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No asfalto, motor silencioso e boas respostas do câmbio; na terra, uma suspensão valente e confortável, mesmo inalterada da Livina comum

Na estrada   Ao dirigir a X-Gear, a sensação só poderia ser a mesma da Livina convencional. A versão que avaliamos, com motor 1,8 e câmbio automático, trazia revestimento de couro dos bancos com acabamento plissado (enrugado), que não existe na versão convencional — apenas na alongada, Grand Livina —, mas faz falta a regulagem de altura, assim como da ancoragem superior dos cintos de segurança. O bom equipamento original de áudio toca MP3, mas não traz controle no volante, solução hoje já adotada em veículos mais simples. O volante de couro com detalhe em aço escovado é agradável ao toque.

O roteiro de avaliação foi muito bem escolhido e variado, com Marginal congestionada, rodovia Castelo Branco, estradas vicinais e até um pequeno trecho de terra. Como esperado, os pneus originais 185/65 R 15 nem podem ouvir falar em terra, pois perdem aderência com facilidade. Um modelo de uso misto seria bem-vindo para essa finalidade, mas a Nissan deve ter observado que os motoristas de carros "aventureiros" raramente saem do asfalto. Em compensação, o rodar é confortável e um mergulho em “cratera” encoberta pela poeira dos outros carros, com direito a pequena decolagem ao sair, mostrou que o carro responde muito bem a pisos irregulares, sem encostar nenhuma parte no chão, graças ao bom vão livre de 16,5 centímetros (o mesmo da Livina “civil”) e à suspensão bem acertada. Nesse momento surgiu um dos pontos altos (literalmente) das minivans: não batemos a cabeça no teto.

Algo que chama atenção é o funcionamento silencioso do motor. Em rodovia, em quarta marcha, só se ouve o ruído da unidade Nissan de 1,8 litro (a mesma do Tiida) ao se afundar o pé no acelerador. A retomada de velocidade é muito boa e a rotação em viagem é moderada. O torque máximo (17,5 m.kgf) aparece em alta rotação, mas 90% dele já estão disponíveis a 2.400 rpm. Alguns detalhes interessantes vieram da Grand Livina, como a chave que pode ficar no bolso do motorista. A menos de 80 cm do carro, o sensor da chave envia um sinal interpretado por um receptador que habilita o carro a funcionar. Assim, não é preciso tirar a chave do bolso para abrir as portas ou o porta-malas e dar a partida por um comando giratório.

O apelo da “aventura” dominou o marketing da última década. Nunca se vendeu tanto equipamento para montanhismo; no entanto, o universo de praticantes continua estável. É a busca de imagem, em que se adere a uma característica para se enturmar. Nesse sentido, os veículos com pinta de aventura emprestam uma imagem menos comportada a seus ocupantes. Outra estratégia é atrair o público jovem, que vê na minivan a oportunidade de transportar todo equipamento para uma viagem sem deixá-lo exposto a intempéries, como ocorre em picapes. Sem rebater o banco traseiro, o porta-malas comporta 449 litros, que passam de 700 litros quando o banco é rebatido. E, ao contrário daquela que deverá ser sua maior concorrente (a Fiat Idea Adventure), a Livina mantém o estepe dentro do compartimento, sem apelar para uma improvisada montagem externa que dá trabalho a cada vez que se deseja acesso à carga.

Está evidente que se trata de um carro criado a partir do pessoal do marketing. Segundo a Nissan, o conceito da X-Gear é mostrar ao mundo que a família que está a bordo não é igual às outras... pelo menos enquanto as outras não estiverem todas de carros "aventureiros".

Ficha técnica
    1,6 manual 1,8 automática
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 79,5 x 80,5 mm 84 x 81,1 mm
Cilindrada 1.598 cm3 1.798 cm3
Taxa de compressão 10:1 9,9:1
Potência máxima 104 (gas.) e 108 cv (álc.)
a 5.750 rpm
125 (gas.) e 126 cv (álc.)
a 5.200 rpm
Torque máximo 14,9 (gas.) e 15,3 m.kgf (álc.)
a 3.750 rpm
17,5 m.kgf a 4.800 rpm
Alimentação injeção multiponto sequencial
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração manual, 5 / dianteira automático, 4 / dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a tambor
Antitravamento (ABS) sim (versão SL)
DIREÇÃO
Assistência e diâmetro de giro elétrica / ND
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente, McPherson / eixo de torção
RODAS
Rodas e pneus 15 pol / 185/65 R 15
DIMENSÕES
Comprimento, largura, altura e entre-eixos 4,18 m / 1,69 m / 1,57 m / 2,60 m
Capacidade do tanque e portamalas 50 l / 449 l (769 l com banco rebatido)
Peso 1.159 kg (SL: 1.181 kg) 1.172 kg (SL: 1.193 kg)
Desempenho e consumo
  1,6 manual 1,8 automática
  gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 180 km/h 183 km/h 181 km/h 182 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,1 s 11,7 s 10,7 s 10,8 s
Consumo em cidade 12,8 km/l 7,7 km/l 11,6 km/l 7,0 km/l
Consumo em estrada 17,5 km/l 10,5 km/l 17,2 km/l 10,3 km/l
Dados do fabricante

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