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Detalhes em cor titânio dão ar mais interessante ao interior do Fiesta Pulse, cujo painel remodelado em 2007 recebeu nova grafia e luz permanente
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O interior do Fly tem aspecto simples; como a outra versão, ganhou novo revestimento, indicador de revisão e alerta para excesso de velocidade
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Estabilidade, espaço interno e a precisão dos comandos permanecem atributos do Fiesta, mas o desempenho da versão 1,0 é insatisfatório

Bancos e portas estão com nova forração em tecido e o porta-objetos do console ficou maior. Ainda no painel, a grafia mudou e surge um alerta programável para excesso de velocidade um aviso sonoro toca quando se ultrapassa o limite ajustado. Outra nova função é o alerta de manutenção programada, que informa quando está na hora da revisão e se foi detectado algum problema no sistema de emissões (o que passará a ser obrigatório em todos os automóveis em breve). As novidades interiores terminam com um novo tecido no teto. No geral, são mudanças que não transformaram radicalmente a linha, mas deram aquela pitada suficiente de atualização para buscar os almejados 13% a mais nas vendas. Como curiosidade, em termos regionais, em São Paulo o Fiesta vendeu mais que o Mille em 2009 e no Rio de Janeiro ultrapassou os números de vendas de Palio e Corsa juntos.

O que faz do Fiesta um veículo bem sucedido é uma combinação de desenho jovial, dirigibilidade e conforto, além da relação custo-benefício interessante. No teste na Argentina foi possível comprovar mais uma vez que, dentro da categoria, ele oferece certo prazer de dirigir com o câmbio de engates muito macios e precisos, embora com curso longo, combinado a uma posição de dirigir confortável e ao espaço interno e de bagagem acima da média da classe. O motor Zetec Rocam flexível de 1,0 e 1,6 litro não tem novidades, pois a pequena queda de potência havia sido feita com discrição já em 2009 para atender a normas de emissões poluentes mais rigorosas. Tem como característica o funcionamento suave e silencioso e, no caso do segundo, um desempenho muito agradável — o que não pode ser dito do 1,0, um tanto fraco para o peso do carro. Os tempos divulgados para a aceleração de 0 a 100 km/h, quase 20 segundos, comprovam a paciência que o motorista precisa ter — e nem por isso terá menor consumo que o do Fiesta 1,6. Não fosse o benefício tributário (menor Imposto sobre Produtos Industrializados, IPI) que leva a menor preço e motiva muitos compradores, essa incoerente versão certamente nem teria existido.

A pergunta menos respondida no evento foi com relação ao novo carro que a Ford pretende lançar no fim de 2010, para concorrer na faixa pouco acima dos pequenos, como a de Fiat Linea e Honda City. Sabe-se que se trata da nova geração do Fiesta (leia segredo), lançada em 2007 na Europa e este ano nos Estados Unidos, que começa a ser produzida no México e de lá será trazida sem Imposto de Importação. A Ford, naturalmente, não confirma. O nome pode ser outro no Brasil, pois ele não é um substituto imediato do atual Fiesta, que continua em linha. Junto do novo EcoSport em 2012 — fabricado em Camaçari, Bahia —, promete um futuro bem agitado para a Ford.

Ficha técnica
    Hatch 1,0 Sedã 1,6
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 68,7 x 67,4 mm 82 x 75,5 mm
Cilindrada 999 cm3 1.598 cm3
Taxa de compressão 12,8:1 12,3:1
Potência máxima (gas./álc.) 69 / 73 cv a 6.000 rpm 101 / 107 cv a 5.500 rpm
Torque máximo (gas.) 8,9 m.kgf a 4.750 rpm 14,5 m.kgf a 4.250 rpm
Torque máximo (álc.) 9,3 m.kgf a 5.000 rpm 15,3 m.kgf a 4.250 rpm
Alimentação injeção multiponto sequencial
CÂMBIO
Marchas e tração 5 / dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a tambor
Antitravamento (ABS) sim (opcional)
DIREÇÃO
Assistência hidráulica (opcional)
Diâmetro de giro ND
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira eixo de torção
RODAS
Rodas 5,5 x 14 pol
Pneus 175/65 R 14
DIMENSÕES
Comprimento 3,935 m 4,227 m
Largura 1,765 m
Altura 1,487 m
Entre-eixos 2,488 m
Capacidade do tanque 54 l
Porta-malas 305 l 487 l
Peso 1.084 kg 1.098 kg
DESEMPENHO E CONSUMO
  gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 146 km/h 165 km/h 170 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 19,8 s 18,6 s 12,5 s 12,0 s
Consumo em cidade 12,0 km/l 8,0 km/l 12,1 km/l 7,6 km/l
Consumo em estrada 15,9 km/l 9,8 km/l 16,4 km/l 10,4 km/l
Dados do fabricante; ND = não disponível

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