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Da mesma família do 2,0-litros, o novo 1,8 tem funcionamento suave e mais potência e torque; segundo a fábrica, ele ainda consome menos

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A versão de topo Altis acompanha as mudanças, que incluem as rodas; como a XEi, adota leds no lugar de lâmpadas nas lanternas traseiras

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O Altis continua com o refinado interior em bege; novidades são as conexões Bluetooth e USB e a câmera de ré com imagens no retrovisor

O Altis, enfim, adiciona acabamento interno bege, regulagem elétrica do banco do motorista, acabamento do painel central e das portas em padrão madeira, limpador de para-brisa automático, câmera de visão traseira e faróis com lâmpadas de xenônio, regulagem automática de altura e lavador. Sai por R$ 86.570: preço de carro grande para um modelo médio.

Anda mais, bebe menos   O motor de 2,0 litros, lançado no Corolla no ano passado, vai a 2012 sem novidades: o foco das mudanças foi o de 1,8 litro das versões mais simples. Não se tratou de atualizar o motor usado desde 2003: é um novo projeto, da mesma família do 2,0-litros, evidenciado pelas novas medidas de diâmetro de cilindros e curso de pistões (80,5 x 88,3 mm ante 79 x 91,5 mm do antigo). Agora os dois motores são iguais em diâmetro.

Vários aprimoramentos do 2,0 chegam agora ao 1,8. A variação do tempo de válvulas atua também nas válvulas de escapamento, em vez de apenas nas de admissão; a taxa de compressão sobe de 10:1 para 12:1 (a mesma do 2,0), importante para bom aproveitamento do álcool; as velas são de irídio, os tuchos passam a ser hidráulicos (acaba a necessidade de ajustar folga de válvulas, um anacronismo que persistia até então) e o acionamento de válvulas por alavancas roletadas contribui para reduzir atrito e consumo. A distribuição continua a usar corrente, não correia dentada.

Com isso, o novo 1,8 fornece potência de 139 cv com gasolina e 144 cv com álcool, ante 132 e 136 cv do anterior (na ordem), sempre a 6.000 rpm. O torque máximo também cresceu: de 17,3 m.kgf a 4.200 rpm para 18 m.kgf.m a 4.400 rpm, com gasolina, e de 17,5 m.kgf a 4.200 rpm para 18,6 m.kgf a 4.800 rpm, com álcool. Quem perdeu atrativos nessa história foi o motor de 2,0 litros, que tem 142 cv/19,8 m.kgf e 153 cv/20,7 m.kgf, na ordem, e agora apresenta vantagem discreta em potência e torque.

Embora não forneça dados de desempenho e consumo pelos padrões usuais — o que é lamentável —, a Toyota divulgou alguns números obtidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia. A aceleração de 0 a 100 km/h do GLi com câmbio automático baixou de 12,6 para 12,2 segundos, enquanto o Corolla de 2,0 litros a cumpre em 11,6 s. Na retomada de 60 a 100 km/h, o 1,8 anterior precisava de 8,7 s, que melhoraram para 8,4 s; o 2,0 faz a prova em 7,5 s. Pela mesma fonte, a empresa anuncia melhora no consumo: o GLi com álcool faria 7,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada, ante 6,4 e 10 km/l do anterior. No caso do 2,0-litros, os índices são de 6,2 e 10,2 km/l, na ordem.

O ganho em economia talvez seja ainda maior no caso de versões manuais, por conta da nova caixa de seis marchas. A Toyota simplesmente acrescentou uma sexta bem longa, sem alterar as demais relações ou mesmo o par final (diferencial). O resultado é que, com a sexta de relação 0,70 em comparação à quinta 0,81, a rotação em última marcha caiu 13,6%, de exageradas 3.550 rpm para apenas 3.000 rpm a 120 km/h reais. A curva de torque do novo motor permitiu a mudança, que deixa o Corolla 2012 muito diferente dos modelos até 2008, quando o câmbio era incomodamente curto. Pelo mesmo motivo, na versão automática o diferencial está 2,5% mais longo.

A Toyota providenciou boas condições de avaliação à imprensa: 160 quilômetros com duas versões (em nosso caso, os GLi manual e automático) por boas rodovias na região de Atibaia, no interior paulista. E o novo motor 1,8 agradou pelo funcionamento suave, com nível de vibrações mais contido que no anterior e rápido crescimento de giros. Há boas respostas em baixa rotação, mérito do variador de válvulas e da taxa de compressão mais alta, o que permite razoáveis retomadas mesmo na longa sexta marcha.

O câmbio manual tem engates macios e precisos, embora agora seja necessário puxar um anel-trava para colocar a ré, o que o anterior dispensava. Passando à versão automática as boas impressões se mantêm, associadas a uma operação de mudanças de marcha suave e decidida, com rápida atuação quando o motorista pede reduções por meio do acelerador. Uma quinta marcha seria bem-vinda, mas o novo motor lida melhor com as quatro existentes que o antigo, por ter mais torque em baixa rotação.

E assim, ao modo Toyota, o Corolla chega à linha 2012. Algum cliente da concorrência mudará para ele por causa das novidades? É pouco provável: o que elas fazem é acentuar algumas qualidades do modelo, como a economia das versões 1,8 e o conforto de uso em todos os aspectos, enquanto as sutis atualizações de estilo só devem mesmo motivar a troca de um Corolla usado por um novo. Fica por ser observado como a liderança da marca japonesa reagirá à sucessão de lançamentos na categoria e, sobretudo, à chegada do novo Civic.

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 80,5 x 88,3 mm. Cilindrada: 1.798 cm3. Taxa de compressão: 12:1. Injeção multiponto sequencial. Potência máxima: 139 cv (gas.) e 144 cv (álc.) a 6.000 rpm. Torque máximo: 18 m.kgf a 4.400 rpm (gas.) e 18,6 m.kgf a 4,800 rpm (álc.).
CÂMBIO - manual, 6 marchas, ou automático, 4 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência elétrica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção.
RODAS - 6 x 16 pol; pneus, 205/55 R 16.
DIMENSÕES - comprimento, 4,54 m; largura, 1,76 m; altura, 1,48 m; entre-eixos, 2,60 m; capacidade do tanque, 60 l; porta-malas, 470 l; peso, 1.245 kg (manual) e 1.255 kg (automático).
DESEMPENHO E CONSUMO - não disponíveis.
Dados válidos para versão GLi

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