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Frontier com visto concedido

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Com o início da produção no Brasil, a Nissan mantém as boas
qualidades do picape e agrega versões e opções de motores

Texto: Gino Brasil - Fotos: divulgação

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A versão LE é a de topo, com elementos fora-de-estrada na aparência, acabamento superior e opção de câmbio automático de cinco marchas

No fim do ano passado a Nissan lançou no Brasil o picape Frontier remodelado. Com novo desenho e mecânica aprimorada, o utilitário era importado da Tailândia, um meio de ganhar tempo e responder ao lançamento de modernos concorrentes como o Toyota Hilux e o Mitsubishi L200 Triton. As vendas superaram a expectativa da fábrica e chegaram a cerca de 5.000 unidades. Assim, as informações que circularam logo após o lançamento se confirmaram e o picape agora começa a ser fabricado em território nacional, em São José dos Pinhais, PR, no lugar da antiga geração. E isso trouxe algumas boas notícias.

A primeira delas é que o veículo ganha mais duas versões de acabamento e traz duas opções de motor, além da escolha de tração traseira ou temporária nas quatro rodas e, como já ocorria com o modelo tailandês, duas opções de câmbio. Além disso, passou a vir equipado em todas as versões com pára brisa degradê, rodas de alumínio de 16 pol com pneus 255/70, chave na tampa da caçamba (havia no modelo antigo, mas não na versão tailandesa) e uma alteração no ângulo do encosto do banco traseiro. Agora o encosto tem ângulo de 23°, frente ao de 18° do picape importado, o que somado ao maior entreeixos da categoria proporciona aos passageiros traseiros bom espaço e certo conforto.

Assim, o Frontier passa a ter três versões de acabamento. A versão de entrada XE vem equipada de série com rodas de alumínio, travas e retrovisores elétricos e imobilizador do motor. Como opcionais, pode ser equipada com ar-condicionado, freios com sistema antitravamento (ABS), bolsas infláveis para motorista e passageiro e controle elétrico dos vidros. Externamente se diferencia das demais pela grade na cor do veículo e pelo pára-choque traseiro na cor preta.

A SE é basicamente uma XE com todos os opcionais e alguns detalhes externos para diferenciação. Traz os itens disponíveis para a XE, mais rádio com entrada para toca-MP3 e alarme. Por fora ganha pára-choque traseiro cromado. Não tem opcionais de fabrica, mas alguns acessórios para ser instalados no pós-venda. Ambas são equipadas com o motor turbodiesel de quatro cilindros e 2,5 litros, com 16 válvulas, que rende potência de 144 cv e torque de 36,3 m.kgf. Essa unidade, moderna, traz sistema de injeção eletrônica de duto único, turbina de geometria variável com refrigeração a óleo e resfriador de ar. Essas versões podem vir com tração 4x2 ou 4x4, sempre com câmbio manual de seis marchas.

Como topo de linha, o Frontier tem a opção LE, oferecido somente com tração 4X4 e que tem basicamente o mesmo pacote do SEL importado da Tailândia. Traz grade, retrovisores e pára-choque traseiro cromados, faróis de neblina, estribos e rack no teto com capacidade de 56 kg — exclusividade do picape brasileiro que exigiu um reforço na estrutura. A Nissan informa que foram adicionados alguns pontos de solda na carroceria e no chassi da versão nacional.

Internamente, a versão vem com bolsas infláveis frontais, vidros/travas/espelhos elétricos, sistema de áudio e alarme. E pode vir equipada com bancos revestidos em couro (assim como o volante e o pomo de câmbio), faróis de xenônio, disqueteira de 6 CDs, retrovisor interno fotocrômico com bússola digital integrada e novo sistema de amarração de carga, chamado Carga Channel, que consiste em um par de trilhos nas laterais da caçamba com pontos de fixação deslizantes.

Exclusivo dessa versão é o motor com maiores potência (172 cv) e torque (41,1 m.kgf), conseguidos com diferente calibração no sistema de gerenciamento do motor, pressão maior do turbo e sistema de refrigeração suplementar da turbina, com óleo e água. As demais características se mantêm. Outra exclusividade dessa versão é o câmbio automático de cinco marchas em alternativa ao manual de seis. A Nissan lamentavelmente não divulga desempenho, mas dados do exterior apontam velocidade máxima de 170 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos para esta versão com caixa manual. Continua

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Data de publicação: 16/9/08

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