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AVALIAÇÃO COMPARATIVA
 
COMENTÁRIO TÉCNICO


Raio X aponta os recursos de cada motor: variador de fase e dupla ignição
no 156 (esq.) e turbo, intercooler e 20 válvulas no Passat

Ambos os modelos utilizam motores recheados de alta tecnologia. Saiba em que contribuem os recursos empregados:

Alfa 156

Variador de fase: altera a posição do comando de válvulas de admissão, funcionando como "manso" em médios regimes e como "bravo" em alta rotação. Grosso modo, trabalha como o sistema VTEC da Honda.

Dupla ignição: utiliza duas velas por cilindro, para uma combustão mais eficiente e redução das emissões poluentes.

Coletor de admissão variável: como ocorre com o comando, o motor trabalha com um conjunto de admissão em médias rotações (com dutos mais longos e estreitos) e com outro em giros elevados (de dutos mais curtos e largos).
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Árvores de balanceamento: são duas e giram em sentido oposto ao do virabrequim, anulando vibrações e tornando o funcionamento mais suave. É recurso comum em motores de grande cilindrada, como este de 500 cm3 por cilindro.

Passat Turbo

Turbocompressor: aproveita a energia dos gases de escapamento para admitir mais ar e combustível, aumentando a eficiência volumétrica. O do VW possui baixa inércia, entrando em funcionamento em rotações bastante baixas.

Intercooler: resfria o ar a ser admitido pelo turbo, permitindo a admissão de maior quantidade (pois o ar se torna mais denso) e otimizando o desempenho. Também concorre para evitar a detonação ou "batida de pino".

Cinco válvulas por cilindro: são três de admissão e duas de escapamento, para acentuar os benefícios inerentes ao cabeçote multiválvula.

Receitas distintas, resultados próximos: 153 cv no Alfa, 150 cv no VW

156 Passat
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando variável no cabeçote, 16 válvulas. Diâmetro e curso: 83 x 91 mm. Cilindrada: 1.969 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Injeção multiponto seqüencial. MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 20 válvulas. Diâmetro e curso: 81 x 86,4 mm. Cilindrada: 1.781 cm3. Taxa de compressão: 9,5:1. Injeção multiponto sequencial.
Potência máxima: 153 cv a 6.400 rpm. Torque máximo: 19,1 mkgf a 3.500 rpm. Potência máxima: 150 cv a 5.700 rpm. Torque máximo: 21,4 mkgf de 1.750 a 4.600 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento. FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11,1 m. DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, quadrilátero, com estabilizador; traseira, independente McPherson, com estabilizador. SUSPENSÃO - dianteira, independente, quatro braços, com estabilizador; traseira, eixo de torção, com estabilizador.
RODAS - 6,5 x 15 pol.; pneus, 205/60 R 15 V. RODAS - 7 x 15 pol.; pneus, 195/65 R 15 V.
DIMENSÕES - comprimento, 4,430 m; largura, 1,745 m; altura, 1,420 m; entre-eixos, 2,595 m; capacidade do tanque, 63 l; porta-malas, 378 l; peso, 1.280 kg. DIMENSÕES - comprimento, 4,675 m; largura, 1,740 m; altura, 1,459 m; entre-eixos, 2,707 m; capacidade do tanque, 62 l; porta-malas, 475 l; peso, 1.280 kg.

156

Passat
DESEMPENHO - velocidade máxima, 215 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 8,7 s. DESEMPENHO - velocidade máxima, 223 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 8,7 s.
CONSUMO - em cidade, 8,9 km/l; em estrada, 13,8 km/l. CONSUMO - em cidade, 9,3 km/l; em estrada, 15,6 km/l.
(dados do fabricante) (dados do fabricante)
DADOS DOS CARROS AVALIADOS

156

Passat
Ano-modelo, 1999; quilometragem inicial, 9.027 km; quilometragem final, 10.563 km; pneus, Pirelli P6000. Ano-modelo, 1999; quilometragem inicial, 6.338 km; quilometragem final, 7.451 km; pneus, Firestone Firehawk 680.

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