No meio da turbulência

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Enquanto a concorrência se renova, a Fiat reformula o visual externo
e interno e aplica poucas evoluções técnicas à linha 2013 do Punto

Texto: Fabrício Samahá e Paulo de Araújo - Fotos: divulgação

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Frente reestilizada como a do Evo italiano, lanternas traseiras com leds e novo painel vêm desde o Punto Attractive, agora com motor Fire Evo

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O Essence mantém o motor de 1,6 litro e oferece câmbio Dualogic entre os muitos opcionais; até o logotipo mudou, perdendo o "senhor Ponto"

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Novos instrumentos, difusores de ar e seção central do painel, que usa diferentes cores conforme a versão (bege no Essence com kit Emotion)

Lançado há cinco anos, o Fiat Punto brasileiro — correspondente ao Grande Punto que a Fiat italiana apresentara em 2005 — foi um daqueles casos de desenhos tão bem-sucedidos que atravessaram o tempo sem aparentar a idade. Na Europa havia surgido já em 2009 uma nova interpretação para o estilo do estúdio ItalDesign de Giugiaro, chamada de Punto Evo, que conviveu com o modelo original. É essa versão que a Fiat agora adota no Brasil como o Punto 2013, que traz ainda uma reformulação do painel e pequenas alterações de ordem técnica.

Foram mantidas as versões Attractive, com motor Fire de 1,4 litro, ao preço sugerido de R$ 38.570; Essence, com o E-Torq de 1,6 litro e 16 válvulas, que sai a R$ 41.750 com câmbio manual e R$ 44. 140 com o automatizado Dualogic; Sporting, com o E-Torq de 1,75 litro e 16 válvulas, por R$ 46.400 com manual e R$ 48.770 com Dualogic; e TJet, que usa motor turbo de 1,4 litro e 16 válvulas e câmbio manual, a R$ 55.740. Toda a linha passa a vir com bolsas infláveis frontais e freios com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de força entre os eixos (EBD) de série (confira os equipamentos e opcionais).

Alterar um bom desenho nunca é fácil e o novo Punto exemplifica bem essa dificuldade: a reação inicial dos leitores do Best Cars parece ter sido pouco favorável. A grande mudança está na frente, com um amplo elemento central que engloba grade, a faixa de colocação da placa der licença, tomada de ar inferior, luzes de direção e faróis de neblina. A peça vem em preto fosco nas versões Attractive e TJet e brilhante nas demais. O emblema da Fiat, antes na grade, agora vem em uma faixa cromada (cinza no TJet) que lembra os "bigodes" do 500, servindo como elemento de identificação da marca. Embora novos, os faróis continuam sem duplo refletor.

Na vista traseira, um elemento no para-choque como o da frente é o que mais chama atenção, mas há também lanternas redesenhadas (de mesmo formato) com uso de leds nas luzes de posição em vez de lâmpadas. Na quinta porta, o emblema da Fiat passa a servir para abertura (basta empurrar) e não há mais furo para inserção de chave. Muda também o logotipo do carro, com um ponto estilizado na letra "T" (em preto, mas vermelho para Sporting e TJet) e não mais o "senhor Ponto" que compunha a letra inicial e sugeria um motorista de braços esticados. Além de alterar rodas e calotas, a fábrica aplicou frisos de proteção nas portas — que o brasileiro reivindica, mas chegam na contramão das tendências de estilo.

No interior, o alvo da reestilização foi o painel de instrumentos. Refeito por inteiro, ele traz mostradores maiores, difusores de ar circulares (antes retangulares) nas laterais e seção central com elementos mais separados. Perdeu-se a oportunidade de estreitar um pouco essa região para eliminar o desconforto — e até risco em caso de colisão — ao passageiro de ter uma parte do painel junto a seu joelho esquerdo.

Surgiu um porta-objetos no topo do painel e uma ampla área agora vem em diferentes padrões de cores, conforme a versão: azul na Attractive, cinza na Essence, bege na mesma versão com Kit Emotion, preto no Sporting e variável conforme a cor externa no TJet. Também são novos os painéis de porta, iluminação de instrumentos e comandos em branco, guia de luz no painel e nas maçanetas, alavanca para o câmbio Dualogic, rede porta-objetos no console central e o rádio CD/MP3 com porta USB. Curioso ter sido mantido o volante — embora ótimo —, já que é um dos itens de substituição mais comum nesses casos.

