Best Cars Web Site
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Instrumentos brancos, puxador de porta mais adequado, três tons e texturas no painel: melhorias no interior

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Ao espaçoso banco traseiro o Sandero soma um bom porta-malas de 320 litros, o maior dos carros pequenos

O Sandero é oferecido em três versões de acabamento: Authentique, mais simples; Expression, intermediária; e a topo da gama Privilège. Os motores são os já conhecidos de 1,0 litro e 16 válvulas, 1,6 litro e oito válvulas e 1,6 16V, todos flexíveis. Authentique e Expression podem ter os motores 1,0 16V e 1,6, e o Privilège, somente os 1,6 de oito e 16 válvulas. Em qualquer caso, o preço é convidativo: o Authentique 1,0 16V começa em R$ 30.000 e com motor 1,6 custa R$ 2.000 a mais. Mas é enxuto ao extremo, apenas com imobilizador de motor, conta-giros e vidros verdes. O ajuste de retrovisores é "digital", com os dedos na lente... O chamado Pack Plus (ar quente, limpador e desembaçador traseiros, retrovisores com regulagem interna e calotas) custa R$ 1.000 ou, somado ao ar-condicionado, R$ 4.600.

O Expression parte de R$ 33.390 (1,0 16V) e vai a R$ 35.390 (1,6). Acrescenta direção assistida, banco do motorista ajustável em altura, terceira luz de freio, acabamento superior no painel e nas portas e os opcionais do Authentique. Pode receber o Expression Pack (ar-condicionado, controle elétrico dos vidros dianteiros e travas, comando remoto de travas), por R$ 4.000, ou este pacote e bolsas infláveis frontais a R$ 5.500.

O Privilège custa R$ 41.190 (1,6) e R$ 43.790 (1,6 16V) e acrescenta ar-condicionado, alarme, rodas de 15 pol, computador de bordo, faróis de neblina, controle elétrico dos quatro vidros, travas e retrovisores. A primeira oferece apenas bolsas infláveis, a R$ 1.500, enquanto a 16V pode vir com o Pack Segurança (as bolsas, freios antitravamento ABS e volante revestido de couro) a R$ 2.900. Nota-se que, ao contrário do Logan, a Renault trabalhou forte no preço do 1,6 de oito válvulas. A garantia de três anos ou 100.000 km é a mesma do sedã.

Interior melhorado   O espaço interno é um dos pontos altos do Sandero, apesar dos 4 cm a menos entre eixos. O acabamento melhorou em relação ao do Logan. O painel recebeu plásticos em três tonalidades e três texturas diferentes, sendo um mais escuro e áspero na estrutura do painel, um mais elaborado com outra cor na faixa do centro e, por último, um acabamento prateado na parte central. Ressalvas: o controle elétrico dos vidros tem botões no console (os traseiros também), e não nas portas, e o rádio/CD com MP3 do Privilège poderia ter melhor qualidade.

Nas portas dianteiras o Sandero ganhou um novo puxador, mais prático. O Authentique, porém, mantém a incômoda peça do Logan para encaixe dos dedos. Junto do revestimento em padrão camurça nas portas e em veludo nos bancos (semelhante ao de carros mais caros da marca), a versão Privilége consegue aspecto de maior sofisticação. O quadro de instrumentos teve a inclusão de fundo branco e aros cromados no velocímetro e no conta-giros. O revestimento varia conforme a versão, mas a análise das demais ficou prejudicado, pois a Renault exibiu apenas a Privilège no evento de lançamento em Florianópolis, SC.

Em virtude dessa escolha, só foi possível experimentar o carro com os motores 1,6. Isso evidencia que a Renault quer favorecer as vendas dessas versões, sobretudo a de oito válvulas, que de início responde pela metade da produção (o 1,0 fica com 30%, e o 1,6 16V, com 20%). O motor 1,6 16V produz potência de 107/112 cv e torque de 15,1/15,5 m.kgf (gasolina e álcool), mais que suficientes para um carro que pesa 1.087 kg. Associado a um conjunto de suspensão muito bem acertado, o motor dá ao Sandero excelente dirigibilidade. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados