

Além das rodas, o Polo
Sportline vem com máscaras pretas nos faróis

Fox Route, uma das versões do
hatch que usam o motor de 1,0 litro: a potência cresceu, mas a melhora
não é muito percebida ao dirigi-lo |
As
modificações de correia poli-V e coletor de escapamento foram estendidas
ao 1,6-litro, que teve ainda o filtro de ar tornado remoto, isto é,
fixado no cofre do motor e com tomada de ar mais eficaz, na grade
dianteira, e o silenciador reposicionado, deslocado para frente, com
intuito de refinamento acústico em razão do maior torque, segundo a
fábrica. Ao contrário do Fox 1,0, em que fizemos a viagem de Itu a São
Paulo (100 quilômetros), andamos só brevemente no Golf Sportline 1,6,
mas deu para perceber a melhor disposição com o motor VHT.
Novas denominações
O comprador dessas linhas VW agora tem à disposição, como opção ou série
conforme a versão, de novos equipamentos de áudio. O rádio de duplo
tamanho, chamado de Double DIN, traz toca-CDs,
MP3,
Bluetooth, entradas para cartão de memória SD e USB, além da função
de gravador de voz, podendo vir com comandos no volante. É aplicável a
Polo e Golf. Na versão Golf Tech há ainda interface para sistema de
navegação e sistema interativo de informações, no centro do conjunto de
instrumentos. Para Gol, Parati, Saveiro, Fox e SpaceFox há o rádio
Concept, com toca-MP3 e entradas para cartão SD e USB, e o chamado
Single DIN, com essas mesmas funções.
A VW aproveitou a mudança de ano-modelo para reformular a oferta de
versões. Os nomes City e Plus deixam de ser usados para as versões
básicas de Gol 1,0, Parati 1,6 e 1,8, Saveiro 1,6 e 1,8,
Polo 1,6, Polo Sedan 1,6 e Golf 1,6 e 2,0. Apenas no Fox e na SpaceFox permanece a
Plus, com acabamento diferenciado e mais itens de conforto.
Com isso, os modelos passam a ser identificados pelo nome e motorização,
como Gol 1.0 em vez de Gol City. Já os Gols Power 1,6 e 1,8 e Rallye 1,6
estão mantidos.
Os automóveis contam ainda com módulo Trend (para Gol 1,0, Fox 1,0,
Parati 1,6 e Saveiro 1,6) e versão Sportline, que passa a ser usada para
todos os hatchbacks com acabamento e nível de equipamento mais
sofisticados, enquanto Comfortline se restringe aos sedãs. Já era assim
no Polo desde a linha 2007. Há também as séries especiais Extreme e
Route (Fox), Tech (Golf), Surf (Parati) e Titan (Saveiro). A Extreme é
nova e a VW a chama de "tunada de fábrica", em razão de itens
decorativos diferenciados. Custa R$ 38.940 e R$ 40.630 com três e cinco
portas, sempre 1,6. O Golf Tech parte de R$ 61.115.
Todo esse elenco de mudanças na linha, além do novo Gol para breve,
mostra que o mais antigo fabricante de automóveis e utilitários do País
(1957) está atento e busca recuperar a liderança do aquecido mercado
brasileiro, que deverá crescer 20% este ano sobre um já excelente 2007. |