Pouca circunstância

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O Renault Sandero 2012 traz menos novidades do que se esperava,
mas ganha aspecto atualizado e algumas melhorias no interior

Texto: Fabrício Samahá e Paulo de Araújo - Fotos: divulgação

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A frente com grade fechada é a maior alteração; os faróis não evoluíram e a traseira ganha só novas lanternas, em uma reforma um tanto tímida

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Instrumentos com nova grafia vêm em toda a linha; no Sandero Stepway (embaixo), para-choque simula um quebra-mato e os faróis são escuros

Foi um caso de muita pompa para pouca circunstância — reunir a imprensa especializada em Florianópolis, SC, para dirigir um carro sem qualquer novidade técnica —, mas o empenho se justifica pela importância do produto para a marca: no ano passado o Sandero respondeu por 43% das vendas da Renault, índice que pode até subir depois da renovação de estilo e interior apresentada agora.

A reforma visual tentou dar um ar atualizado ao hatch compacto, com alguma ligação ao Fluence, sem acarretar altos custos. Na frente, tudo se resumiu a faróis, para-choque e grade, em que as antigas tomadas de ar foram fechadas — agora a admissão se faz apenas por vãos mais embaixo. Como o capô é o mesmo, dois vincos que ligavam as pontas dos faróis a elementos da grade perderam o sentido. Os faróis em si continuam com refletor único, medida de economia que poderia ter sido repensada em nome da segurança, e as luzes de direção passaram de seu lado externo para o interno.

A versão Stepway teve remodelado o elemento plástico do para-choque, que simula um quebra-mato, e continua com máscaras negras nos faróis. Na traseira, toda a linha vem com o nome do modelo abaixo do emblema da Renault, no centro da tampa, e novas lanternas — que, assim como os faróis, foram refeitas sem alterar seu formato, para não exigir intervenções na carroceria.

A Renault aproveitou para efetuar modificações há muito aguardadas no interior, como painel com textura mais agradável e botões de controle elétrico dos vidros nas portas em vez de no painel. Outras novidades são rádio/toca-CDs/MP3 de tamanho maior, com conexões USB e para Ipod e interface Bluetooth para telefone celular; volante regulável em altura, vinculado a direção assistida; comando interno do bocal do tanque de combustível, comandos de ventilação redesenhados, instrumentos com nova grafia, alerta para baixo nível de gasolina no reservatório de partida a frio, novos padrões de revestimento e melhorias no isolamento acústico.

O Sandero 2012 mantém as opções de acabamentos e motores do anterior, exceto pela série especial GT-Line, que expirou e não foi relançada. A versão de entrada Authentique (preço sugerido de R$ 28.700) tem motor de 1,0 litro e 16 válvulas e interior bastante simples, sem equipamentos dignos de menção. A Expression, que deve representar metade das vendas do modelo, custa R$ 32 mil com o mesmo motor e R$ 35 mil com o de 1,6 litro e oito válvulas. Traz direção assistida, banco do motorista e volante reguláveis em altura, rodas de 15 pol (com motor 1,6) e detalhes com acabamento na cor cinza.

O Privilège, ao preço de R$ 40 mil, vem com motor 1,6 e acrescenta ar-condicionado, controle elétrico dos vidros (quatro), travas e retrovisores; rádio/CD/MP3, banco traseiro bipartido, rodas de alumínio, faróis de neblina e computador de bordo. Completa a gama o "aventureiro" Stepway, de R$ 42.600, único a ter o motor de 1,6 litro e 16 válvulas. A versão traz suspensão elevada, decoração externa e interna específica e rodas de alumínio de 16 pol de série, mas alguns itens do Privilège, como controle elétrico dos vidros traseiros e o rádio, são opcionais.

Ao avaliar um Stepway na região da capital de Santa Catarina, o Best Cars já sabia o que esperar: um carro de projeto simples, sem grande preocupação com acabamento, mas que transmite robustez e — no caso dessa versão, dotada do motor mais potente da linha — agrada pelo desempenho. Foi o que ele nos confirmou, e nem poderia ser diferente. Alterações técnicas de que a imprensa cogitou, como aumento de potência no motor de oito válvulas e opção de câmbio automático, não se confirmaram (por isso não é publicada aqui a ficha técnica, igual à dos anos anteriores).

As alterações internas são bem-vindas e contribuem para afastar o Sandero de suas origens modestas, já que ele é derivado do Logan — modelo que surgiu com ênfase no baixo custo de desenvolvimento e fabricação. Mesmo assim, o ambiente está longe de parecer luxuoso. O nível de ruído agora está em patamar adequado para a categoria e, claro, conveniências como o sistema Bluetooth são muito apreciadas nessa era digital.

Foi uma reforma mais tímida do que deveria? Certamente. Mas a Renault parece acreditar que será o bastante para se defender de novas ameaças, como os modelos chineses, e manter a competitividade de seu carro-chefe.

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Nas fotos do Stepway, detalhes como as lanternas, rádio com Bluetooth, novos tecidos, os instrumentos e os comandos de vidros, agora nas portas

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Data de publicação: 10/5/11

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