O motor 1,6 vinha com carburador simples e 85 cv de potência, mas no Salão de Frankfurt de 1967 uma versão de carburador
duplo e 105 cv -- a 1600ti -- era lançada. E os engenheiros e executivos da BMW sentiam potencial para um desempenho ainda melhor. Alex von Falkenhausen e Helmut Werner Bonsch desenvolveram para uso pessoal duas unidades com motor de 2,0
litros. Um não sabia do outro. |
![]() |
O motor de 2,0
litros do sedã 2000 foi instalado no 1602 por sugestão de
engenheiros da marca e do importador americano. Com o 2002 (ao lado),
começava uma tradição de desempenho e esportividade em sedãs |
Num belo dia de 1967, ambos os carros estavam numa mesma oficina.
Os proprietários souberam da coincidência e, entusiasmados com seu desempenho, decidiram propor à diretoria a criação dessa versão para produção em série. Outro fator de peso
era o instantâneo sucesso do 1602 no mercado norte-americano, onde a BMW tinha participação tímida até meados da década de 60. |
Havia três
versões do 2002, com potência de 100, 120 e 130 cv, esta com
injeção mecânica de combustível. Mas ainda havia quem quisesse um
desempenho superior... |
![]() |
Havia, contudo, o 2,0-litros de 100 cv do BMW 2000, lançado em 1966 e desenvolvido para emitir pouco. De posse da reivindicação de Hoffman, o diretor de vendas Paul Hahnemann apoiou a proposta e, apesar dos protestos do engenheiro-chefe de desenvolvimento Bernhard Osswald e do diretor de produção Wilhelm Heinrich Gieschen, o projeto foi aprovado. Estava para nascer o BMW 2002. |
![]() |
A resposta da BMW: o 2002
Turbo, primeiro carro europeu com o equipamento. Um spoiler
pronunciado substituía o pára-choque dianteiro e trazia, nos
primeiros modelos, o nome da versão em grafia invertida, para ser
lida nos retrovisores |
Apesar do maior peso no eixo dianteiro, o carro continuava muito ágil e divertido de dirigir, com a tração traseira e o comportamento esportivo que se tornariam marcas registradas da marca. Os entusiastas, porém, queriam mais -- e foram atendidos com o 2002 Turbo, primeiro carro dotado de turbocompressor do mercado europeu, lançado em julho de 1973.
Continua |
|
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |