


O Amarok no percurso
fora-de-estrada: bom acerto de suspensão, dois bloqueios de
diferencial e controle para conter a velocidade em descida


Com estilo bem inserido na
categoria, o picape VW oferece a maior das
caçambas e tem grandes atributos mecânicos; resta esperar pelo preço |
Dotado de quatro válvulas por cilindro e injeção
eletrônica de duto único, o VW TDI fornece 163 cv (ante 172 do
Frontier, 165 do Triton, 163 de Hilux e Ranger e 140 cv do S10) e 40,7
m.kgf a apenas 1.500 rpm (contra 41,1 a 2.000 do Nissan, 38,7 a 1.600 do
Ford, 38,1 a 2.000 do Mitsubishi, 35 a 1.400 do Toyota e 34,7 a 1.800 do
Chevrolet). São dois turbos para que o primário, pequeno, entre rápido e não
haja retardo de atuação (lag), enquanto o secundário, grande, cria
sobrepressão mais forte. Assim o motor tem muito torque desde 1.200 rpm
e acelera como se fosse aspirado.
A maioria dos Amaroks para avaliação estava lastreada com 200 kg na
caçamba, mas mesmo sem o lastro o picape se comporta bem, já que os
feixes de molas traseiros são de dois estágios, com três folhas no
estágio inicial e duas no secundário — macios o suficiente quando
descarregados, mas segurando bem a carga máxima permitida. Pode-se
afirmar que essa suspensão é a melhor de todos os picapes à venda no
Brasil: nada é tão equilibrado quanto ele, nada faz curvas tão seguras,
estáveis e sem oscilações parasitas, tal qual um automóvel comum. Aquele
diferencial revoltoso e pulador que outros picapes têm nem é
sentido no Amarok. Muito
desse bom comportamento é resultado da escolha dos bons pneus Continental de aro 18 pol e
medida 255/60 (há opção ainda mais esportiva pelos de 19 pol), com perfil bem de asfalto, mas há uma
alternativa de uso misto que atende bem na terra. A assistência
de direção, elétrica, também está muito bem calibrada.
O motor merece um capítulo à parte, pois é difícil acreditar que
ele tenha só 2,0 litros. Suave e silencioso, não parece ser a
diesel, mas sim um motor de grande cilindrada a gasolina
— tanto que é usado em automóveis do grupo na Europa, como o
Golf GTD. Só conseguimos
pegá-lo de surpresa em um breve momento em que a pressão dos turbos
ainda não tinha subido, mas no resto do tempo o TDI empurra bem,
chegando a 181 km/h de velocidade máxima e indo de 0 a 100 km/h em 11,1
segundos, conforme a VW. Não há razão para duvidar desses números, pois
o veículo anda bem com sua caixa de seis marchas que ajuda a chaleira a
ferver sempre, enquanto a sexta bem longa faz relaxar na estrada. Retoma
bem em quinta e acelera forte em quarta, facilitando uma ultrapassagem
mais apertada, e freia reto e relativamente rápido como poucos picapes
fazem. O som do motor está presente sem ser intruso; já a vibração é
inexistente graças ao bom isolamento.
Resta esperar para conferir qual será sua vida útil debaixo de tanta
pressão de turbo, com trocas de óleo negligenciadas por um consumidor
menos avisado e com o combustível que somos forçados a usar fora de
cinco ou seis grandes centros, repleto de enxofre altamente corrosivo.
Na Argentina é recomendado o diesel premium, que é de nível europeu. Mas
o Amarok chega como um veículo diferente em sua classe, de última
geração sob qualquer aspecto e muito bem desenvolvido. |
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MOTOR
- longitudinal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote,
4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 81 x 95,5 mm.
Cilindrada: 1.968 cm3. Taxa de compressão: 16,5:1. Injeção
eletrônica de duto único, dois turbocompressores. Potência máxima: 163 cv a
4.000 rpm.
Torque máximo: 40,7 m.kgf de 1.500 a 2.000 rpm. |
CÂMBIO
- manual, 6 marchas; tração traseira (temporária nas quatro
rodas). |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento
(ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, braços sobrepostos; traseira, eixo rígido. |
RODAS
- 18 ou 19 pol; pneus, 255/60 R 18 ou 255/55 R 19. |
DIMENSÕES
- comprimento, 5,254 m; largura, 1,954 m; altura, 1,834 m;
entre-eixos, 3,095 m; capacidade do tanque, 80 l; caçamba, ND;
capacidade de carga, 1.047 kg; peso, 1.993 kg. |
DESEMPENHO - velocidade
máxima, 181 km/h; aceleração
de 0 a 100 km/h, 11,1 s. |
CONSUMO
- em cidade, ND; em estrada, 13,1 km/l. |
Dados do fabricante; ND = não disponível |
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