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Conhecido do L200 Triton, o motor turbodiesel de 3,2 litros e 165 cv traz bom desempenho ao Dakar e tem funcionamento bastante silencioso

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O interior bem-acabado inclui comandos no volante, mostrador de LCD para diversas informações (abaixo) e um grande espaço para bagagem

O painel e os instrumentos são bem desenhados e todos os comandos estão à mão. No alto da parte central do painel, um mostrador traz bússola digital e indicações como altitude, pressão atmosférica, temperatura externa e informações de áudio. Os itens de conveniência incluem ar-condicionado automático, computador de bordo com 11 funções, sensor de estacionamento na traseira e sistema de áudio com amplificador de 420 watts, função MP3 e viva-voz Bluetooth. O porta-malas tem capacidade para 115 litros com lotação completa de sete pessoas, 1.160 com cinco pessoas e até 1.920 litros com duas pessoas e os bancos traseiros rebatidos. Bolsas infláveis frontais e freios com sistema ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da frenagem) também são de série.

O único motor oferecido no Dakar, ao menos por enquanto, é o turbodiesel de 3,2 litros, quatro cilindros e 16 válvulas já usado no Triton, que desenvolve potência de 165 cv e torque máximo de 38,1 m.kgf. Funciona como uma pluma em baixas rotações e vira bicho quando acoplado à caixa de redução. Além de potente, também é econômico pelos dados do fabricante: a 100 km/h faz 12,5 km/l, e a 120 km/h, 11,2 km/l. Em percursos urbanos a média declarada é de 8,3 km/l.

Com um Dakar de câmbio automático de quatro marchas, o Best Cars rodou cerca de 50 quilômetros por trilhas, estradas de terra, asfalto sinuoso e até um pequeno trecho de rocha pura, no alto da montanha, com inclinações de arrepiar. Ao volante, duas boas sensações se destacam: o baixíssimo nível de ruído interno, tanto do motor quando das suspensões, e o primoroso comportamento das suspensões. Firmes sem ser duras na terra, macias sem ser moles no asfalto, seguem conceitos tradicionais na dianteira (independente por braços sobrepostos) e na traseira (eixo rígido, com molas helicoidais em ambos os casos). A direção com assistência hidráulica é eficiente e o diâmetro de giro de 11,2 metros facilita tanto as manobras urbanas quanto aquelas em trilhas estreitas.

O teste nem foi tão exigente assim. Pelo contrário, a bordo do Pajero Dakar as trilhas e estradas de terra constituíram agradável passeio. Não havia oportunidade para grandes obstáculos de fora-de-estrada pesado, mas se pode esperar bom comportamento do veículo nessas condições. Sua carroceria fixada sobre chassi — método em desuso nos utilitários urbanos, mas ainda bem cotado nos 4x4 mais sérios — está mais resistente às torções e tem ângulo de ataque (ou entrada) de 36° e de saída de 25°. A capacidade máxima de subida é 35° e de inclinação lateral até 45°. Na prática, isso significa que ele pode entrar em e sair de obstáculos relativamente altos sem raspar a frente ou a traseira no chão e, se tiver aderência, enfrentar subidas de dar medo.

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Ficha técnica
MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 98,5 x 105 mm. Cilindrada: 3.200 cm3. Taxa de compressão: 17:1. Injeção eletrônica direta de duto único. Potência máxima: 165 cv a 3.800 rpm. Torque máximo: 38,1 m.kgf a 2.000 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas ou automático, 4 marchas; tração traseira ou integral temporária.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11,2 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira, eixo rígido.
RODAS - 17 pol; pneus, 265/65 R 17.
DIMENSÕES - comprimento, 4,695 m; largura, 1,815 m; altura, 1,84 m (com barras de teto); entre-eixos, 2,8 m; capacidade do tanque, 70 l; porta-malas, 115 l (7 lugares), 1.160 l (5 lugares) e 1.920 l (2 lugares); peso, ND.
DESEMPENHO - ND.
CONSUMO - em cidade, 8,3 km/l; a 100 km/h constantes, 12,5 km/l; em estrada, ND.
Dados do fabricante; ND = não disponível

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