

Apesar do peso superior a 1.600
kg, o Tiguan mostra respostas rápidas ao acelerador desde baixas
rotações e apresenta grande estabilidade |
|
MOTOR
- transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote,
4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm.
Cilindrada: 1.984 cm3. Taxa de compressão: 9,8:1. Injeção
direta, turbocompressor. Potência máxima: 200 cv a 5.100 rpm. Torque máximo:
28,5
m.kgf de 1.700 a 5.000 rpm. |
CÂMBIO
- automático, 6 marchas; tração integral. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento
(ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente McPherson; traseira, independente,
paralelogramo deformável. |
RODAS
- 7 x 17 pol; pneus, 235/55 R 17. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,427 m; largura, 1,809 m; altura, 1,665 m;
entreeixos, 2,605 m; capacidade do tanque, 64 l; porta-malas, 360
l; peso, 1.622 kg. |
DESEMPENHO - velocidade
máxima, 207 km/h; aceleração
de 0 a 100 km/h, 8,5 s. |
CONSUMO
- em cidade, 6,8 km/l; em estrada, 11,9 km/l. |
Dados do fabricante |
|
|

A posição de dirigir agrada, com espaço suficiente mesmo para motoristas
de grande estatura. O conforto é complementado por itens como computador de bordo,
volante de direção multifunção em couro,
retrovisor interno fotocrômico, limpador de para-brisa automático,
sensor de estacionamento e temporizador
de faróis. O modelo ainda oferece como itens de série seis bolsas
infláveis (frontais, laterais e cortinas), ar-condicionado de
duas zonas, rádio/CD com MP3 e entrada para fontes de áudio externas,
controlador de velocidade, apoios de
braço centrais dianteiro e traseiro, mesas dobráveis na parte de trás
dos encostos dos bancos dianteiros e acionamento elétrico para vidros,
travas e retrovisores. As rodas de alumínio de 17 pol usam pneus 235/55.
Como opcionais, pode receber bancos em couro com aquecimento e ajuste
elétrico de altura e do apoio lombar para o do motorista, o citado teto
solar, faróis com lâmpadas de xenônio e
facho autodirecional, rodas de 18 pol,
gancho para reboque e um módulo fora-de-estrada, que aciona um controle
de velocidade para descidas e o assistente em subidas com vistas a esse
tipo de uso.
O bom mesmo do Tiguan é sentir a força de vigoroso motor TSI, uma
compacta usina de força que produz potência de 200 cv a 5.100 rpm e nada
desprezíveis 28 m.kgf de torque entre 1.700 e 5.000 rpm. Na prática,
isso representa reação imediata ao pedal do acelerador que, atuando em
conjunto com o moderno e eficiente câmbio Tiptronic, leva o Tiguan sob
um contínuo e encantador ronronar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e à
velocidade máxima de 207 km/h — desempenho confirmado na prática durante
o teste nas longas retas da Rodovia Washington Luiz. Como nos
concorrentes, a suspensão é independente nas quatro rodas. A dianteira
segue o conhecido conceito McPherson, mas na traseira vem um esquema de
paralelogramo deformável, com subchassi.
São confortáveis e demonstram estabilidade acima da média para o tipo de
veículo.
O Tiguan pode chegar sem tanto impacto por causa do preço, já que há
similares de marcas mais prestigiadas na mesma faixa de valor, assim
como opções próximas em porte, equipamento e desempenho por menor preço
em outras marcas. Mas é um digno representante da Volkswagen em um
segmento que tem crescido bastante e certamente terá seu lugar sob o
sol. |