

O mesmo painel, mas
diferenciado nos tons de acabamento, na grafia dos instrumentos e no
porta-objetos no topo que equipa apenas o Linea
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Equipamentos
de série e
opcionais |
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Punto |
Linea |
Ajuste de altura dos
bancos mot./pas. |
S/ND |
S/ND |
Ajuste de apoio
lombar mot./pas. |
ND |
ND |
Ajuste do volante em
altura/distância |
S/S |
S/S |
Ajuste elétrico dos
retrovisores |
S |
S |
Alarme
antifurto/controle a distância |
S/S |
S/S |
Aquecimento |
S |
S |
Ar-condicionado/controle automático |
S/S |
S/S |
Bancos/volante
revestidos em couro |
ND/S |
O/S |
Bolsa inflável
mot./pas. |
S/S |
S/S |
Bolsas infláveis laterais/cortinas |
O/O |
O/O |
Câmbio automático |
ND |
ND |
Comando
interno do porta-malas |
S |
S |
Computador de
bordo |
S |
S |
Conta-giros |
S |
S |
Controlador
automático de velocidade |
S |
S |
Controle de
tração/estabilidade |
ND |
ND |
Controle elétrico dos
vidros diant./tras. |
S/S |
S/S |
Controles de áudio no
volante |
S |
S |
Direção
assistida |
S |
S |
Faróis de
neblina |
S |
S |
Freios
antitravamento (ABS) |
S |
S |
Imobilizador
eletrônico |
S |
S |
Limpador/lavador do vidro
traseiro |
S/S |
ND |
Luz traseira
de neblina |
ND |
ND |
Rádio com toca-CDs/MP3 |
S/S |
S/S |
Relógio |
S |
S |
Repetidores
laterais das luzes de direção |
ND |
S |
Rodas de alumínio |
S |
S |
Terceira luz
de freio |
S |
S |
Teto solar/comando elétrico |
O/O |
ND |
Travamento
central das portas |
S |
S |
Vidros verdes |
S |
S |
Convenções: S =
de série; O = opcional; ND = não disponível;
NA = não-aplicável |
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Limitação mais grave, no entanto, é que o endereço deve ser digitado,
letra a letra, por teclas para cima e para baixo que percorrem o
alfabeto. Seleciona-se a primeira letra a partir do A, a segunda e assim
por diante, em um ritual trabalhoso que deveria ser revisto — ainda que
o sistema mostre apenas as letras de uso possível para as vias de cada
cidade. Além disso, a inserção só pode ser feita pelo motorista e por
isso não funciona com o carro em movimento, ao contrário dos aparelhos
portáteis, que podem ser usados pelo passageiro. Ainda, o pendrive com
mapas mantém ocupada a única porta USB disponível e impede a inserção de
outro arquivo de música, a não ser que elas sejam colocadas no espaço
vago do pendrive do próprio navegador.
Há bons detalhes internos comuns aos "irmãos", como controle elétrico
dos vidros completo (função um-toque,
sensor antiesmagamento,
temporizador, abertura e fechamento a
distância ao comando da chave), opção de acionamento automático dos
faróis e do limpador de para-brisa, alerta programável para excesso de
velocidade, controle automático de temperatura do ar-condicionado,
computador de bordo com duas medições,
controlador de velocidade, configurador
de funções, um bom comutador de farol alto/baixo (só de puxar e com
batente definido, que evita passar ao alto quando se quer apenas
relampejar), para-brisa com faixa degradê, apoio de braço central e três
encosto de cabeça no banco traseiro, amplos retrovisores
convexos, porta-óculos de teto, vidros
verdes mais escuros da coluna central para trás e
sensor de estacionamento na traseira.
Alguns pontos merecem correção: faltam luz traseira de neblina, ajuste
elétrico do facho dos faróis (itens obrigatórios na Europa e eliminados
no Brasil) e interruptor central para destravar as portas (é preciso
puxar a maçaneta, o que pode abri-la quando o objetivo é só permitir o
acesso de alguém por outra porta). O porta-luvas é diminuto, a ponto de
mal caber o estojo com manual, e a visibilidade para frente sofre
interferência das colunas duplicadas, que no lado esquerdo formam um
bloco largo — no direito o ângulo ainda permite ver pela pequena janela
triangular, o que atenua o problema.
O Punto deveria trazer repetidores laterais das luzes de direção, cinto
de três pontos para o passageiro central do banco traseiro, luz de
cortesia na parte de trás, iluminação nos espelhos dos para-sóis e
faróis de duplo refletor, e o Linea,
opção de teto solar (no hatch está disponível um modelo amplo em que a
seção dianteira abre e a traseira é fixa, mas não equipava o carro
avaliado). Se a dotação de segurança passiva
de ambos pode se tornar das melhores dos carros nacionais, com a seleção
de opções como cortinas infláveis e encostos
de cabeça dianteiros ativos, em
segurança ativa seria bem-vindo a ambos o
controle de estabilidade.
Esses modelos da Fiat não se destacam pelo espaço interno e isso se
percebe já na frente, com a excessiva intrusão da parte central do
painel junto ao joelho esquerdo do passageiro — chega a preocupar no
evento de uma colisão. No banco traseiro o Linea oferece melhor
acomodação para pernas, pelos 9 cm adicionais na distância entre eixos,
mas ainda é muito modesto em altura e largura, talvez mais que qualquer
concorrente do segmento médio. Nota-se que a largura externa quatro
centímetros maior que a do Punto não se repete no interior, que é típico
de carro pequeno. No hatch, prejudicado pelos bancos dianteiros mais
volumosos da versão, chega a ser incômodo levar mais que duas crianças
atrás.
O porta-malas do Linea é muito amplo (500 litros) e o do Punto adequado
a sua categoria (280; nos dois casos a capacidade não considera a perda
com a caixa de subgraves), com banco traseiro rebatível e dividido em
60:40 nos dois casos, mas o acesso poderia ser melhor em ambos, pois a
base é alta no hatch e estreita no sedã.
Continua |