Em cima do muro

Clique para ampliar a imagem

O Honda City que entra no mercado entre o Fit e o Civic agrada
pelo desenho e espaço interno, mas o preço pode ser obstáculo

Texto: Gino Brasil - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Meio metro mais longo que o Fit e sem painéis externos em comum a ele, o City agrada muito aos olhos e tem clara a identidade da Honda

Com a abertura da importação de veículos em 1990, o Honda Civic foi um dos primeiros japoneses a desembarcar por aqui — e se consagrou. A empresa, que só fazia motos no Brasil, instalou uma fábrica no interior de São Paulo, em Sumaré, e começou a produzir o Civic, hoje duas gerações à frente daquela. O mercado respondeu bem e demonstrou que teria espaço para mais produtos da marca. Veio o Fit, outro sucesso de público.

Na esteira desses êxitos, a Honda resolveu atacar em mais uma frente e apresenta agora seu terceiro modelo nacional: o City, um sedã três-volumes derivado do Fit e menor que o Civic, mas com um projeto mais racional que o do sedã maior, caso do maior espaço no porta-malas. Inicialmente programado para ser produzido na fábrica argentina da Honda, o cronograma foi alterado em função da crise mundial que atrapalhou os planos no país vizinho — mas não do lançamento do carro, que teve a produção transferida para a unidade brasileira.

O sedã chega em três versões, todas com o mesmo motor (o flexível de 1,5 litro e 16 válvulas já usado no Fit) e opção entre câmbio manual e automático, ambos de cinco marchas. A versão de entrada, LX manual, começa em R$ 56.210 para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e em R$ 57.455,00 para Norte e Nordeste. Nas três primeiras regiões citadas, o LX automático passa a R$ 60.010, o EX manual custa R$ 61.650 e o automático R$ 65.450, o EXL manual R$ 65.375 e o automático R$ 71.095. A garantia é de três anos sem limite em quilômetros.

O LX conta como equipamentos de série com ar-condicionado, direção assistida elétrica, bolsas infláveis frontais, rodas de alumínio de 15 pol com pneus 175/65, rádio com CD/MP3 e entradas USB e P2 para mídia externa, volante regulável em altura e distância e controle elétrico dos vidros, travas (com comando a distância) e retrovisores. A versão EX já conta com rodas de 16 pol — de desenho muito bonito — com pneus 185/55, freios a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD), ar-condicionado com controle automático de temperatura, controlador de velocidade, retrovisores com luzes indicativas de direção, maçanetas e ponteira do escapamento cromadas e comandos de áudio no volante. A EXL adiciona ao EX o revestimento em couro dos bancos, faróis de neblina e, na versão automática, abas do tipo borboleta no volante para trocas manuais de marcha.

Embora desenvolvido sobre a plataforma do Fit de segunda geração, a Honda insiste em dizer que o City não é um Fit sedã e menos ainda um míni-Civic. Na realidade o carro cumpre os dois papéis — e isso não é demérito nenhum. Os japoneses justificam que a plataforma do City não é igual à do Fit, pois a distância entre eixos é maior em cinco centímetros no caso do três-volumes. No entanto, é sabido que plataformas são modulares e seu projeto original prevê essas alterações, como acontece em vários outros casos na indústria. O comprimento é exato meio metro maior, a largura é a mesma e a altura diminuiu 55 mm em comparação ao hatch. Por outro lado, o carro pode ser considerado um míni-Civic pelo desenho. Suas linhas dianteiras e sobretudo laterais têm clara inspiração no irmão mais velho. Se a traseira difere mais, ainda mantém a identidade da marca. Se a Honda tirasse qualquer identificação do carro, ainda assim seria possível ver seu DNA no City. Continua

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Belas rodas de 16 pol e boa combinação de ângulos entre lanterna e para-choque na traseira, mas os faróis de refletor único não se justificam

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 30/7/09

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados