


Mais de 1.500 kg de peso deixam
o 408 com pouca desenvoltura, mas seria melhor se a caixa automática não
tivesse apenas quatro marchas

Todas as versões trazem
rádio/CD com MP3 e interface Bluetooth para celular; na opção Allure o
ar-condicionado perde o ajuste automático |

Mesmo que o motor 2,0 entregue bons valores de potência
e torque, sua concentração em altos regimes, o peso muito elevado do
carro (até 1.527 kg, caso do Griffe) e o câmbio
de quatro marchas resultam em pouca desenvoltura, como constatado na
avaliação de quase 90 km em ruas e estradas do Rio de Janeiro, RJ. O mesmo motor teria
rendimento melhor se houvesse cinco ou seis marchas, pois diminuiria a
grande queda de rotação a cada mudança ascendente ou, nas reduções, o
aumento de giros — e de ruído e vibração. Como no 307, a caixa permite
operação manual pela alavanca e dispõe de modos normal, esportivo e de
baixa aderência.
O carro também não inova em chassi, em que as suspensões seguem a
fórmula tradicional e já conhecida do 307 ou do C4: McPherson à frente e
por eixo de torção atrás. Sua calibração consegue equilibrar bem
conforto e estabilidade, mas a absorção de irregularidades poderia ser
melhor na versão Feline avaliada, que usa pneus largos e de perfil
baixo, 225/45 R 17. Os freios mostram-se bem dimensionados e a direção
tem peso correto em baixa e alta velocidade.
O 408 não terá vida fácil, pois encontra um segmento com várias fortes
opções, dos modelos consagrados das marcas japonesas aos bem-equipados
compatriotas da Renault e da Citroën — também de origem francesa e
feitos na Argentina. O que hoje pode ser um ponto contra, o desempenho,
tem tudo para se tornar um destaque quando estiver disponível o motor
1,6 turbo, ainda que apenas na versão de topo. E dessa vez, com um carro
maior e de linhas bem mais harmoniosas, a Peugeot reúne os atributos
certos para alcançar o êxito que não teve com o 307 Sedan. |
MOTOR
- transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote,
4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 85 x 88 mm.
Cilindrada: 1.997 cm3. Taxa de compressão: 10,8:1. Injeção
multiponto sequencial. Potência máxima: 143 cv a 6.250 rpm (gas.)
e 151 cv a 6.000 rpm (álc.). Torque máximo: 20
m.kgf (gas.) e 22 m.kgf (álc.) a 4.000 rpm. |
CÂMBIO
- automático, 4 marchas; tração dianteira. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento
(ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência eletroidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção. |
RODAS
- 17 pol; pneus, 225/45 R 17. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,69 m; largura, 1,815 m; altura, 1,519 m;
entre-eixos, 2,71 m; capacidade do tanque, 60 l; porta-malas, 562
l; peso, 1.527 kg. |
DESEMPENHO - velocidade
máxima, 208 km/h; aceleração
de 0 a 100 km/h, 11,9 s. |
Dados do fabricante para
versão Griffe; consumo
não disponível |
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