O
piloto de destaque nacional Cyro Caires, com experiência em
corridas no Brasil desde 1950 e famoso por seu Opala campeão,
pilotou também o 2002 "conversível" azul da Equipe
Cebem, importador oficial da marca. Tratava-se de um cupê com
capota cortada e um pequeno arco de proteção. Nele ganhou a
1.500 Km de Interlagos em 1970. A marca também abocanhou o 2º.
e 3º. lugares nesta prova.
Na 500 Km de Interlagos de 1971 o jovem piloto Paulo Gomes, o
Paulão, muito intrépido e grande nome até hoje do
automobilismo nacional, chegou em 3º. lugar pilotando o
"conversível" número 9. Na frente estavam dois
carros bem mais potentes: um Porsche 908 e um 910. Atrás do
BMW, outro também muito potente, o Lola T 70.
No circuito do estádio de futebol Mineirão, em Belo
Horizonte, MG, |
eram
disputadas provas para carros de turismo. Reinava a
desorganização e muito perigo para os pilotos e para o público.
Em 1972, Paulão disputou a prova 200 Km de Belo Horizonte a
bordo de um 2002 vermelho.
Travou um pega sensacional contra o arqui-rival Alfa Romeo GTA
pilotado por Antonio de Castro. Curiosamente o carro alemão
tinha o número 39 e o italiano 93. Quase no final da prova,
derrapou e foi vítima de uma espetacular capotagem. Ele saiu
ileso. Quanto ao carro... Os números de ambos quase ficaram
iguais.
Na Europa o 2002 foi sempre presença nas pistas, tanto nos
ralis como no Campeonato Europeu de Pilotos, onde ganhou em
1968 e 1969. Eram preparados pela alemã Alpina. Como no
Brasil, seu principal oponente era o Alfa GTA, além do Ford
Escort GT de primeira geração (leia
história). |