróis em posição típica dos
esportivos europeus dos anos 60 |
Na década de 70 e 80, pelo fato de a importação de carros ser proibida no país, o número de fabricantes de veículos especiais era muito grande e a concorrência forte. A fábrica do Bianco e do Tarpan, que não era filiada à Anfavea assim como outros pequenos fabricantes, enfrentou problemas financeiros e fechou suas portas em meados da década de 80, deixando para trás uma história de maior sucesso nas pistas que nas ruas. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |