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Estrela da linha, mas não disponível para avaliação, o Cooper S usa turbo e injeção direta no motor 1,6 para chegar a 175 cv e 24,5 m.kgf

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No interior criativo até nos revestimentos, o destaque é o velocímetro enorme em posição central; note também os comandos do console

Há ainda uma peculiaridade no sistema de montagem do turbo: é acoplado a dois pares de dutos de escapamento, em vez de um único com as quatro saídas. Isso faz com que a contrapressão dos gases em baixas rotações seja menor e, com isso, aumente a eficiência do turbo, com respostas mais rápidas do sistema. Todo esse equipamento faz com que o motor produza potência especifica de quase 110 cv/litro.

As versões   Externamente, as diferenças entre as versões do Mini são consideráveis. O Cooper é muito bem-acabado, mas tem detalhes que o deixam mais pacato. Sua grade frontal é toda cromada, assim como as molduras dos faróis principais e de neblina. No S a grade tem aspecto mais esportivo, em forma de colméia, e há uma falsa entrada de ar no capô — antes usada na versão com compressor, mas hoje apenas decorativa.

De lado, o Cooper S tem a tampa do bocal de combustível imitando o bocal de engate rápido de carros de competição. O detalhe do paralama que abriga os repetidores laterais das luzes de direção no Cooper é preto, ao passo que no S é uma peça cromada com a inscrição S em vermelho. Na porção traseira as diferenças estão no pára-choque, mais envolvente no S, além das luzes de neblina duplas nestas versões e única central no Cooper. Isso ocorre porque a saída de escapamento do S é dupla e no centro; no Cooper é única no lado direito.

A Clubman traz todo o pacote de aparência do S, já que vem na mesma versão, mas traz carroceria 24 centímetros mais longa (sendo 8 cm entre eixos) e uma porta lateral traseira do lado direito, cuja abertura para trás só pode ser acionada quando a porta dianteira já estiver aberta. Além disso, em vez da tampa traseira que se ergue no hatch para acesso ao diminuto compartimento de bagagem (160 litros), há duas portas com abertura para os lados e o espaço cresce para 260 litros. O interior, porém, continua com quatro lugares (há só dois cintos atrás) a menos que se peça a opção de cinco. Internamente as diferenças são mais sutis. No Cooper não há os pedais cromados do S e da Clubman, que também têm detalhes das portas mais elaboradas. No mais, mesmo o Mini de entrada já traz uma sensação de carro esportivo e requintado.

As características do desenho do Mini original estão em todos os cantos do carro. Os faróis têm a mesma identidade, assim como o formato da carroceria, em que a frente é bem pronunciada e a cabine é praticamente um quadrado. O Cx do Cooper é razoável, 0,33, mas no S passa a 0,36 pelos pneus mais largos e a tomada de ar. No interior também estão soluções de tempos passados, notadamente o velocímetro no centro do painel, que na reedição ganhou como companheiro o contagiros na coluna de direção com um visor digital sobre as demais informações do carro. Dentro do velocímetro estão alguns dos comandos do sistema de áudio. Nota-se cuidado com os detalhes, como os botões cromados no painel que comandam vidros e travas e lembram os comandos de aeronaves. O volante traz botões do controlador de velocidade e a partida do motor é por botão.

É excelente a posição de dirigir, mas não se espere muito espaço no banco traseiro ou conforto no acesso até ali. E os dianteiros, após dobrados, deveriam voltar à posição original de ajuste, o que não acontece. Mas o Mini é sempre muito bem-equipado: sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica nos freios, seis bolsas infláveis (frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade e rodas de alumínio de 16 pol com pneus 195/55 que podem rodar mesmo furados (não há estepe). Continua

Teto solar com parte móvel e parte fixa, banco traseiro de apenas dois lugares, portamalas reduzido (160 litros) e o grande velocímetro com comandos de áudio embaixo Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
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