À parte as novidades de aparência, há poucas em termos de funções. Uma delas, restrita à versão TJet, é o seletor DNA, sigla para seus três programas de uso (Dinâmico, Normal e Autonomia). O primeiro faz com que o acelerador tenha atuação mais rápida, no sentido de aumentar a abertura da borboleta com a mesma posição de pedal para um comportamento mais ágil. Ele também aciona as indicações de momento ideal de troca para marcha superior, com fins de desempenho, e da atuação da turbina em barras. Se o modo Normal segue os parâmetros usuais, a seleção Autonomia faz aparecerem indicações para subir e para reduzir marchas, com o objetivo de economia de combustível, e uma escala progressiva de consumo instantâneo.

Condução eficiente é também o objetivo do Eco:Drive, sistema já presente no Fiat 500. Vinculado ao opcional Blue&Me, ele analisa as rotas percorridas pelo motorista, coletando inúmeras informações, e pode transmitir dados sobre emissões e eficiência a um pendrive ou celular com tecnologia Android acoplado à entrada USB no painel. Depois, as informações são lidas em um computador com infográficos detalhados sobre desempenho do carro, nível de emissões, a redução obtida em consumo (em litros e em reais) e a de gás carbônico (CO2).

De resto, o Punto passa a indicar a proximidade de obstáculos na traseira (caso tenha sensores de estacionamento, opcionais) em um gráfico no quadro de instrumentos, ao lado do sinal sonoro, e a acionar o pisca-alerta em caso de frenagens intensas, com desaceleração maior que 7 m/s² e velocidade igual ou maior que 50 km/h. A função permanece ativa até que a desaceleração atinja 2,5 m/s².

Equipamentos e opcionais
O conteúdo de série do Punto Attractive inclui bolsas infláveis, freios com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de força entre os eixos (EBD), controle elétrico dos vidros dianteiros com função um-toque e das travas, direção assistida, banco do motorista e volante com regulagem de altura, abertura interna da tampa do tanque de combustível, computador de bordo e configuração de funções.

Seus opcionais passam por ar-condicionado, controle elétrico dos vidros traseiros e retrovisores, faróis de neblina, alarme antifurto, rodas de alumínio de 15 pol, chave-canivete com comando de travas e rádio/toca-CDs com MP3, interface Bluetooth para telefone celular e entrada USB.

O Essence adiciona aos itens de série do Attractive ar-condicionado, chave-canivete com travamento, faróis de neblina, computador de bordo com duas medições e ajuste elétrico de retrovisores. No caso do câmbio Dualogic, vem ainda com controlador de velocidade.

Seus opcionais: teto solar, sensores de estacionamento na traseira, revestimento dos bancos em couro, faróis e limpador de para-brisa automáticos, volante de couro com comando de rádio, controle elétrico dos vidros traseiros, banco posterior bipartido, apoios de braço centrais à frente e atrás, alarme, rádio com Bluetooth, rodas de 16 pol e, no caso do Dualogic, comandos de câmbio tipo borboleta no volante.
Sobre os equipamentos do Essence, o Punto Sporting acrescenta rádio (sem Bluetooth), rodas de 16 pol, volante de couro com comandos de áudio, saias laterais, defletor na tampa traseira, pedais esportivos, cintos de segurança na cor vermelha e ponteira de escapamento com saída dupla cromada.

Suas opções passam por bolsas infláveis laterais e do tipo cortina, ar-condicionado automático, alarme, controle elétrico dos vidros traseiros, teto solar, banco bipartido, Bluetooth, sensores de estacionamento, faróis e limpador de para-brisa automáticos, controlador de velocidade (para câmbio manual), bancos de couro e comandos de câmbio no volante (para Dualogic).

E o TJet adiciona aos itens do Sporting rodas de 17 pol, bancos esportivos, controle elétrico dos vidros traseiros, banco bipartido, controlador de velocidade, Bluetooth, volante de couro com comandos de áudio, sensores de estacionamento, seletor DNA e sistema de áudio com alto-falante de subgraves. Os opcionais são ar-condicionado automático, alarme, teto solar, faróis e limpador automáticos, retrovisor interno fotocrômico, navegador por GPS e as bolsas laterais e de cortina.

A garantia do Punto permanece de um ano sem limite de quilometragem.

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Data de publicação: 23/7/12

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