COMENTÁRIO TÉCNICO


Alfa 145: variador de fase do comando e duas velas por cilindro


Esportivos costumam vir recheados de tecnologia, e estes modelos não são exceção. O 2-litros do Alfa 145 dispõe de variador de fase no comando das válvulas de admissão, que altera a posição do comando relativa ao virabrequim para obter diagrama mais "manso", com ganho em torque em média rotação. O emprego de duas velas por cilindro visa a controlar as emissões através de combustão mais perfeita. Por outro lado o motor do Xsara utiliza bloco de alumínio, mais leve e eficiente nas trocas térmicas, enquanto o do Alfa é de ferro fundido; há ainda no Citroën radiador de óleo. Os dois adotam injeção sequencial das mais modernas: Bosch MPI Motronic M2.10.4 no italiano e Magneti-Marelli 1AP10 no francês.



FICHA TÉCNICA

145 Quadrifoglio Xsara VTS
MOTOR - Transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, variador de fase no de admissão, 16 válvulas. Injeção multiponto sequencial. MOTOR - Transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 16 válvulas. Injeção multiponto sequencial.
Diâmetro e curso: 83 x 91 mm. Cilindrada: 1.969 cm3. Taxa de compressão: 9,5:1. Diâmetro e curso: 86 x 86 mm. Cilindrada: 1.998 cm3. Taxa de compressão: 10,8:1.
Potência máxima: 150 cv a 6.200 rpm. Torque máximo: 18,9 mkgf a 4.000 rpm. Potência máxima: 167 cv a 6.500 rpm. Torque máximo: 20,1 mkgf a 5.500 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento. FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11 m. DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11,4 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson, com estabilizador; traseira, independente, braço arrastado, mola helicoidal e estabilizador. SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson, com estabilizador; traseira, independente, eixo autodirecional, braço arrastado, mola helicoidal e estabilizador.
RODAS - 6 x 15 pol.; pneus, 195/55 R 15 V. RODAS - 6 x 15 pol.; pneus, 195/55 R 15 V.
DIMENSÕES - comprimento, 4,093 m; largura, 1,712 m; altura, 1,440 m; entre-eixos, 2,540 m; capacidade do tanque, 61 l; porta-malas, 300 l (fabricante); peso, 1.230 kg. DIMENSÕES - comprimento, 4,167 m; largura, 1,698 m; altura, 1,401 m; entre-eixos, 2,540 m; capacidade do tanque, 54 l; porta-malas, 408 l (fabricante); peso, 1.190 kg.
 


DESEMPENHO E CONSUMO

145 Quadrifoglio Xsara VTS
Velocidade máxima 210 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9 s
Consumo em cidade 8,8 km/l
Consumo em estrada 13,4 km/l
Velocidade máxima 225 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,9 s
Consumo em cidade 7,3 km/l
Consumo em estrada 14 km/l

(dados dos fabricantes)

 


DADOS DOS CARROS AVALIADOS

145 Quadrifoglio Xsara VTS

Ano-modelo, 1998; quilometragem inicial, 7.410 km; quilometragem final, 8.550 km; pneus, Goodyear NCT2.

Ano-modelo, 1999; quilometragem inicial, 8.170 km; quilometragem final, 10.432 km; pneus, Michelin Pilot SX.


Volta à avaliação comparativa

Volta à página principal


© Copyright 1998 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados