Saiba como anunciar
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Viagens muito velozes são o objetivo do S63, que convida a dispensar o confortável banco traseiro e assumir o controle dos 525 cv do motor

Essa versão sai a US$ 235 mil ou R$ 383 mil, preço também muito atraente diante dos R$ 537 mil do BMW M5 e dos R$ 539 mil do Audi S6 sedã. Neste grupo todos têm quatro portas e alto grau de conforto, mas a Mercedes permanece em vantagem em potência, pois são 507 cv no BMW e "apenas" 420 no Audi, apesar dos dois cilindros a mais (ambos são V10).

E quanto ao enorme S63? Mesmo que se trate da versão de menor distância entre eixos das duas disponíveis, 5,20 metros de comprimento e 2.595 kg de peso são o bastante para impor respeito, se não para intimidar, quando se tem pela frente um circuito travado como aquele. Mas o motorista logo adquire confiança no sedãzão, dotado de rodas de 19 pol e recursos avançados como o controle de rolagem ABC, que permite mínima inclinação da carroceria em curvas, acelerações e frenagens.

Impressiona ver tamanha massa contornando curvas tão rápido, enquanto os apoios laterais dos bancos inflam e desinflam para reter o corpo. Na reta, levá-lo a quase 200 km/h com o motor cheio é puro êxtase. Dá para se sentir por alguns segundos numa autobahn alemã, "despachando" o tráfego como que dizendo "este executivo tem muita pressa". Uma nota: chegando ao limitador de giros antes de comandar as trocas manuais, os escapamentos emitem um grave e espaçado bo-bo-bo-bo que é delicioso de ouvir. Seria mesmo um desperdício seu proprietário passar todo o tempo no banco traseiro, desfrutando os monitores individuais de DVD ou o ajuste elétrico dos bancos. Jarbas, não precisa mais vir. Agora quem dirige sou eu...

Outros requintes técnicos do S63 são o Distronic Plus, controlador de velocidade ativo que mantém distância segura do carro à frente, e o Pre-Safe (também presente no E63), que detecta a iminência de uma colisão e prepara o automóvel — fechando o teto solar e tensionando os cintos, por exemplo. Ao preço de US$ 302 mil ou R$ 492,2 mil, não tem competidor direto no Brasil, pois a Audi não traz o S8 (com um V10 de 450 cv) e a BMW ainda não produz um M7. Os mais potentes sedãs desse porte nas marcas rivais, o A8 e o 760 com motores de 12 cilindros e 6,0 litros, ficam ao redor de 450 cv, mas não são esportivos. Nessa faixa a Mercedes tem o S 600 L, com o V12 de 5,5 litros, dois turbos e 517 cv.

Os três sedãs avaliados são apenas uma fração da ampla família AMG, que conta com 14 opções no mercado nacional — incluindo variações do sedã CLS, do cupê CL e do utilitário esporte ML, além de modelos com motor V12 de 6,0 litros e 612 cv. Esse braço esportivo da Mercedes produziu menos de 20 mil unidades no ano passado, dentro de 1,17 milhão de carros da marca, e já vendeu por aqui 116 unidades este ano até maio, 34 a mais que no ano passado inteiro. A julgar pelo que experimentamos em Vinhedo, seu potencial é para muito mais.

Ficha técnica
    C63 AMG E63 AMG S63 AMG
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro duplo nos cabeçotes, 4
Diâmetro e curso 102,2 x 94,6 mm
Cilindrada 6.208 cm3
Taxa de compressão 11,3:1
Potência máxima 457 cv a 6.800 rpm 514 cv a 6.800 rpm 525 cv a 6.800 rpm
Torque máximo 61,2 m.kgf a 5.000 rpm 64,2 m.kgf a 5.200 rpm
Alimentação injeção multiponto seqüencial
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração automático / 7 / traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado
Antitravamento (ABS) sim
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
Diâmetro de giro 11,7 m 11,4 m 12,2 m
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson independente, braços sobrepostos
Traseira independente, multibraço
RODAS
Rodas dianteiras e traseiras 8 x 18 pol / 9 x 18 pol 8,5 x 18 pol / 9 x 18 pol 8,5 x 19 pol / 9,5 x 19 pol
Pneus dianteiros e traseiros 235/40 R 18 /
255/35 R 18
245/40 R 18 /
265/35 R 18
255/40 R 19 /
275/40 R 19
DIMENSÕES
Comprimento e largura 4,726 m / 1,795 m 4,881 m / 1,822 m 5,206 m / 1,872 m
Altura e entreeixos 1,439 m / 2,765 m 1,465 m / 2,854 m 1,473 m / 3,165 m
Capacidade do tanque e porta-malas 66 l / 475 l 80 l / 540 l 90 l / 560 l
Peso 1.730 kg 1.840 kg 2.595 kg
DESEMPENHO E CONSUMO
Velocidade máxima 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 4,5 s 4,6 s
Consumo médio cidade/estrada* 7,4 km/l 7,0 km/l 6,7 km/l
Dados do fabricante; ND = não disponível; *padrão europeu com gasolina sem álcool

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade