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O modo 4x4, à esquerda, mostra informações sobre transmissão e suspensão; as cinco câmeras ao redor são muito úteis em locais apertados
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No uso fora-de-estrada, o Range Rover não deixa dúvida da capacidade de ir a qualquer lugar, mantendo um padrão de conforto difícil de igualar

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Seria um desperdício para quem só precisa de um automóvel, mas dá prazer dirigir esse utilitário que honra todas as tradições de seu nome

No trânsito urbano, com atenção a suas dimensões incomuns, o "Rolls-Royce dos 4x4" se sai muito bem. A suspensão a ar mantém um rodar confortável, com excelência na absorção de pequenos impactos; já deslocamentos maiores das rodas são amortecidos com maior carga do que seu requinte faria esperar. Talvez fosse o caso de adotar um controle eletrônico, com diferentes modos de ação, também para o amortecimento. Outra ressalva é que, para entrada dos ocupantes, seria ideal poder rebaixar ainda mais a carroceria.

Esses inconvenientes desaparecem no uso em estrada, onde o Range Rover parece capaz de esgotar o tanque de 101 litros de combustível sem que os passageiros se cansem. Ruídos são mantidos fora da cabine, salvo aqueles de natureza aerodinâmica quando a velocidade supera em muito os limites legais. Em percursos sinuosos, porém, nosso desejo de uma suspensão mais baixa voltava: mesmo que o veículo tenha boa capacidade de efetuar curvas e conte com todo o aparato eletrônico para tirar o motorista de apuros, o fato de se estar longe demais do solo acentua a impressão de instabilidade.

Como não há sentido — embora muitos o façam — em escolher um Range Rover só para rodar por asfalto, rodamos mais de 100 quilômetros por terra em trechos irregulares, de baixa velocidade, e outros com muitas pedras, mas que permitiam deslocamento rápido.

Nos pisos irregulares, a suspensão manteve excepcional conforto, mesmo com os pneus de perfil algo baixo (255/50 R 20), e o modo para relva, gravilha ou neve do Terrain Response mostrou-se acertado, tendo indicado no painel em alguns momentos o bloqueio do diferencial central. Nas descidas íngremes o HDC facilitou bastante a condução e, usando os freios com intensidade, a calibração do ABS revelou-se ideal, sem pulsação excessiva ou liberação inesperada de frenagem.

O melhor mesmo foi o trecho mais veloz, em que o Range Rover devorou quilômetros com a mesma facilidade de uma estrada asfaltada, absorvendo todas as irregularidades e mantendo o ambiente interno em pleno conforto — e sem a infiltração de um grama de pó. Talvez não fosse o primeiro a chegar em um rali como o Dakar, mas certamente seus ocupantes sairiam dele bem menos fatigados que os adversários.

Um grande utilitário esporte, sem dúvida, até para quem precisa apenas de um automóvel. Embora sua compra, a nosso ver, só faça sentido para quem tiver utilidade para tantos aparatos fora-de-estrada — por exemplo, os que viajam com frequência até sítios de difícil acesso —, é inegável que os SUVs conquistaram adeptos por seu porte robusto e sua sensação de segurança. E, para os que participam desse grupo, o Range Rover Vogue Autobiography revelou estar mesmo no ápice da categoria. No topo do mundo.

Ficha técnica

MOTOR - longitudinal, 8 cilindros em V; bloco e cabeçotes de alumínio; duplo comando nos cabeçotes com variador de tempo, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 92,5 x 93 mm. Cilindrada: 4.999 cm3. Taxa de compressão: 9,5:1. Potência máxima: 510 cv de 6.000 a 6.500 rpm. Torque máximo: 63,7 m.kgf de 2.500 a 5.500 rpm. Injeção direta, compressor.

CÂMBIO - automático, 6 marchas; tração integral permanente. Relações: ND. Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 9; 2ª) 16; 3ª) 25; 4ª) 34; 5ª) 44; 6ª) 56.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 380 mm ø; traseiros a disco ventilado, ø ND; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,9 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, molas pneumáticas, estabilizador; traseira, independente, multibraço, molas pneumáticas, estabilizador.
RODAS - 20 pol; pneus, 255/50 R 20.
DIMENSÕES - comprimento, 4,972 m; largura, 1,956 m; altura, 1,865 m; entre-eixos, 2,88 m; bitolas, ND; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,38; capacidade do tanque, 101 l; porta-malas, 994 l (até o teto); peso, 2.605 kg.
GARANTIA - 3 anos ou 100 mil km; informações de fábrica, 0800 0122733.
CARRO AVALIADO - Ano-modelo, 2011; pneus, Continental Cross Contact; quilometragem inicial, 3.000 km.

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