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A versão básica compartilha as novidades estéticas do Sporting e também oferece o câmbio automatizado, que eleva o preço do Stilo em R$ 2.490

Como é habitual em automáticos e automatizados, o câmbio faz reduções por si mesmo quando a velocidade cai abaixo do mínimo de cada marcha, qualquer que seja o modo de uso, de modo que o motor nunca "morre" por esse motivo. Já as trocas ascendentes em modo manual só ocorrem se o motorista comandar — de outra forma o motor permanece no regime máximo, cerca de 6.500 rpm. Este comportamento peculiar, visto em poucos automáticos, é preferido por muitos por evitar a troca ascendente em condições indesejadas, como ao levar o motor ao limite antes de uma curva.

Ao se pisar no acelerador a 100% em modo manual ocorrem reduções automáticas, mas é possível retomar velocidade em marcha alta se o pedal for movimentado devagar e não até o fim. Em modo automático a situação é diferente: um movimento gradual já pode ser entendido como pedido de redução e, se a pisada for total e abrupta, a caixa reduz até três marchas de uma vez. É possível comandar o mesmo número de reduções por meio da alavanca seletora ou das borboletas.

De resto, o Stilo Sporting impressionou bem no autódromo, mesmo que se trate de versão esportiva só na aparência. O desempenho do motor flexível, de 112 cv com gasolina e 114 com álcool, é adequado e há boa disposição desde baixas rotações. Apenas incomoda o nível de ruído e vibração acima de 5.000 rpm, situação que não se repete com freqüência no uso normal. O comportamento dinâmico transmite confiança, com ótima aderência dos pneus 215/50-17, saída de frente dentro do aceitável e pouca tendência a escapar de traseira quando se deixa de acelerar em curva. Mas seria bom ter maior carga de amortecedores para conter os movimentos da carroceria nesse tipo de uso.

A isso se soma um pacote farto em equipamentos de conforto. A versão básica, que parte de R$ 51.270 (ou R$ 53.760 com o Dualogic), já traz de série ar-condicionado, direção assistida elétrica, computador de bordo, configurador de funções, rádio/CD/MP3, controlador de velocidade, rodas de alumínio de 16 pol, faróis de neblina, volante ajustável em altura e distância, banco traseiro bipartido e controle elétrico dos vidros dianteiros, travas e retrovisores.

Os opcionais incluem ar-condicionado automático com duas zonas de ajuste, freios antitravamento (ABS), bolsas infláveis frontais, rádio Connect, teto solar amplo (Sky Window) com comando elétrico, banco traseiro reclinável e com ajuste em distância, revestimento em couro, sensor de estacionamento na traseira, faróis e limpador de pára-brisa automáticos e retrovisor interno fotocrômico. As alavancas de troca atrás do volante custam R$ 670, mas estão vinculadas a ABS, controle de tração e bolsas infláveis, em um total de R$ 3.629.

A versão Sporting, de R$ 59.440 (ou R$ 61.930 com o novo câmbio), adiciona de série ar-condicionado automático, rodas de 17 pol, rádio Connect, teto solar, defletor traseiro e outros detalhes visuais. Além dos opcionais restantes do básico, pode receber acabamento em dois tons de couro, bolsas infláveis laterais (dianteiras e traseiras) e cortinas.

O Stilo foi o último hatch médio do mercado a oferecer mudanças de marcha e comando de embreagem automáticos, mas o fez com brilho. O câmbio Dualogic é mais leve e eficiente que os automáticos, trabalha bem nos dois modos de operação e acarreta, sem as borboletas opcionais, apenas a metade do acréscimo de preço de alguns automáticos concorrentes. É mais uma prova de que as caixas automatizadas, apesar do atraso, chegam aos carros nacionais para ficar.

Ficha técnica
Stilo Sporting Dualogic
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 80,5 x 88,2 mm. Cilindrada: 1.796 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 112 cv (gas.) e 114 cv (álc.) a 5.500 rpm. Torque máximo: 17,8 m.kgf (gas.) e 18,5 m.kgf (álc.) a 2.800 rpm.
CÂMBIO - manual automatizado, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco (opcional); antitravamento (ABS) opcional.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência elétrica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção.
RODAS - 7 x 17 pol; pneus, 215/50 R 17.
DIMENSÕES - comprimento, 4,253 m; largura, 1,756 m; altura, 1,54 m; entreeixos, 2,60 m; capacidade do tanque, 58 l; porta-malas, 380 l (de 350 a 430 l com banco traseiro ajustável); peso, 1.235 kg.
Desempenho e consumo
  gasolina álcool
Velocidade máxima 188 km/h 190 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,8 s 10,6 s
Consumo em cidade 12,0 km/l 8,2 km/l
Consumo em estrada 16,3 km/l 11,2 km/l
Dados do fabricante

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