

O acabamento interno é simples,
mas o motorista encontra boa posição e, com opcionais, o picape traz os
itens de conveniência mais comuns



Se a potência não é muita, o
motor de 1,4 litro permite usá-la com ruído e vibrações contidos; o
rodar confortável constitui ponto alto do Hoggar |
Rodar de automóvel
A Peugeot optou por oferecer a versão XR apenas com o motor de 1,4 litro
e oito válvulas, talvez baseada na grande aceitação do concorrente mais
vendido — o Fiat Strada — com propulsor semelhante. Se à primeira vista
os 80/82 cv (gasolina e álcool, na ordem) e 12,85 m.kgf podem parecer
insuficientes para um picape que chega a 1,8 tonelada quando carregado,
o fato é que o pequeno motor surpreende.
Sua boa disposição desde baixas rotações traz desenvoltura ao Hoggar,
mesmo sem se usar com frequência a alavanca de câmbio — não que isso
constitua problema, pois os engates são muito suaves, e o pedal de
embreagem, levíssimo. Além disso, por seu funcionamento suave, isento de
vibrações, o motorista pode explorar as altas rotações sem a sensação de
esforço anormal, o oposto do que acontece no Strada. Em uso rodoviário o
regime do motor é moderado, e o nível de ruído, bem aceitável para o
tipo de veículo. O engate simples da marcha à ré, sem anel-trava, traz
conveniência.
O Hoggar é o único picape leve, hoje, com suspensão independente na
traseira, o que a Fiat usou até 1994 em seus Fiorinos das linhas 147 e
Uno, para dar lugar ao eixo rígido. Contudo, o sistema da Peugeot não
guarda relação com aquele McPherson com feixe de molas transversal da
marca de Betim, MG. Com braços arrastados e barras de torção, o conjunto
cedido pelo furgão Partner
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e similar em conceito ao da linha 207
—
tem vantagens sobre os eixos rígidos e de torção, usados pelos
concorrentes, como a total independência entre as rodas e a montagem
compacta, que libera espaço na caçamba.
Com um acerto dos melhores, o picape consegue um rodar confortável como
poucas vezes se viu na categoria. A sensação é mesmo de automóvel, ainda
que um pouco mais firme na traseira, e o comportamento em curvas está de
muito bom nível. Os pneus Pirelli Scorpion ATR mostram escolha acertada
no tipo cidade/campo e na medida 175/70 R 14, em que as laterais altas
contribuem para absorver impactos sem se dobrar em demasia nas curvas.
Os freios é que poderiam evoluir: os dianteiros usam discos não
ventilados, que podem se superaquecer em situações de maior exigência
(não ocorreu na avaliação, mas o picape rodou com pouco peso), e falta
opção de sistema antitravamento (ABS).
O conteúdo de série do Hoggar XR inclui direção assistida e faróis de
neblina, enquanto os controles elétricos, travamento automático das
portas em movimento, ar-condicionado e bolsa inflável para o motorista
são opcionais. O preço básico de R$ 35.350 (que passa a R$ 40.250) com
tais opções e pintura metálica) é bastante competitivo aos de Chevrolet
Montana LS 1,4 (R$ 32.374 sem direção assistida), Fiat Strada Trekking
1,4 (R$ 36.890), o pacote intermediário do Ford Courier L 1,6 (R$
35.115) e Volkswagen Saveiro Trend 1,6 (R$ 33.390, também sem direção
assistida).
E o modelo da Peugeot talvez seja o que transmite maior sensação de
automóvel ao rodar, o que agrada em especial a quem roda de picape por
necessidade e não por opção. Por esse aspecto, o último a chegar está
mesmo entre os primeiros. |
MOTOR
- transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote,
2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 75 x 77 mm.
Cilindrada: 1.360 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Injeção
multiponto sequencial. Potência máxima: 80 cv (gas.) e 82 cv (álc.) a
5.250 rpm. Torque máximo: 12,85
m.kgf a 3.250 rpm. |
CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. |
FREIOS
- dianteiros a disco; traseiros a tambor. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente McPherson; traseira, independente, braço
arrastado. |
RODAS
- 14 pol; pneus, 175/70 R 14. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,526 m; largura, 1,668 m; altura, 1,524 m;
entre-eixos, 2,745 m; capacidade do tanque, 55 l; caçamba, 1.151
l; capacidade de carga, 660 kg; peso, 1.135 kg. |
DESEMPENHO - velocidade
máxima, 156 km/h; aceleração
de 0 a 100 km/h, 14,4 s. |
Dados do fabricante; consumo
não disponível |
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