Espaço para todos

Clique para ampliar a imagem

Respondendo a um antigo desejo do mercado, a Fiat apresenta
o Strada Cabine Dupla com bom visual e preço competitivo

Texto: Gino Brasil - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O alongamento da cabine obteve ótimo efeito visual, exceto pela peça plástica abaixo da nova janela lateral, que cobre a emenda de chapas

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Igual ao Strada conhecido na frente, o Cabine Dupla ganha dois lugares relativamente confortáveis; o teto solar sem forro deveria ser revisto

A Fiat costuma ser, dos fabricantes instalados no Brasil, o mais ágil em responder aos anseios do mercado. No entanto, desta vez o consumidor surpreendeu os próprios italianos, que viram uma oportunidade surgir em função de uma inovação da mesma marca anos atrás.

Quando foi lançado o Strada Cabine Estendida, há 10 anos, a Fiat inovou no segmento dos picapes compactos ao eliminar uma parte da caçamba e oferecer em troca um espaço interno maior, que permitia, além de mais conforto na regulagem dos bancos, a possibilidade de levar objetos que seriam de difícil acomodação em um modelo de cabine simples. O resultado, como se sabe, foi o grande sucesso dessa versão. Só que estamos no Brasil e uma coisa que o brasileiro tem é capacidade de adaptação... Como a Fiat deu o limão ao público brasileiro, a limonada foi feita.

Diversas adaptações surgiram em cima do Strada com cabine estendida, como a instalação de um banco no espaço traseiro, conferindo precárias acomodações a eventuais passageiros. A Fiat percebeu que teria ali um nicho de mercado a ser explorado e começou a desenvolver o carro lançado agora. O Strada Cabine Dupla — por enquanto disponível apenas na versão Adventure de 1,8 litro — advém da identificação de uma lacuna no mercado que, uma vez preenchida, poderia colocar a marca de Betim, MG em nova posição de destaque na categoria com uma opção exclusiva e sem concorrentes.

Para que isso acontecesse, a Fiat manteve a plataforma do Strada com entre-eixos e comprimento iguais, contendo os custos de desenvolvimento e produção. Com isso, o que se ganha no habitáculo, perde-se na caçamba — mas isso não parece ser um problema. Com a cabine 25 centímetros mais longa que a estendida e 55 cm maior que a simples, o Cabine Dupla mantém uma pequena caçamba com uma área de 1,4 m² e capacidade de 580 litros até a borda, redução de 30% sobre os 830 da versão estendida. A capacidade de carga é pouco inferior, 650 kg, ao passo que a versão estendida leva 685 kg e a simples 705 kg. A vantagem de ter a caçamba, frente a uma perua — como a Palio Adventure —, é a altura e o vão livre do compartimento. Sem a roda dianteira e com a traseira apoiada na tampa, duas bicicletas podem ser colocadas ali. E a tampa tem fácil remoção para qualquer eventualidade.

O banco traseiro oferece conforto até que surpreendente. Com largura de 1,25 metro ao nível dos ombros, é capaz de levar somente duas pessoas, sendo bem complicado instalar um terceiro ocupante — por isso só foram previstos dois cintos, do tipo retrátil de três pontos, o que configura o novo Strada como veículo de quatro lugares. O espaço para as pernas não é um exemplo, nem faz lembrar a boa acomodação que sempre foi uma marca registrada dos Fiats. No entanto, a altura do banco traseiro em relação ao solo é perfeita, não deixando os passageiros com os joelhos dobrados em posição desconfortável, e ainda sobra um bom espaço para a cabeça.

A distância para os bancos dianteiros, mesmo regulados para um motorista com 1,75 m de altura, não é pior que a encontrada em picapes maiores como S10 e L200. A inclinação do encosto não causa desconforto em trajetos curtos, podendo incomodar um pouco em viagens mais longas. Importante notar que sentar no banco traseiro não transmite uma sensação claustrofóbica, pois o banco está bem colocado e as janelas fornecem boa visibilidade. Apenas o acesso a ele é algo desconfortável, pois só há duas portas (as do Palio de três portas, como em todo Strada), mas os assentos dianteiros se dobram junto do encosto para aumentar o vão livre e, quando voltam ao lugar, reassumem a regulagem anterior.

O teto solar que já equipava como opcional o picape de cabine estendida continua disponível, agora com uma ressalva: por não ter forro, resulta em incômoda incidência de sol sobre os passageiros do banco traseiro, espaço onde na outra versão só se colocavam bagagens. Com um investimento pouco maior, a Fiat poderia ter adotado um teto solar como os de automóveis, com vão de abertura mais à frente, sistema corrediço e forro interno. O próprio mecanismo de abertura do teto, que o faz levantar por um botão giratório um tanto pesado (não é possível fazê-lo correr para trás), não é conveniente de usar. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 30/6/09

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados