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Como no CR-Z, as baterias alimentam um pequeno motor elétrico, que pode mover o carro por instantes; o câmbio é CVT, de variação contínua

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O bem-acabado interior do Insight lembra o do Civic no todo e também em detalhes como o painel, com o velocímetro visto acima do volante

No Insight a proposta é outra: eficiência, economia e baixas emissões em um cinco-portas confortável, sem abrir mão de bom desempenho

Para entender como isso funciona, basta usar uma seringa de injeção (sem agulha!). Cubra o buraco da agulha e empurre o êmbolo: ele comprime-se até encontrar uma resistência e depois tenta voltar. Esse princípio faz mover o virabrequim, mesmo sem que o carro esteja rodando.

Dos demais aspectos do CR-Z vale destacar o belo desenho — inspirado de certa forma no CRX dos anos 80, um cupê compacto derivado do Civic —, mas que exige atenção por causa dos vários pontos-cegos. Como habitual em esportivos, as colunas traseiras são largas; por outro lado, a solução de um complemento vertical ao vidro de trás é válida. Ele é oferecido com câmbio manual de seis marchas e com um automático por variação contínua (CVT). A versão de topo traz itens como seis bolsas infláveis (frontais, laterais e cortinas), controle de estabilidade, ar-condicionado automático, teto envidraçado, faróis de xenônio e sistema de áudio com falante de subgraves.

Desafio da emissão zero   Depois foi a vez do Insight. Este hatch médio já não mostra temperamento esportivo, com motor de 1,35 litro dotado de comando variável iVTEC, oito válvulas e caixa CVT, que pode simular seis marchas em modo de trocas manuais por meio de "borboletas" no volante. Ponto a se destacar é a rapidez nas trocas desse sistema, mesmo nas reduções. Embora a potência seja modesta, 99 cv, o torque quase empata o do CR-Z (17 m.kgf) e também aparece desde 1.000 rpm.

No Insight a curiosidade maior era vencer o desafio da emissão zero. De acordo com quanto o motorista usa do curso do acelerador, da inclinação do terreno e da velocidade, pode-se rodar com o motor a combustão desligado por alguns segundos. É muito difícil, mas conseguimos algumas vezes, com a velocidade entre 30 e 40 km/h. Os vários gráficos do painel mostram quando o motor a combustão parou de funcionar.

Ao manter velocidades de cruzeiro, como entre 100 e 120 km/h, o motor elétrico desliga e apenas a unidade a combustão passa a funcionar, pois é uma condição na qual o motor a gasolina consome pouco. Mas basta o motorista afundar o pé no acelerador para o elétrico voltar a funcionar e dar sua contribuição ao desempenho. Esse sistema funciona em dois modos de direção: Econ, mais econômico, em que o carro fica um pouco mais "comportado" e o motor a combustão perde o equivalente a 4% de potência; e Normal.

Chamam atenção os pneus estreitos e altos para o padrão atual, para promover menos arrasto por atrito e reduzir o esforço do motor, o que não impede o Insight de fazer boas curvas. O interior tem acabamento cuidadoso e bom espaço. No painel, cuja disposição lembra a do Civic pelo velocímetro digital visto por cima do volante, um instrumento à esquerda aponta se o motor elétrico está fornecendo potência (asst) ou se as baterias estão sendo recarregadas pelos freios regenerativos (chrg),

Como a vida é como uma bateria — tem sempre o lado positivo e o negativo —, o sistema híbrido da Honda ainda tem nas baterias o maior custo, que representa cerca de 30% do valor total do carro. Leva alguns anos para o maior preço se compensar pela economia de combustível, mas há sempre a satisfação de contribuir para menores emissões de CO2, o gás que muitos alegam colaborar para o aquecimento do planeta.

Ficha técnica
    CR-Z Insight
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 4 no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 73 x 89 mm 73 x 80 mm
Cilindrada 1.497 cm3 1.339 cm3
Taxa de compressão 10,4:1 10,8:1
Potência máxima 124 cv a 6.000 rpm* 99 cv a 5.800 rpm*
Torque máximo 17,7 m.kgf a 1.000 rpm* 17 m.kgf a 1.000 rpm*
Alimentação injeção multiponto sequencial
* inclui o auxílio do motor elétrico
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração manual, 6 / dianteira variação contínua / dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a disco a disco ventilado / a tambor
Antitravamento (ABS) sim
DIREÇÃO
Assistência elétrica
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira eixo de torção
RODAS
Rodas 17 pol 15 pol
Pneus 205/45 R 17 175/65 R 15
DIMENSÕES
Comprimento e largura 4,08 m / 1,74 m 4,37 m / 1,69 m
Altura e entre-eixos 1,39 m / 2,43 m 1,42 m / 2,55 m
Capacidade do tanque e porta-malas 40 l / 710 l* 40 l / 450 l
Peso 1.200 kg 1.240 kg
* com dois lugares em uso
CONSUMO
Em cidade 13,1 km/l 16,9 km/l
Em estrada 15,6 km/l 18,2 km/l
Dados do fabricante; consumo pelos padrões norte-americanos; desempenho não disponível

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