
Raio X aponta os recursos de
cada motor: variador de fase e dupla ignição
no 156 (esq.) e turbo, intercooler e 20 válvulas no
Passat
Ambos os
modelos utilizam motores recheados de alta tecnologia.
Saiba em que contribuem os recursos empregados:
Alfa 156
Variador
de fase: altera a posição do comando de válvulas
de admissão, funcionando como "manso" em médios
regimes e como "bravo" em alta rotação.
Grosso modo, trabalha como o sistema VTEC da Honda.
Dupla ignição: utiliza duas velas por
cilindro, para uma combustão mais eficiente e redução
das emissões poluentes.
Coletor de admissão variável: como
ocorre com o comando, o motor trabalha com um conjunto de
admissão em médias rotações (com dutos mais longos e
estreitos) e com outro em giros elevados (de dutos mais
curtos e largos). Saiba mais sobre coletores.
Árvores de balanceamento: são duas e
giram em sentido oposto ao do virabrequim, anulando vibrações
e tornando o funcionamento mais suave. É recurso comum
em motores de grande cilindrada, como este de 500 cm3 por
cilindro.
Passat Turbo
Turbocompressor:
aproveita a energia dos gases de escapamento para admitir
mais ar e combustível, aumentando a eficiência volumétrica.
O do VW possui baixa inércia, entrando em funcionamento
em rotações bastante baixas.
Intercooler: resfria o ar a ser admitido
pelo turbo, permitindo a admissão de maior quantidade (pois
o ar se torna mais denso) e otimizando o desempenho. Também
concorre para evitar a detonação ou "batida de
pino".
Cinco válvulas por cilindro: são três
de admissão e duas de escapamento, para acentuar os
benefícios inerentes ao cabeçote multiválvula.
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Receitas
distintas, resultados próximos: 153 cv no Alfa, 150 cv
no VW
156 |
Passat |
MOTOR - transversal,
4 cilindros em linha; duplo comando variável no
cabeçote, 16 válvulas. Diâmetro e curso: 83 x
91 mm. Cilindrada: 1.969 cm3. Taxa de compressão:
10:1. Injeção multiponto seqüencial. |
MOTOR -
longitudinal, 4 cilindros em linha; duplo comando
no cabeçote, 20 válvulas. Diâmetro e curso: 81
x 86,4 mm. Cilindrada: 1.781 cm3. Taxa de
compressão: 9,5:1. Injeção multiponto
sequencial. |
Potência máxima: 153 cv a 6.400
rpm. Torque máximo: 19,1 mkgf a 3.500 rpm. |
Potência máxima: 150 cv a 5.700
rpm. Torque máximo: 21,4 mkgf de 1.750 a 4.600
rpm. |
CÂMBIO - manual, 5
marchas; tração dianteira. |
CÂMBIO - manual, 5
marchas; tração dianteira. |
FREIOS - dianteiros
a disco ventilado; traseiros a disco;
antitravamento. |
FREIOS - dianteiros
a disco ventilado; traseiros a disco;
antitravamento. |
DIREÇÃO - de pinhão
e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro
de giro, 11,1 m. |
DIREÇÃO - de pinhão
e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro
de giro, 10 m. |
SUSPENSÃO -
dianteira, independente, quadrilátero, com
estabilizador; traseira, independente McPherson,
com estabilizador. |
SUSPENSÃO -
dianteira, independente, quatro braços, com
estabilizador; traseira, eixo de torção, com
estabilizador. |
RODAS - 6,5 x 15
pol.; pneus, 205/60 R 15 V. |
RODAS - 7 x 15 pol.;
pneus, 195/65 R 15 V. |
DIMENSÕES -
comprimento, 4,430 m; largura, 1,745 m; altura, 1,420
m; entre-eixos, 2,595 m; capacidade do tanque, 63
l; porta-malas, 378 l; peso, 1.280 kg. |
DIMENSÕES -
comprimento, 4,675 m; largura, 1,740 m; altura, 1,459
m; entre-eixos, 2,707 m; capacidade do tanque, 62
l; porta-malas, 475 l; peso, 1.280 kg. |
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156 |
Passat |
DESEMPENHO -
velocidade máxima, 215 km/h; aceleração de 0 a
100 km/h, 8,7 s. |
DESEMPENHO -
velocidade máxima, 223 km/h; aceleração de 0 a
100 km/h, 8,7 s. |
CONSUMO - em cidade,
8,9 km/l; em estrada, 13,8 km/l. |
CONSUMO - em cidade,
9,3 km/l; em estrada, 15,6 km/l. |
(dados do
fabricante) |
(dados do
fabricante) |
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DADOS
DOS CARROS AVALIADOS |
156 |
Passat |
Ano-modelo, 1999; quilometragem
inicial, 9.027 km; quilometragem final, 10.563 km;
pneus, Pirelli P6000. |
Ano-modelo, 1999; quilometragem
inicial, 6.338 km; quilometragem final, 7.451 km;
pneus, Firestone Firehawk 680. |
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