


No uso fora-de-estrada, o
Range Rover não deixa dúvida da capacidade de ir a qualquer lugar,
mantendo um padrão de conforto difícil de igualar


Seria um desperdício para
quem só precisa de um automóvel, mas dá prazer dirigir esse utilitário
que honra todas as tradições de seu nome
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No
trânsito urbano, com atenção a suas
dimensões incomuns, o "Rolls-Royce dos 4x4" se sai muito bem. A
suspensão a ar mantém um rodar confortável, com excelência na absorção
de pequenos impactos; já deslocamentos maiores
das rodas são amortecidos com maior carga do que seu requinte faria
esperar. Talvez fosse o caso de adotar um controle eletrônico, com
diferentes modos de ação, também para o amortecimento. Outra ressalva é
que, para entrada dos ocupantes, seria ideal poder rebaixar ainda mais a
carroceria.
Esses inconvenientes desaparecem no uso em estrada, onde o Range Rover
parece capaz de esgotar o tanque de 101 litros de combustível sem que os
passageiros se cansem. Ruídos são mantidos fora da cabine, salvo aqueles
de natureza aerodinâmica quando a velocidade supera em muito os limites
legais. Em percursos sinuosos, porém, nosso desejo de uma suspensão mais
baixa voltava: mesmo que o veículo tenha boa capacidade de efetuar
curvas e conte com todo o aparato eletrônico para tirar o motorista de
apuros, o fato de se estar longe demais do solo acentua a impressão de
instabilidade.
Como não há sentido — embora muitos o façam — em escolher um Range Rover
só para rodar por asfalto, rodamos mais de 100
quilômetros por terra em trechos irregulares, de
baixa velocidade, e outros com muitas pedras, mas que permitiam
deslocamento rápido.
Nos pisos irregulares, a suspensão manteve excepcional conforto, mesmo com os pneus de perfil algo baixo (255/50 R 20), e o
modo para relva, gravilha ou neve do Terrain Response mostrou-se
acertado, tendo indicado no painel em alguns momentos o bloqueio do diferencial
central. Nas descidas íngremes o HDC
facilitou bastante a condução e, usando os freios com intensidade, a
calibração do ABS revelou-se ideal, sem
pulsação excessiva ou liberação inesperada de frenagem.
O melhor mesmo foi o trecho mais veloz, em que o Range Rover devorou
quilômetros com a mesma facilidade de uma estrada asfaltada, absorvendo
todas as irregularidades e mantendo o ambiente interno em pleno conforto
— e sem a infiltração de um grama de pó. Talvez não fosse o primeiro a
chegar em um rali como o Dakar, mas certamente seus ocupantes sairiam
dele bem menos fatigados que os adversários.
Um grande utilitário esporte, sem dúvida, até para quem precisa apenas
de um automóvel. Embora sua compra, a nosso ver, só faça sentido para
quem tiver utilidade para tantos aparatos fora-de-estrada — por exemplo,
os que viajam com frequência até sítios de difícil acesso —, é inegável
que os SUVs conquistaram adeptos por seu porte robusto e sua sensação de
segurança. E, para os que participam desse grupo, o Range Rover Vogue
Autobiography revelou estar mesmo no ápice da categoria. No topo do
mundo. |
MOTOR -
longitudinal,
8 cilindros em V; bloco e
cabeçotes de alumínio; duplo comando nos cabeçotes com variador
de tempo, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 92,5 x 93 mm. Cilindrada:
4.999
cm3. Taxa de compressão: 9,5:1. Potência máxima: 510 cv de 6.000
a 6.500 rpm. Torque máximo: 63,7 m.kgf de 2.500 a 5.500 rpm.
Injeção direta, compressor.
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CÂMBIO
- automático, 6 marchas; tração integral permanente. Relações:
ND.
Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 9; 2ª) 16; 3ª) 25;
4ª) 34; 5ª) 44; 6ª) 56. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, 380 mm ø;
traseiros a disco ventilado, ø ND; antitravamento (ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica;
diâmetro de giro, 10,9 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, molas pneumáticas,
estabilizador; traseira, independente, multibraço, molas
pneumáticas, estabilizador. |
RODAS
- 20 pol; pneus, 255/50 R 20. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,972 m; largura, 1,956 m; altura, 1,865 m; entre-eixos,
2,88 m; bitolas, ND; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,38; capacidade do tanque,
101 l; porta-malas,
994 l (até o teto); peso, 2.605 kg. |
GARANTIA - 3
anos ou 100 mil km; informações de
fábrica, 0800 0122733. |
CARRO AVALIADO - Ano-modelo, 2011;
pneus, Continental Cross Contact; quilometragem inicial,
3.000 km. |
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