Criativo de corpo e alma

Clique para ampliar a imagem

O Soul, que chega ao Brasil como a missão de revigorar a
Kia no País, agrada no desenho mas tem pontos a melhorar

Texto: Gino Brasil - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Retilíneo, mas com arestas arredondadas, o estilo do Soul transmite grande solidez e parece apto a contribuir para seu sucesso no mercado

Dez ou quinze anos atrás, os conceitos de desenho de um carro eram outros. Imperava a forma de gota, com objetivos aerodinâmicos, e dificilmente um modelo com formas retilíneas, que chegasse a lembrar um utilitário de entrega, poderia ser considerado bonito, moderno ou de vanguarda. Mas o tempo passa e os conceitos mudam. O que era atraente já não parece tanto e o que causava rejeição pode estar na moda. Com o Kia Soul nota-se bem essa mudança de gostos e padrões do desenho de automóveis, que cada vez mais se dedica a misturar conceitos em busca de oferecer algo inédito.

Anunciado como um "crossover urbano", pois é um hatch cinco-portas com certo ar de utilitário esporte, o Soul representa para a marca sul-coreana uma nova identidade de estilo. E parece que a marca começou bem. A princípio, o carro nada mais é do um caixote, como se fosse um utilitário comercial. Só que esse é um caixote bonito, bem desenhado. Os detalhes que fazem com que o carro seja notado de longe estão por todos os lados e compõem um visual agradável. Segundo o fabricante, no Salão do Automóvel de 2008 as pesquisas indicaram 97% de aceitação de seu desenho. Olhando o carro é de se acreditar mesmo nesse índice.

Externamente o Soul se destaca, na parte frontal, pelos grandes faróis e pela grade, que se repetirá em todos os carros da marca a partir de agora. Na porção lateral chama atenção o formato retilíneo, mas com as arestas aparadas, o que confere um ar agradável. Colaboram para isso a linha de cintura alta e ascendente em direção à traseira do carro, as falsas saídas de ar nos para-lamas dianteiros com a inserção dos indicadores de direção e as belas rodas, que no Brasil podem ter aro de 16 ou 18 pol, sem opção intermediária. A parte traseira, que a princípio parece sem muita inspiração, também tem detalhes que a tornam interessante. O desenho das lanternas é bonito, com sua colocação em local elevado, e as linhas retas da tampa conferem charme a essa porção do carro.

Internamente, mais detalhes interessantes. O porta-luvas e o porta-objetos da parte superior do painel têm o interior vermelho. Seu sistema de áudio é de primeira linha, com toca-CDs/MP3 e entrada para mídia externa. Os instrumentos estão bem localizados e o revestimento do painel é de plástico emborrachado, semelhante ao do Fit, o que confere um aspecto agradável. O painel das portas também usa esse material, mas não em toda sua área. Onde ele não está é usado um plástico pobre, que contrasta muito com o restante do interior. O tecido usado nos bancos, por outro lado, é bonito e interessante. Ele traz o nome do carro e, segundo a Kia, sua luminescência faz o logotipo brilhar no escuro. Não vimos isso acontecer e nos parece que seja algo dispensável, mas o desenho e a textura do tecido são válidos e se integram bem à proposta. Os bancos são confortáveis, com excelente apoio para as pernas e encosto com bons apoios laterais. Poderia haver ajuste do volante em distância, porém.

A Kia traz o Soul em versão única, sempre com o mesmo motor, mas em três configurações de opcionais. Todas são equipadas com bolsas infláveis frontais e o sistema de áudio citado. O carro básico custa R$ 51.490 e traz também itens de praxe como ar-condicionado, controle elétrico dos vidros, travas e retrovisores, sendo a função um-toque somente para o motorista. As rodas de alumínio são de 16 pol e o câmbio é manual de cinco marchas. Continua

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Como já aconteceu com o Picanto, cores alegres e diferenciadas também são oferecidas para o Soul; resta saber como o mercado vai reagir a elas

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 28/7/09

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados