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Pelo prazer de pilotar

Feitos quase artesanalmente, os TVR esbanjam
potência e desempenho, apesar da pouca sofisticação

Texto: Carlos Guimarães - Edição: Fabrício Samahá

Não se pode afirmar que foram os ingleses os criadores do carro esportivo, mas foram as diversas marcas britânicas e seus conversíveis carismáticos que estamparam no pensamento mundial a imagem do veloz roadster a ser dirigido por puro prazer. Feitos artesanalmente, os carros da TVR -- fábrica de esportivos cujas raízes datam de 1947 e com passagem por provas de Le Mans -- mantêm a tradição britânica: apesar da pouca sofisticação, oferecem ótimo desempenho pelo menor preço possível. Chimaera, Griffith 500 e Cerbera são os principais modelos da pequena fábrica localizada na cidade de Blackpool, 50 quilômetros ao norte de Liverpool, onde nasceram os Beatles.

Com carroceria de fibra e antiquados motores V8 de quase 300 cv, o Chimaera (à direita e no alto) acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos

Assim como o ritmo eletrizante da guitarra de Paul McCartney era capaz de fazer o coração das fãs bater mais forte, dirigir um desses carros pode acelerar rapidamente o rítmo cardíaco dos desavisados. Começando pelo Chimaera, lançado em 1992: nele é possível ir da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5,1 segundos. O segredo de tanta rapidez se explica, basicamente, pelo baixo peso da carroceria, feita em fibra de vidro e montada sobre chassi tubular: são apenas 1.060 kg impulsionados por motores V8 de 4,5 litros (285 cv) ou 5 litros (290 cv), ambos de concepção antiga -- com comando de válvulas no bloco, OHV -- e fabricados pela Rover. Assim como um autêntico roadster inglês, o acabamento é espartano e o conforto, ao contrário dos nobres Rolls Royce, Bentley e Jaguar, quase não existe.



O Griffith 500 é ainda mais bravo: 340 cv, 4,2 segundos

Ainda mais potente e veloz, o Griffith 500 é um dos carros mais rápidos da atualidade. Com o pé cravado no acelerador e o corpo colado do encosto do banco, o velocímetro salta dos 0 aos 100 km/h em 4,2 segundos. Uma marca extraordinária, graças aos 340 cv do motor V8 de 5 litros e ao peso bastante baixo. De resto, o carro é praticamente igual ao modelo Chimaera.

Já no cupê Cerbera, o prazer de estar ao volante de um puro-sangue inglês é ainda maior. As curvas são feitas com maior precisão, em função da maior rigidez do chassi. Existem três opções de motor, todos de ronco selvagem: o 4- litros de 6 cilindros em linha, com duplo comando no cabeçote e quatro válvulas por cilindro, produz 350 cv de potência máxima e foi desenvolvido para o Speed Six, de seis marchas, o modelo mais fácil de ser domado. O segundo da lista é o 4,2-litros V8, com os mesmos 350 cv, mas extraídos de cabeçotes com apenas duas válvulas por cilindro e comando no bloco. Por último, o cupê inglês ainda pode vir equipado com um 4,5-litros V8 de 420 cv.

Comportamento dinâmico é ênfase no Cerbera, que poderá ser feito no Brasil


Para os que não dispensam o auxílio da tecnologia -- freios com ABS, controle de tração, suspensão ativa, entre outras maravilhas da engenharia automotiva --, os TVR certamente vão decepcionar. Mas, para quem procura o puro prazer de dirigir, como nos velhos tempos de James Bond e seu Aston Martin, uma boa notícia: o Cerbera poderá ser fabricado na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul. E com volante no lado esquerdo...

Fichas técnicas

Chimaera

MOTOR - longitudinal, 8 cilindros em V; comando no bloco, 16 válvulas. Diametro e curso: 94 x 90 mm. Cilindrada: 4.997 cm3. Potência máxima: 290 cv a 5.000 rpm. Torque máximo: 48,6 m.kgf a 3.500 rpm.

CÂMBIO - manual, 5 marchas, tração traseira.

FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco.

DIREÇÃO - assistida.

RODAS - dianteiras, 15 x 7 pol; traseiras, 16 x 7,5 pol; pneus dianteiros, 205/60 ZR 15, traseiros, 225/55 ZR 16.

DIMENSÕES - comprimento, 4,015 m; largura, 1,865 m; altura, 1,214 m; entre-eixos, 2,28 m; peso, 1.060 kg.

DESEMPENHO - velocidade máxima, 257 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 4,4 segundos.

 

Griffith 500

Idem ao Chimaera, exceto:

MOTOR - Potência máxima: 340 cv a 5.500 rpm. Torque máximo: 48,3 m.kgf a 3.750 rpm.

RODAS - pneus traseiros, 235/50 ZR 16.

DIMENSÕES - comprimento, 3,89 m; largura, 1,922 m; altura, 1,214 m.

DESEMPENHO - velocidade máxima, 253 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 4,6 segundos.

 

Cerbera Speed Six

Idem ao Chimaera, exceto:

MOTOR - 6 cilindros em linha, duplo comando no cabeçote, 24 válvulas. Cilindrada: 3.996 cm3. Potência máxima: 350 cv a 6.500 rpm. Torque máximo: 45,6 m.kgf a 4.500 rpm.

CÂMBIO - 6 marchas.

FREIOS: dianteiros e traseiros a disco ventilado.

RODAS - 16 x 7,5 pol; pneus dianteiros, 225/45 ZR 16, traseiros, 235/50 ZR 16.

DIMENSÕES - comprimento, 4,28 m; largura, 1,943 m; altura, 1,205 m; entre-eixos, 2,565 m; peso, 1.163 kg.

DESEMPENHO - velocidade máxima, 257 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 4,7 segundos.

 

Cerbera 4.5

Idem ao Cerbera Speed Six, exceto:

MOTOR - 8 cilindros em V, comando no bloco, 16 válvulas. Diâmetro e curso: 91 x 86 mm. Cilindrada: 4.475 cm3. Potência máxima: 420 cv a 6.800 rpm. Torque máximo: 52,5 m.kgf a 5.000 rpm.

CÂMBIO - 5 marchas.

DESEMPENHO - velocidade máxima, mais de 270 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 4 segundos (estimados).


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