O motor 1,6 vinha com carburador simples e 85 cv de potência, mas no Salão de Frankfurt de 1967 uma versão de carburador duplo e 105 cv -- a 1600ti -- era lançada. E os engenheiros e executivos da BMW sentiam potencial para um desempenho ainda melhor. Alex von Falkenhausen e Helmut Werner Bonsch desenvolveram para uso pessoal duas unidades com motor de 2,0 litros. Um não sabia do outro.

O motor de 2,0 litros do sedã 2000 foi instalado no 1602 por sugestão de engenheiros da marca e do importador americano. Com o 2002 (ao lado), começava uma tradição de desempenho e esportividade em sedãs

Num belo dia de 1967, ambos os carros estavam numa mesma oficina. Os proprietários souberam da coincidência e, entusiasmados com seu desempenho, decidiram propor à diretoria a criação dessa versão para produção em série. Outro fator de peso era o instantâneo sucesso do 1602 no mercado norte-americano, onde a BMW tinha participação tímida até meados da década de 60.

O importador americano Max Hoffman implorou aos alemães para que lançassem novos modelos no mesmo estilo do 1602, de preferência com um pouco mais de potência. Hoffman já introduzira o Volkswagen e o Porsche nos Estados Unidos e convencera a Mercedes-Benz a fabricar o hoje mítico 300 SL asa-de-gaivota (leia história). Mas o motor BMW de dois carburadores não podia atender aos novos limites de emissões de poluentes que começavam a vigorar nos EUA.

Havia três versões do 2002, com potência de 100, 120 e 130 cv, esta com injeção mecânica de combustível. Mas ainda havia quem quisesse um desempenho superior...

Havia, contudo, o 2,0-litros de 100 cv do BMW 2000, lançado em 1966 e desenvolvido para emitir pouco. De posse da reivindicação de Hoffman, o diretor de vendas Paul Hahnemann apoiou a proposta e, apesar dos protestos do engenheiro-chefe de desenvolvimento Bernhard Osswald e do diretor de produção Wilhelm Heinrich Gieschen, o projeto foi aprovado. Estava para nascer o BMW 2002.

Lançado em 1968, foi o primeiro sedã esportivo de porte médio da marca. O motor de 2,0 litros e quatro cilindros, com câmaras de combustão hemisféricas, começava em 100 cv, passava a 120 cv na versão 2002ti e chegava a 130 cv na 2002tii (lançada em 1971), com taxa de compressão mais elevada e injeção mecânica de combustível. Era o suficiente para 190 km/h de velocidade máxima.

A resposta da BMW: o 2002 Turbo, primeiro carro europeu com o equipamento. Um spoiler pronunciado substituía o pára-choque dianteiro e trazia, nos primeiros modelos, o nome da versão em grafia invertida, para ser lida nos retrovisores

Apesar do maior peso no eixo dianteiro, o carro continuava muito ágil e divertido de dirigir, com a tração traseira e o comportamento esportivo que se tornariam marcas registradas da marca. Os entusiastas, porém, queriam mais -- e foram atendidos com o 2002 Turbo, primeiro carro dotado de turbocompressor do mercado europeu, lançado em julho de 1973. Continua

Outras versões
A linha "02" da BMW teve outras variações interessantes. Em 1967 surgia um conversível, o 1600 Cabriolet. Quatro anos depois, o fabricante de carrocerias Baur passava a oferecer o 2002 Cabriolet (foto) que, apesar do nome, era na verdade um targa, com a parte traseira do teto e uma seção da parte dianteira removíveis -- permanecia, porém, a estrutura das portas e da capota.

Também em 1971 era lançado o Touring, em versões 1600, 1800, 2000 e 2002tii, esta a mais potente, com 130 cv. Era um simpático hatchback três-portas com as mesmas linhas frontais dos sedãs, como ocorreria a partir de 1994 com um BMW bem conhecido nosso: o Série 3 Compact. Ficou em produção até 1974.

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