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Há bom sistema de áudio e muitos detalhes de conveniência no interior, mas o porta-malas é modesto, 360 litros; na mecânica, destaque ao motor turbo com injeção direta e 200 cv, que oferece torque máximo a partir de 1.700 rpm; a suspensão é independente e a tração integral vem de série
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Apesar do peso superior a 1.600 kg, o Tiguan mostra respostas rápidas ao acelerador desde baixas rotações e apresenta grande estabilidade

 
Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm. Cilindrada: 1.984 cm3. Taxa de compressão: 9,8:1. Injeção direta, turbocompressor. Potência máxima: 200 cv a 5.100 rpm. Torque máximo: 28,5 m.kgf de 1.700 a 5.000 rpm.
CÂMBIO - automático, 6 marchas; tração integral.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, independente, paralelogramo deformável.
RODAS - 7 x 17 pol; pneus, 235/55 R 17.
DIMENSÕES - comprimento, 4,427 m; largura, 1,809 m; altura, 1,665 m; entreeixos, 2,605 m; capacidade do tanque, 64 l; porta-malas, 360 l; peso, 1.622 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 207 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 8,5 s.
CONSUMO - em cidade, 6,8 km/l; em estrada, 11,9 km/l.
Dados do fabricante

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A posição de dirigir agrada, com espaço suficiente mesmo para motoristas de grande estatura. O conforto é complementado por itens como computador de bordo, volante de direção multifunção em couro, retrovisor interno fotocrômico, limpador de para-brisa automático, sensor de estacionamento e temporizador de faróis. O modelo ainda oferece como itens de série seis bolsas infláveis (frontais, laterais e cortinas), ar-condicionado de duas zonas, rádio/CD com MP3 e entrada para fontes de áudio externas, controlador de velocidade, apoios de braço centrais dianteiro e traseiro, mesas dobráveis na parte de trás dos encostos dos bancos dianteiros e acionamento elétrico para vidros, travas e retrovisores. As rodas de alumínio de 17 pol usam pneus 235/55.

Como opcionais, pode receber bancos em couro com aquecimento e ajuste elétrico de altura e do apoio lombar para o do motorista, o citado teto solar, faróis com lâmpadas de xenônio e facho autodirecional, rodas de 18 pol, gancho para reboque e um módulo fora-de-estrada, que aciona um controle de velocidade para descidas e o assistente em subidas com vistas a esse tipo de uso.

O bom mesmo do Tiguan é sentir a força de vigoroso motor TSI, uma compacta usina de força que produz potência de 200 cv a 5.100 rpm e nada desprezíveis 28 m.kgf de torque entre 1.700 e 5.000 rpm. Na prática, isso representa reação imediata ao pedal do acelerador que, atuando em conjunto com o moderno e eficiente câmbio Tiptronic, leva o Tiguan sob um contínuo e encantador ronronar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e à velocidade máxima de 207 km/h — desempenho confirmado na prática durante o teste nas longas retas da Rodovia Washington Luiz. Como nos concorrentes, a suspensão é independente nas quatro rodas. A dianteira segue o conhecido conceito McPherson, mas na traseira vem um esquema de paralelogramo deformável, com subchassi. São confortáveis e demonstram estabilidade acima da média para o tipo de veículo.

O Tiguan pode chegar sem tanto impacto por causa do preço, já que há similares de marcas mais prestigiadas na mesma faixa de valor, assim como opções próximas em porte, equipamento e desempenho por menor preço em outras marcas. Mas é um digno representante da Volkswagen em um segmento que tem crescido bastante e certamente terá seu lugar sob o sol.

Eos: abaixe a capota e libere o verão
A Volkswagen aproveitou o evento de lançamento do Tiguan para que os jornalistas dirigissem também os recém-lançados cupê conversível Eos e Passat CC — infelizmente não pudemos andar no segundo. Manhã ensolarada e de temperatura amena, condições perfeitas para conduzir um conversível. Produzido numa das mais modernas fábricas do grupo Volkswagen na Europa, localizada em Portugal, o sofisticado e confortável Eos vem para um segmento acima do ocupado pelo Renault Mégane CC, já que é mais caro e potente. embora tenha o mesmo porte.

Sua principal — e sedutora — característica é o sistema de capota CSC (Coupé Sunroof Convertible) de cinco partes, com acionamento elétrico e teto solar de vidro escurecido. O sistema permite recolher a capota em apenas 25 segundos, guardando-a sob a tampa do porta-malas. Se aberto ele oferece a mesma descontração de outros conversíveis, quando fechado se torna mais agradável pela presença do teto solar, que evita a sensação de confinamento sentida em alguns desses modelos.

Num primeiro momento, essa atração desvia a atenção dos demais recursos que o modelo oferece. Equipado com a mesma motorização turbo de 200 cv do Tiguan e pesando apenas 1.560 kg, o Eos instiga o motorista a acelerar forte, aumentando a sensação de liberdade que a ausência da capota oferece. Segundo a VW, leva apenas 7,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e pode atingir 229 km/h.

Além da apurada estética da carroceria cupê conversível, o Eos também se destaca pelo esmerado acabamento interno, que inclui revestimento dos bancos em couro preto, cinza ou bege, volante multifunção com teclas para troca de marchas, frisos e pedais de alumínio, sistema de áudio sofisticado, ar-condicionado automático (que detecta a capota rebatida e dirige o fluxo de ar para a parte de baixo do veículo) e sistema contra o turbilhonamento de vento atrás dos bancos dianteiros. À venda em versão única nas concessionárias selecionadas da Volkswagen, custa R$ 160 mil.
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