Com a cara da família

Clique para ampliar a imagem

A Volkswagen inspira-se em Fox, Jetta e Passat para remodelar
o Gol e o Voyage, que trazem evoluções técnicas um tanto tímidas

Texto: Fabrício Samahá e Lincoln Duarte - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O novo Gol, em branco, e o anterior: linhas mais retas na frente, quebra nas lanternas traseiras, nova tampa do porta-malas, refletores embaixo

Clique para ampliar a imagem

O Voyage acompanhou a renovação frontal e ganhou, na traseira, perfil mais baixo para as lanternas (à esquerda) e seu complemento na tampa

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Difusores de ar, aparelho de áudio e comandos de ventilação são as novidades internas; o painel emite mensagens para direção econômica

Já com algum cansaço após quatro anos de intensa exposição nas ruas, a terceira geração do Gol e a segunda do Voyage passam por sua primeira reestilização. Trata-se da segunda linha 2013 para os automóveis, que estranhamente haviam passado ao novo ano-modelo em abril quase sem alterações — estratégia que a essa hora causa irritação aos que compraram o carro novo-velho.

Gol e Voyage haviam sido lançados em 2008 já no fim da vigência de uma filosofia de estilo mundial da Volkswagen, que usava linhas mais arredondadas. Um ano depois o Fox inaugurou por aqui o novo padrão de desenho da marca, seguido por Jetta e Passat, o que deixou aqueles modelos de certa forma desatualizados. Como as fotos comparativas deixam claro, a frente foi toda redesenhada para adotar formas mais retilíneas, angulosas, e fazer a grade se ligar aos faróis. Uma alteração infeliz foi que as luzes de direção, antes em suas extremidades externas, passaram à parte inferior interna: ficaram menos visíveis com o carro de lado, o que é grave nos modelos sem repetidores laterais nos retrovisores.

Se de lado os carros são os mesmos de antes, salvo pelas rodas, a traseira também tem novidades: mudaram tampa do porta-malas, lanternas e para-choque. No Gol surgiu uma quebra na base das lanternas e o principal vinco da tampa vem mais baixo. No Voyage, inspirado em Jetta e Passat, as lanternas ganharam extensão na tampa e um perfil mais baixo, o que produz o efeito visual de alargar a traseira. Em ambos há refletores no para-choque.

No interior as modificações exigem mais atenção para serem percebidas: difusores de ar e comandos de ventilação foram redesenhados e o aparelho de áudio tem novo formato, além de exibir um gráfico da aproximação de obstáculos, caso haja sensores de estacionamento na traseira. O instrumento combinado no painel ganhou iluminação em leds brancos e a luz do console passa a ser em vermelho. Há alguns poucos equipamentos de série a mais, como controle elétrico dos vidros, travas e da tampa traseira na versão básica e, no Gol, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador (confira no boxe abaixo os preços e o conteúdo de cada versão).

Uma nova arquitetura eletrônica permitiu o uso de recursos inéditos nos modelos, como a alavanca de luz de direção, que faz piscar poucas vezes em um comando leve para mudanças de faixa, e o acionamento das luzes de freio de forma intermitente caso o motorista pise no pedal de freio de maneira acentuada (quando o carro para, o pisca-alerta é acionado).

No quadro de instrumentos dos carros equipados com I-System, o dispositivo Eco Comfort emite mensagens para orientar o motorista a dirigir de forma mais econômica, como "ar condicionado ligado; fechar janelas", "não acionar o pedal do acelerador na partida do motor" e "resistência do ar: verifique se as janelas estão fechadas", esta ao dirigir com vidros abertos a mais de 90 km/h. Também recomenda a mudança de marcha, seja para cima ou para baixo, a fim de obter economia de combustível; as mensagens podem ser desligadas por botão.

 
Preços, equipamentos de série e opcionais
Os dois modelos continuam a oferecer duas versões de acabamento, a básica e a superior, que é denominada Power para o Gol e Comfortline para o Voyage. A básica dispõe de motores de 1,0 e 1,6 litro, enquanto a mais luxuosa vem apenas com o 1,6. Qualquer versão 1,6 pode receber câmbio automatizado, o que traz a denominação I-Motion.

Os preços sugeridos, sem opcionais, são: Gol 1,0, R$ 28 mil; Gol 1,6 manual, R$ 31.890; I-Motion, R$34.490; Gol 1,6 Power manual, R$ 38.290; I-Motion, R$ 40.890; Voyage 1,0, R$ 30 mil; Voyage 1,6 manual, R$ 34.590; I-Motion, R$ 37.190; Voyage 1,6 Comfortline manual, R$ 40.890; e I-Motion, R$ 43.490.

Nas versões de 1,0 litro os equipamentos de série incluem controle elétrico dos vidros dianteiros, travas e da tampa do porta-malas, lavador e limpador do vidro traseiro com temporizador (só Gol), desembaçador do vidro traseiro, banco do motorista com regulagem de altura, conta-giros, cintos laterais traseiros retráteis e para-sóis com espelhos.

Entre os opcionais estão o pacote Trend (revestimento superior nos bancos, frisos laterais, capa dos retrovisores e maçanetas na cor do veículo, defletor traseiro, faróis com duplo refletor, antena, chave-canivete, alças de teto, iluminação no porta-malas e fiação para alto-falantes) e o I-Trend (itens do Trend mais direção assistida, rodas de aço de 15 pol com pneus 195/55, rádio/CD com MP3, entrada USB e Bluetooth, I-System, volante com comandos de rádio). Já pacote BlueMotion Technology traz pneus 175/70 R 14 com baixa resistência à rolagem, indicador digital de consumo instantâneo e mostrador digital de troca de marcha.
A VW oferece ainda as opções de controle elétrico dos vidros traseiros e dos retrovisores, chave-canivete com controle remoto, luzes de leitura na dianteira, alarme, aquecimento, ar-condicionado, direção assistida, alto-falantes, faróis de neblina, para-sóis com espelho iluminado, bolsas infláveis frontais, freios com sistema antitravamento (ABS), rodas de alumínio de 14 pol com pneus 185/65 e sensores de estacionamento na traseira.

Ao passar ao motor 1,6, ainda no acabamento básico, surge a opção de rodas de 16 pol com pneus 195/50.

O Gol Power e o Voyage Comfortline acrescentam às versões básicas os seguintes itens de série: bolsas infláveis frontais, freios com ABS, faróis duplos com máscara negra, faróis de neblina, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, direção assistida, três encostos de cabeça no banco traseiro, alto-falantes, capa dos retrovisores e maçanetas pintadas na cor do veículo, volante ajustável em altura e em distância, lanternas traseiras com lente escurecida, para-sóis com espelho iluminado e pneus 195/55 R 15.

As opções são pacote I-Trend (volante com comandos para áudio e I-System, rádio/CD com MP3, entrada USB e Bluetooth, I-System e rodas de alumínio de 15 pol), I-Trend com comandos no volante para trocas manuais de marcha (no caso de versão I-Motion), aquecimento, ar-condicionado, controle elétrico dos vidros traseiros e retrovisores, chave-canivete com controle remoto, luzes de leitura dianteiras e traseiras, alarme, sensores de estacionamento traseiros, temporizador dos faróis, lanterna traseira de neblina e rodas de alumínio de 15 ou 16 pol.

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 19/7/12

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade